Correção de Redação Enem

Déficit habitacional no contexto brasileiro Stoodi

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema“Déficit habitacional no contexto brasileiro”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

 

Texto I

(Disponível em: http://cardapiopedagogico.blogspot.com.br/2012_11_04_archive.html?view=classic - Acesso em: 18 ago. 2017).

 

Texto II

O déficit habitacional refere-se à quantidade de famílias em condições de moradia inadequadas. Ou seja, que residem em construções que precisam ser inteiramente repostas, porque foram feitas com material precário e não duradouro; casos de coabitação – famílias que dividem uma mesma casa ou uma quantidade excessiva de pessoas no mesmo quarto; além do aluguel inadequado, quando uma família compromete mais de 30% da renda com aluguel.
Isso quer dizer que o déficit corresponde ao número de residências que precisam ser construídas para que todas essas famílias sejam devidamente acomodadas.

(Disponível em: https://www.gazetaonline.com.br/noticias/economia/2015/03/deficit-habitacional-e-de-80-mil-1013892680.html - Acesso em: 18 ago. 2017).

 

Texto III

(Disponível em: http://www.fiesp.com.br/noticias/levantamento-inedito-mostra-deficit-de-62-milhoes-de-moradias-no-brasil/ - Acesso em: 18 ago. 2017).

 

Texto IV

Tanto a Declaração Universal dos Direitos Humanos quanto a Constituição brasileira reconhecem que moradia é um direito fundamental do cidadão. Mas essa não é a realidade de milhares de brasileiros que moram em favelas, cortiços e comunidades carentes, sem saneamento básico (água potável e rede de esgoto), eletricidade e outras melhorias.
Entre os problemas sociais relacionados à falta de moradia estão a exclusão social, o desemprego e a violência.Na maioria das favelas, traficantes aproveitam a ausência do Estado para criar facções criminosas que cooptam e coagem as comunidades. Há ainda conflitos de natureza social e política envolvendo movimentos como os sem-terra e os sem-teto.

(Disponível em: https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/deficit-habitacional-brasil-precisa-de-quase-8-milhoes-de-moradias.htm - Acesso em: 18 ago. 2017).

Assine um de nossos planos para enviar a sua redação