Correção de Redação Enem

Consequências da erotização infantil na sociedade brasileira Stoodi

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Consequências da erotização infantil na sociedade brasileira”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I
A erotização precoce de crianças e adolescentes, principalmente por parte da mídia e publicidade, é um fenômeno bastante nocivo e que as tira do lugar de proteção que lhes é de direito, expondo-as a situações não condizentes com suas faixas etárias.
Um exemplo recente deste tema é a cantora de 12 anos Mc Melody que, no último mês, passou por uma grande mudança em suas redes: depois de mais de um ano sendo exposta com o visual e atitudes de uma mulher, aparece nos últimos posts de sua rede social com roupas e poses menos sensuais.
A transformação aconteceu depois de uma mobilização de alcance nacional, na qual muitas pessoas denunciaram a excessiva erotização precoce da menina. Além de pular etapas importantes de desenvolvimento, esse processo pode trazer outras consequências graves, como: a pressão estética, o reforço a cultura do estupro e a violência sexual contra meninas.
Em outubro de 2015, uma pesquisa da Revista Época mostrou que é durante a madrugada que cresce o acesso às páginas que mostram crianças em roupas de banho e pijama, por exemplo.
(Disponível em: https://www.childhood.org.br/erotizacao-precoce - Acesso em 13 abr. 2021).

TEXTO II
O Projeto de Lei 10583/18 inclui medidas de prevenção à erotização precoce nas escolas públicas do Brasil. O texto define erotização precoce como a prática de exposição prematura de conteúdo, estímulos e comportamentos a indivíduos que ainda não têm maturidade suficiente para compreensão e elaboração de tais ações.
A deputada Mariana Carvalho aponta que é necessário definir o que é erotização precoce, pois não se trata de isolar a criança de sua sexualidade, mas sim evitar que fatores externos influenciem negativamente a forma como ela enxerga sua sexualidade, suas atitudes sexuais, valores, assim como seus relacionamentos e até mesmo sua capacidade de entender o amor e o afeto.
“Muitas mensagens publicitárias e atitudes de adultos induzem as crianças a se exibirem e se comportarem de forma precocemente erotizada, ou seja, com apelos sexuais que são normais entre jovens e/ou adultos, mas não naturais da infância. É necessário respeitar essas variações normais, pois se as crianças antecipam certas vivências elas acabam se tornando mais vulneráveis, pois se expõem a situações com as quais não sabem lidar”, apontou a parlamentar.
(Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/550681-projeto-preve-que-escolas-publicas-adotem-medidas-contra-erotizacao-precoce/ - Acesso em: 13 abr. 2021 - Adaptado).

TEXTO III
A Secretaria de Assistência Social do Amazonas lançou, no último dia 5 de abril, uma campanha na internet contra a erotização precoce das crianças, com o slogan "Criança não namora, nem de brincadeira", em parceria com o blog Quartinho da Dany. A hashtag #criancanaonamora ganhou as redes sociais e faz parte de uma ação mais ampla do governo do Amazonas que pretende mobilizar escolas, comunidades, psicólogos e pais contra a exploração infantil.

(Disponível em: https://revistacrescer.globo.com/Voce-precisa-saber/noticia/2017/04/crianca-nao-namora-campanha-discute-erotizacao-precoce.html - Acesso em: 13 abr. 2021).

Assine um de nossos planos para enviar a sua redação