Correção de Redação Enem

A promoção de saúde por meio do saneamento básico Stoodi

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema“A promoção de saúde por meio do saneamento básico”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I
A Lei 11.445, de 2007, lei do Saneamento básico, estabelece as diretrizes nacionais para o setor, mas também trouxe regras e introduziu um conjunto de novos instrumentos de gestão, como a regulação e o planejamento com vistas a melhorar a eficiência das empresas operadoras e se chegar, enfim, à almejada universalização.
Cabe ressaltar que nos últimos anos o saneamento básico ocupou uma agenda de destaque para a sociedade, principalmente em função de suas carências configuradas nas crises sanitária, causada pelo mosquito transmissor aedes aegypti (dengue, zika e febre chikungunya), e hídrica das regiões Sudeste e Nordeste. Mesmo a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016 também tratou do tema, e isso contribuiu muito para levar a discussão aos cantos mais remotos do país, às áreas pobres e distantes, além de bairros nobres.
Resta, então, avaliarmos o que a Lei trouxe de bom, se ajudou a enfrentar os entraves e desafios da universalização, a melhoria da prestação dos serviços de água e esgotos, a implementação do planejamento, da regulação e do controle social dos serviços.
(Disponível em: http://www.tratabrasil.org.br/10-anos-da-lei-do-saneamento-basico-de-quantas-decadas-mais-precisaremos - Acesso em: 16 out. 2019).

TEXTO II
A água está no centro do desenvolvimento sustentável e das suas três dimensões - ambiental, econômica e social. Os recursos hídricos, bem como os serviços a eles associados, sustentam os esforços de erradicação da pobreza, de crescimento econômico e da sustentabilidade ambiental. O acesso à água e ao saneamento importa para todos os aspectos da dignidade humana: da segurança alimentar e energética à saúde humana e ambiental.
(Disponível em: http://www.agenda2030.org.br/ods/6/ - Acesso em: 16 out. 2019).

TEXTO III

(Disponível em: https://aosfatos.org/noticias/o-saneamento-basico-no-brasil-em-6-graficos/ - Acesso em: 16 out. 2019).

TEXTO IV
Uma a cada cinco unidades de saúde no mundo não tem saneamento básico, um problema com potencial para afetar o tratamento de 1,5 bilhão de pessoas. O dado foi divulgado nesta quarta-feira (3) em relatório inédito feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com a Unicef. O documento é resultado de um primeiro estudo internacional sobre água, saneamento e higiene em unidades de saúde.
[...]
"Os serviços de água, saneamento e higiene nas unidades de saúde são requisitos básicos para a prevenção e o controle de infecções, além de garantir o atendimento de qualidade. Eles são fundamentais para respeitar a dignidade e os direitos humanos de todas as pessoas que procuram cuidados à saúde, e também aos próprios profissionais da área", disse António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas.
(Disponível em: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2019/04/02/uma-a-cada-cinco-unidades-de-saude-no-mundo-nao-tem-saneamento-basico-diz-relatorio-da-oms.ghtml - Acesso em: 16 out. 2019).

Assine um de nossos planos para enviar a sua redação