Correção de Redação Enem

Os efeitos da regulamentação da lei antifumo no Brasil Stoodi

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema "Os efeitos da regulamentação da lei antifumo no Brasil", apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa do seu ponto de vista.

TEXTO I
A Lei Antifumo no estado de São Paulo completa dez anos em maio e mostra queda no número de fumantes na capital paulista. Nos primeiros oito anos da lei, segundo o Ministério da Saúde, os consumidores de cigarro na cidade diminuíram em cerca de 300 mil pessoas.
Em 2009, 18,8% dos 11 milhões de paulistanos eram fumantes, por volta de 2 milhões de pessoas. Já em 2017, o percentual de consumidores de cigarro entre os 12,2 milhões de pessoas da capital caiu para 14,2%, cerca de 1,7 milhão de pessoas.
[...]
São Paulo acabou virando exemplo para o país todo. Dois anos depois, em 2011, uma nova lei federal unificou a legislação em todo o Brasil, com um pouco mais de restrições, como não poder fumar debaixo de toldos. A legislação foi regulamentada em 2014.
(Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2019/05/28/lei-antifumo-completa-dez-anos-e-reduz-numero-de-fumantes-em-sp.ghtml - Acesso em 29 jul. 2019).

TEXTO II
Aprovada em 2011, mas regulamentada em 2014, a Lei 12.546 proíbe o ato de fumar cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilés e outros produtos em locais de uso coletivo, públicos ou privados, como halls e corredores de condomínios, restaurantes e clubes – mesmo que o ambiente esteja parcialmente fechado por uma parede, divisória, teto ou toldo.
Em caso de desrespeito à norma, os estabelecimentos comerciais podem ser multados e até perder a licença de funcionamento.
(Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-12/lei-antifumo-passa-valer-partir-de-hoje - Acesso em 29 jul. 2019).

TEXTO III
Segundo o Ministério da Saúde, o tabagismo mata cerca de 200 mil pessoas por ano no Brasil. Para a Sociedade Brasileira de Pneumologia, a regulamentação da lei, que também proíbe todo tipo de propaganda ligada ao fumo, é um grande avanço.
“Todas as formas de fumo, elas produzem efeitos na saúde. E as principais são o câncer, especialmente o câncer de pulmão, o acidente vascular cerebral, conhecido popularmente como derrame cerebral, o infarto agudo do miocárdio e a doença pulmonar obstrutiva crônica”, explica Alberto José Araújo, da Comissão Antifumo da Sociedade Brasileira de Pneumologia.
(Disponível em: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/12/lei-antifumo-regulamentacao-reduz-ainda-mais-espaco-para-fumantes.html - Acesso em 29 jul. 2019).

TEXTO IV
O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco.
[...]
O tabagismo é considerado uma doença pediátrica, pois 80% dos fumantes começam a fumar antes dos 18 anos. No Brasil, 20% dos fumantes começaram a fumar antes dos 15 anos.Os produtos de tabaco matam seis em cada dez consumidores. Todos os anos sete milhões de mortes são causadas pelo tabagismo, e há um custo global em saúde e perda de produtividade para os governos de 1,4 trilhões de dólares.
(Disponível em: https://www.inca.gov.br/tabagismo - Acesso em 29 jul. 2019).

TEXTO V

(Campanha UNIMED Antifumo. Disponível em: https://juliades.wordpress.com/2012/01/25/campanha-unimed-anti-fumo/ - Acesso em 29 jul. 2019).

Assine um de nossos planos para enviar a sua redação