Correção de Redação Enem

As implicações das redes sociais nas relações interpessoais do indivíduo contemporâneo Stoodi

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “As implicações das redes sociais nas relações interpessoais do indivíduo contemporâneo”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa do seu ponto de vista.

TEXTO I
O Crescimento das Redes Sociais Virtuais no Brasil e no Mundo
No Brasil há um crescimento elevado, com 78,3 milhões de pessoas nas redes sociais, ou seja, 79% de sua base de usuários da Internet.
O brasileiro, em média, fica 5:26 horas por dia conectado à internet; gasta 3:47 horas com acesso móvel; gasta também 3:47 horas com acesso a redes sociais (via mobile ou fixo); e consome 2:49 horas na TV. As redes sociais mais usadas pelos brasileiros são:
Facebook: Criado por Mark Zuckerberg e lançado em 2004, o Facebook é hoje a rede social mais acessada e utilizada no mundo todo, com uma população de 1,5 bilhões de usuários cadastrados, sendo cerca de 83 milhões brasileiros.
WhatsApp: Uma das redes sociais mais recentes, criada em 2009, é um aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones. Hoje são cerca de 38 milhões de usuários brasileiros, equivalendo a 8% dos usuários mundiais.
Instagram: A ideia do Instagram é o compartilhamento de fotos e vídeos curtos (até 15 segundos) através do celular. O Instagram foi criado em 2010 e está crescendo mais rápido do que as outras redes.
Twitter: Criado em 2006, o Twitter é uma rede social que possibilita aos usuários a troca de atualizações pessoais através de textos de até 140 caracteres, conhecidos como tweets.
(Disponível em: https://www.profissionaisti.com.br/2017/06/redes-sociais-e-seu-impacto-no-comportamento-humano/ - Acesso em: 24 mai. 2019).

TEXTO II

TEXTO III
Mais do que um passatempo, as redes sociais são plataformas nas quais muita gente acaba se espelhando. Seja para um treino na academia, ou um prato fitness, as pessoas se baseiam em determinados perfis. O problema é que pesquisas recentes apontam que o uso excessivo das redes pode levar à má tomada de decisões.
O resultado do estudo, publicado no Journal of Behavior Addictions, analisou 71 pessoas e mostrou que a respostas às redes é similar as de quem sofre problemas de vícios em drogas e jogos.
De acordo com o estudo, quando um indivíduo possui transtornos por uso de substâncias, a tomada de decisão é comprometida. Em resumo, essas pessoas não conseguem aprender com os erros cometidos e continuam fazendo escolhas negativas.
(Disponível em: https://claudia.abril.com.br/sua-vida/uso-excessivo-de-redes-sociais-pode-levar-a-mas-decisoes-segundo-pesquisa/ - Acesso em: 24 mai. 2019).

TEXTO IV
A rede social está passando por grandes transformações. O Facebook anunciou que pode estar removendo os "likes", conhecido também como curtidas, do Instagram e causou com esse anúncio grande alvoroço não apenas nas redes sociais, mas fora delas.
No sentido de esclarecer todas as dúvidas sobre o tema, o especialista em redes sociais e CEO da MF Press Global Fabiano de Abreu explica que os aspectos que levaram a esta mudança e as implicações para o futuro da plataforma tem como base estudos realizados pelo Facebook, que ainda não se manifestou quando as alterações devem entrar em vigor: "Os testes realizados pelo Facebook, que é o dono do Instagram, estão disponíveis apenas para usuários selecionados no Canadá. Não foi dito se esses testes realmente irão um dia corresponder a uma realidade para todos e nem tampouco se isso chegará ao Brasil. Tudo agora está no campo das possibilidades. Os motivos que levaram a empresa a testar o fim dos likes na rede social tem a ver com deixar a plataforma mais leve e divertida e menos competitiva, principalmente entre os jovens".
(Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/economia/mf-press/2019/05/02/mf_press_economia_economia,1050655/o-instagram-vai-retirar-os-likes-de-sua-plataforma-confira-opiniao.shtml - Acesso em: 24 mai. 2019).

Assine um de nossos planos para enviar a sua redação