Correção de Redação Enem

Reflexos das práticas de higiene individual no convívio em sociedade Stoodi

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Reflexos das práticas de higiene individual no convívio em sociedade”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I
Higiene é um termo utilizado para designar um conjunto de medidas e conhecimentos recorrentes na promoção e manutenção da saúde. O termo higiene tem origem na palavra grega hygies, que significa sadio, também está relacionado à deusa da mitologia grega Hígia. Tal divindade era considerada a protetora da saúde e do bem-estar orgânico.
A palavra higiene sempre esteve muito relacionada à especificação da higiene pessoal, ou seja, aos hábitos que promovem e mantêm a saúde do indivíduo. Como a saúde vai muito além do fato de não se estar doente, estando relacionada também ao bem-estar físico, mental e social, atualmente, a definição de higiene vai muito além, ganhando novos adjetivos e significados e, assim, vinculando-se também a um bem-estar maior.
(Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/ciencias/tipos-de-higiene.htm - Acesso em: 8 jun. 2021).

TEXTO II


(Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/535998793152721374/ - Acesso em: 8 jun. 2021).

TEXTO III
Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto QualiBest, divulgada em primeira-mão pela GALILEU, sete em cada dez brasileiros (66%) mudaram seus hábitos de higiene desde que casos de coronavírus foram confirmados no país. Apesar da orientação pública de lavar as mãos com água e sabão, o estudo mostra que pessoas ainda preferem utilizar álcool em gel.
Além disso, quase metade da população (47%) declara que está tomando medidas de prevenção como se alimentar com mais frutas e verduras (52%) e tomar vitamina C (44%). Porém, apesar de benéficas para a saúde, essas medidas não são eficazes contra o vírus. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a melhor maneira de se proteger é respeitando regras básicas de higiene — e o isolamento, em caso de sintomas.
(...)
“Os números indicam que a população está consciente do que fazer para prevenir a propagação da doença. Estamos monitorando esses dados desde antes da declaração de pandemia, e lá atrás eles já eram altos. Se o cenário se tornar um surto, no entanto, é claro que elas precisarão ser ainda mais bem informadas sobre como lidar com a possibilidade de contaminação”, analisa Daniela Malouf, diretora-geral do QualiBest, em nota.
(Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2020/03/7-em-cada-10-brasileiros-mudaram-habitos-de-higiene-por-coronavirus.html - Acesso em: 8 jun. 2021. Adaptado).

TEXTO IV
Lixo nas ruas, odores terríveis espalhados por todos os cantos, nobres ricos com dentes podres e roupas nojentas. Durante a Idade Média, na Europa, precárias condições de higiene causaram o surgimento de pragas mortais, como a peste negra, transmitida por ratos e que matou um terço de todo o continente. Durante séculos, não se associava a proliferação de doenças com a falta de higiene.
(...)
Em 1848, em Viena, o médico Ignez Semmelweis percebeu que o simples ato de lavar as mãos numa solução de cloro antes de se realizar partos diminuía muito a mortalidade materna. Apesar de perseguido na época, e se suicidado, ele deu o primeiro passo para o desenvolvimento da higiene e da assepsia, aprimoradas posteriormente por nomes como Louis Pasteur.(Disponível em: https://super.abril.com.br/historia/higiene/ - Acesso em: 8 jun. 2021. Adaptado).

Assine um de nossos planos para enviar a sua redação