Correção de Redação

Desafios e perspectivas para a juventude do século XXI Stoodi

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Desafios e perspectivas para a juventude do século XXI”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I
Atualmente, um novo segmento da população mundial é foco dos estudos acadêmicos e pesquisas publicitárias. Nascidos após a comercialização da internet (1995-2012), a Geração Z ou iGen foi batizada pelos estudiosos como a geração do iPhone.
No Brasil, atualmente, 30 milhões de jovens adultos, adolescentes e crianças configuram a Geração Z e, no mundo, ela representa 26% da população. Ela navega intuitivamente os smartphones e redes sociais. Indivíduos de um cotidiano permeado pela hiperconectividade, esses jovens consideram as tecnologias digitais como extensões de si. Elas moldam não só o modo como as crianças e adolescentes interagem entre si, mas também suas aspirações, senso de ética e hábitos de consumo.
Preocupados com o meio ambiente e os direitos humanos, a Geração Z incentiva um mercado ético e sustentável. Os efeitos aparecem nas prateleiras onde cada vez mais produtos ostentam selos “verde” e cruelty free; nos últimos cinco anos, por exemplo, os cosméticos veganos cresceram 175% no mercado segundo a empresa de marketing global Mintel. Essa geração é também mais desapegada à posse material que as anteriores, sobretudo a de seus pais, Geração X, fenômeno que reflete no sucesso de plataformas de “aluguel digital” como Netflix, Spotify, Uber, Audible e Drive Now.
(Disponível em: http://www.cienciaecultura.ufba.br/agenciadenoticias/noticias/como-pensa-a-geracao-z/ - Acesso em: 4 set. 2019).

TEXTO II
O conflito entre gerações não é novidade para mães e responsáveis. Reportagens recentes publicadas pelo Valor Investe mostram que os jovens da geração anterior, a Z, hoje com idades entre 18 e 24 anos, têm visões bem distintas de seus familiares em relação ao mercado de trabalho.
Trabalhar com o que gosta e equilibrar trabalho e vida pessoal é sinônimo de sucesso profissional para 42% e 39% dos jovens, respectivamente, entrevistados durante o estudo da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Depois aparece ser reconhecido pelo que faz (32%) e, em último lugar, ganhar bem (31%).
"Parte desses jovens teme, de certo modo, passar pelo que seus pais passaram", diz José César da Costa, presidente da CNDL.
(Disponível em: https://revistacrescer.globo.com/Publieditorial/Valor-Investe-Geracao-Z/noticia/2019/07/pesquisa-mostra-o-que-pensam-os-jovens-da-geracao-z-sobre-dinheiro-e-trabalho.html - Acesso em: 4 set. 2019).

TEXTO III
O mundo está mudando a uma velocidade cada vez maior. Desde a Terceira Revolução Industrial, as transformações tecnológicas, espaciais, sociais e comportamentais passaram a ser cada vez mais rápidas e as novidades cada vez mais efêmeras. Nesse ”ritmo”, as gerações também foram mudando. A que nasceu nesse contexto de alta velocidade é a chamada Geração Z.
Os nascidos a partir de 1990 pertencem a uma geração que não se deslumbra frente aos rápidos avanços tecnológicos. O mesmo comportamento não se observa diante de bens de consumo, cujo “desejo” é criado artificialmente por meio das diversas mídias. Consumo este que também ganhou uma velocidade maior: talvez nunca na história da humanidade tenha sido tão rápido o processo de criar, consumir e descartar.
Assim, torna-se imprescindível rever os padrões de consumo, educando as novas gerações para uma nova cultura e um novo comportamento diante do desejo e do objeto em si.
(Disponível em: http://portalods.com.br/noticias/a-conscientizacao-da-geracao-z-para-uma-sociedade-sustentavel/ - Acesso em: 4 set. 2019).

TEXTO IV

(Disponível em: https://jovensnaeconomia.wordpress.com/tag/charge/ - Acesso: 4 set. 2019).

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