Correção de Redação

A questão do abandono de animais no Brasil Stoodi

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema "A questão do abandono de animais no Brasil", apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa do seu ponto de vista.

TEXTO I
Na quarta-feira (7), o Senado aprovou um projeto que tem o objetivo de proibir que animais sejam juridicamente tratados como coisas e cria uma natureza jurídica específica para animais não-humanos.
A proposta também estabelece como objetivos fundamentais:
- afirmação dos direitos dos animais não humanos e sua proteção;
- construção de uma sociedade mais consciente e solidária;
- reconhecimento de que os animais não humanos possuem natureza biológica e emocional e são seres sencientes, passíveis de sofrimento.
"O projeto muda a definição jurídica de animais. Hoje, no nosso Código Civil, animal é equiparado a coisas. O projeto simplesmente muda essa personalidade jurídica: animal deixa de ser coisa" [...]
(Publicado em 08/08/2019. Disponível em: https://gazetaweb.globo.com/portal/noticia/2019/08/senado-aprova-projeto-que-proibe-tratar-animais-como-coisas_82920.php - Acesso em: 19 ago. 2019).

TEXTO II
Segundo a World Veterinary Association, há cerca de 200 milhões de cães abandonados no mundo. No Brasil, há 30 milhões de animais vivendo em situação de abandono. Já em Porto Alegre e Região Metropolitana, RS, Brasil, há uma estimativa de que existam 500 mil cães e gatos errantes.
No Brasil, o abandono é uma realidade comum no dia a dia das ONGs e nas cidades como um todo. Os descartes acontecem também em parques, praças, estradas e portas de pet shops. Nem os hospitais veterinários públicos escapam. Há quem interne o animal doente e não volte mais. [...]
(Disponível em: https://canalcienciascriminais.com.br/abandono-animais-crime-silencioso/ - Acesso em: 19 ago. 2019).

TEXTO III
Uma tatuadora de Sorocaba (SP) decidiu fazer uma ação que está repercutindo nas redes sociais: destinar parte do seu tempo à campanha "3a Tattoo Solidária", na qual faz micro tatuagens por R$ 70 cada e doa toda a renda obtida para um abrigo de animais da cidade.
Nana Bera lembra que conheceu o abrigo Amor Animal Sorocaba pelo Facebook. "Descobri que o local ficava perto do meu estúdio e passei a ajudá-lo com doações em dinheiro, cerca de R$ 100 por dia, para comprar ração e vacinas. Então, tive a ideia de, ao invés de doar esse dinheiro, comprar materiais para fazer tatuagem e reverter o que ganhasse para o abrigo. Dessa forma, rende muito mais", explica. [...]
(Disponível em: http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/mundo-pet/noticia/2016/02/artista-faz-tatuagens-em-troca-de-doacoes-para-abrigo-de-animais.html - Acesso em: 19 ago. 2019).

TEXTO IV

+ Compre créditos para enviar a sua redação.
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login