Correção de Redação Enem

Desafios da inclusão digital no Brasil Stoodi

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Desafios da inclusão digital no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
 
Texto I
Chamamos de inclusão digital a tentativa de garantir a todas as pessoas o acesso às tecnologias de informação e comunicação (TICs). A ideia é que todas as pessoas, principalmente as de baixa renda, possam ter acesso a informações, fazer pesquisas, mandar e-mails e mais: facilitar sua própria vida fazendo uso da tecnologia.
Em todo o mundo há uma forte tendência a disponibilizar cada vez mais serviços através da internet. Por isso, uma pessoa incluída digital, como se diz, tende a ganhar em qualidade de vida, na medida em que ganha tempo fazendo uso da tecnologia. Temos inúmeros exemplos dessas facilidades como: as operações bancárias via Internet, as compras em lojas virtuais e supermercados que entregam em domicílio, alguns cursos on-line, inclusive de Educação a Distância e serviços públicos variados.

(Disponível em: http://www.infoescola.com/educacao/inclusao-digital/ - Acesso em: 5 jul. 2017).

 

Texto II
Cerca de 95 milhões de brasileiros a partir dos 10 anos de idade acessaram a internet por meio de computadores em 2014, um crescimento de 10 milhões de usuários em relação ao ano anterior, segundo os dados mais recentes do IBGE. Pela primeira vez, a proporção de internautas passou da metade da população residente. O porcentual chegou a 54,4%, em 2014.
Os computadores são bens encontrados em metade dos domicílios brasileiros, o dobro do porcentual verificado há dez anos, mas ainda abaixo do registrado em outros países. Na Argentina, o índice chega a 62%. No Sudeste, encontra-se o maior porcentual de domicílios com computador (59%), seguido pelas regiões Sul (57%) e Centro-Oeste (48%). As regiões Norte e Nordeste apresentam os menores, com cerca de um terço dos domicílios com computador (33% e 37%, respectivamente).
A desigualdade por classe social também é considerável, segundo pesquisa do Comitê Gestor da Internet: na classe A, a proporção de domicílios com acesso à internet  é  de  98%. Na classe B, 82%. Na classe C, 48%. E nas classes D e E, 14%. Nas áreas urbanas, a proporção de domicílios com acesso à internet é de 54%, enquanto nas rurais é de 22%. A sondagem ainda aponta que 32,7 milhões de domicílios não possuíam acesso à rede mundial de computadores, principalmente nas regiões Sudeste e Nordeste. A maioria encontra-se em áreas urbanas (25,5 milhões), concentrados nas classes C (16,5 milhões) e D e E (13,2 milhões), com renda domiciliar abaixo de dois salários mínimos (22,9 milhões). O custo elevado e a falta de computadores são os principais motivos para os usuários não se conectarem.

(Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/especiais/infraestrutura/O-desafio-da-inclusao-digital - Acesso em: 4 jul. 2017).
 

Texto III
A globalização e seu processo de inovação tecnológica permitiram interligar o mundo todo em qualquer momento, mas não são todos que têm a possibilidade de estar em contato com estas tecnologias, seja por falta de infraestrutura, como, por exemplo, luz elétrica ou linha telefônica ou por não terem possibilidade financeira para adquirir computadores.
Portanto, os determinantes econômicos e sociais são fatores decisivos para uma maior possibilidade de conexão à Internet, e consequentemente participação do mundo globalizado, fatores estes como: classe social, idade, e região do mundo onde se está situado.
[...]
Esse distanciamento das tecnologias impede os cidadãos de nossa sociedade a terem acesso à informação, cultura, entretenimento, serviços de utilidade pública e educação. Consequentemente estes excluídos da sociedade digital se veem à margem do mercado de trabalho e das exigências de vida atual.
Por esse motivo o tema “exclusão e inclusão digital” tem se tornado alvo de políticas públicas e educacionais brasileiras. Pois na sociedade da informação os serviços de comunicação e da informação são fundamentais para a não exclusão, ou seja, sem eles um indivíduo não pode estar plenamente inserido e munido de seus direitos para exercer sua cidadania. Vemos que “é urgente trabalhar no sentido da busca de soluções efetivas para que as pessoas dos diferentes segmentos sociais e regiões tenham amplo acesso à Internet, evitando assim que se crie uma classe de infoexcluídos” (TAKAHASHI, 2000, p. 31).

(Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/informatica/exclusao-e-inclusao-digital-na-sociedade-brasileira/29129 - Acesso em: 4 jul. 2017).

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