Correção de Redação Enem

Produção e consumo de arte no contexto pós-pandemia Stoodi

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Produção e consumo de arte no contexto pós-pandemia”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I
“A gente busca viver com os conflitos, suportá-los, e a arte tem esse papel porque nos ajuda a elaborar os significados. A arte produz novas formas de ver e pensar a vida, ela é uma transformação da realidade. E, nesse sentido, é fundamental para todos”, explica o psiquiatra e fundador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Fiocruz, Paulo Amarante. “A arte é, fundamentalmente, diálogo, uma forma de conversar e de falar. Por isso eu acho muito importante neste momento de pandemia vermos como as pessoas trocam informações: elas mandam músicas que gostam, acham vídeos interessantes, e fazem isso no sentido de expressar diálogo”.
Com o isolamento social causado pelo novo coronavírus, a internet se tornou a principal ferramenta de diálogo e entretenimento, e o consumo de produções artísticas ficou mais amplo. Entre diversas iniciativas, filmes e séries foram liberados na pandemia, juntamente com transmissões de orquestras, apresentações musicais ou mesmo releituras de clássicos da música especialmente para o ambiente virtual. Além disso, novas obras artísticas produzidas durante a pandemia têm, inclusive, refletido o impacto da nova doença no mundo. Até um museu dedicado ao coronavírus, com um acervo de obras virtuais sobre a pandemia, foi criado. A arte está tão envolvida com o estado mental das pessoas na pandemia, que alguns se inspiraram em reproduzir quadros de pintores famosos com detalhes notáveis e até cômicos.
(Disponível em: https://www.comciencia.br/a-arte-melhora-estados-emocionais-durante-a-pandemia/ - Acesso em: 17 ago. 2021).

TEXTO II

(Disponível em: https://www.itaucultural.org.br/secoes/noticias/datafolha-lancam-pesquisa-sobre-habitos-culturais - Acesso em: 17 ago. 2021).

TEXTO III
Aline reflete sobre os impactos da pandemia na arte a partir de sua experiência pessoal. Ela participou de um curso de poesia expandida na Casa das Rosas, os três saraus realizados durante as aulas passaram a ser virtuais. “O que você produz para apresentar em um sarau pessoalmente e em um sarau virtual é diferente”, explica. Ela diz não acreditar que o digital consiga substituir o presencial no pós pandemia: “espero que isso não acabe com a importância do presencial, mas que a gente comece a pensar outras possibilidades”.
(Disponível em: http://www.jornaldocampus.usp.br/index.php/2020/07/como-e-manter-a-arte-viva-em-meio-a-uma-pandemia/ - Acesso em: 17 ago. 2021).

TEXTO IV

(Disponível em: https://www.itaucultural.org.br/secoes/noticias/datafolha-lancam-pesquisa-sobre-habitos-culturais - Acesso em: 17 ago. 2021).

TEXTO V

(Vânia Myrrha)

(Disponível em: https://coresematizes.wordpress.com/2020/08/08/1620/ - Acesso em: 17 ago. 2021).

Assine um de nossos planos para enviar a sua redação