Correção de Redação Enem

Como lidar com a questão do vandalismo e depredação do patrimônio público brasileiro? Stoodi

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema "Como lidar com a questão do vandalismo e depredação do patrimônio público brasileiro?", apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I
van·da·lis·mo
sm
1 HIST Ação própria do povo vândalo que consistia em causar grande destruição às regiões invadidas.
2 Destruição proposital de bens naturais, culturais, locais públicos, meios de transporte etc.: A destruição de vários ônibus foi um ato de vandalismo dos torcedores.

(Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/busca?id=V4mOR - Acesso em: 3 ago. 2018).

TEXTO II
Projeto de lei aumenta punição para atos de vandalismo em monumento
Projeto de lei em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania prevê punições mais duras para atos de vandalismo em monumentos de valor histórico, artístico ou arqueológico. O PLS 128/2016 estabelece pena de 1 a 3 anos de detenção e multa para quem depredar monumento histórico.  O relator do projeto na CCJ, senador Lasier Martins (PSD-RS), considera a proposta importante e disse que deve dar parecer favorável. 

(Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/audios/2017/04/projeto-de-lei-aumenta-punicao-para-atos-de-vandalismo-em-monumentos - Acesso em 3 ago. 2018).

TEXTO III
Pela sétima vez em menos de três meses, um dos painéis do muro de vidro da Raia Olímpica da Universidade de São Paulo (USP), na Marginal Pinheiros, na zona oeste da capital paulista, foi quebrado novamente nesta terça-feira, 3. Agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) fazem ronda diária pelo local. 
[...]
A Polícia Civil, que já investiga os casos registrados anteriormente, solicitou perícia. A última ocorrência havia acontecido em 11 de junho. Na ocasião, uma testemunha relatou aos agentes que um ocupante de um caminhão que trafegava pela marginal lançou um objeto contra o muro de vidro.   

(Disponível em: https://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,pela-setima-vez-muro-de-vidro-da-usp-amanhece-quebrado,70002383635 - Acesso em: 3 ago. 2018).

TEXTO IV
14/04/2013
Como deve ser trabalhada a prevenção e combate aos atos de vandalismo ao patrimônio público?
Os seis VLTs da linha Oeste (Fortaleza/Caucaia) estão danificados. Quatro deixaram de circular por causa da depredação
Há 22 anos, tive oportunidade de debater com uma missão japonesa, que estudava a futura implantação do Metrofor. Na ocasião, foi perguntado como o Japão tratava a questão do vandalismo. A pergunta inicialmente não foi entendida e tivemos que ser mais explícitos, explicando que aqui as crianças jogavam pedras no trem. A resposta veio a galope: “Não temos esse problema no Japão. Nossas crianças passam o dia na escola”. O silêncio entre os brasileiros foi desconcertante. Na minha opinião, o vandalismo está ligado às vertentes: educação, fiscalização e impunidade. Assim, faço a seguinte reflexão: Por que há jovens, em idade escolar, desocupados e com tempo livre para o vandalismo? Da nossa parte, desenvolvemos há muito tempo o “Projeto Metrô e Cidadania” que tenta amenizar a depredação dos trens, apelando para conscientização através de palestras nas escolas, associações etc, para alcançar jovens entre 10 e 20 anos.

(Disponível em: https://www20.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2013/04/13/noticiasjornalopiniao,3038204/como-deve-ser-trabalhada-a-prevencao-e-combate-aos-atos-de-vandalismo.shtml - Acesso em: 3 ago. 2018).

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