Correção de Redação Enem

O incentivo ao voluntariado no Brasil Stoodi

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “O incentivo ao voluntariado no Brasil”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I
O governo federal lançou hoje (2), em cerimônia no Palácio do Planalto, a campanha publicitária do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, o Pátria Voluntária, que tem o objetivo de estimular o trabalho voluntário no país. O evento também antecipou a comemoração do Dia Internacional do Voluntário, celebrado no dia 5 de dezembro. [...]
A estratégia publicitária vai destacar a importância do voluntariado para o crescimento do terceiro setor e para tornar o Brasil um país mais justo e mais solidário. De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios Contínua (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 7,2 milhões de pessoas no Brasil realizaram trabalho voluntário em 2018. [...]
O Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado foi criado por meio do Decreto no 9906, em 9 de julho deste ano (2019). As ações são propostas e conduzidas pelo grupo, constituído por 24 membros, sendo 12 representantes de ministérios e 12 da sociedade civil.
O decreto também instituiu o Prêmio Nacional de Incentivo ao Voluntariado, de caráter simbólico e concedido todos os anos, em homenagem à atuação de pessoas e entidades voluntárias de relevante interesse social. O decreto ainda criou o Selo de Acreditação do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, como forma de reconhecimento de organizações da sociedade civil que desenvolvam ou estimulem trabalhos voluntários.
(Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2019-12/governo-lanca-campanha-de-incentivo-ao-voluntariado# - Acesso em: 25 mai. 2020).

TEXTO II
A cada ano, milhares de pessoas de todo o planeta trabalham como voluntários da ONU. De acordo com as Nações Unidas, voluntário é o jovem, adulto ou idoso que, devido a seu interesse pessoal e seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração, a diversas formas de atividades de bem estar social ou outros campos.
O voluntariado traz benefícios tanto para a sociedade em geral como para o indivíduo que realiza tarefas voluntárias. Ele produz importantes contribuições tanto na esfera econômica como na social e contribui para a uma sociedade mais coesa, através da construção da confiança e da reciprocidade entre as pessoas. Ele serve à causa da paz, pois abre oportunidades para a participação de todos.
(Disponível em: https://nacoesunidas.org/vagas/voluntariado/ - Acesso em: 25 mai. 2020).

TEXTO III
[...] Patch Adams é um médico famoso por seus métodos não convencionais de tratar pessoas com deficiências mentais. Adams é fundador da organização sem fins lucrativos Instituto Gesundheit. Ele funciona como um espaço para tratar pacientes por meio da chamada “terapia do riso”, que consiste apenas em fazer as pessoas darem risadas e se sentirem bem. O médico foi o pioneiro em realizar visitas vestido de palhaço em hospitais, ação que virou sua marca registrada, e influenciou outras unidades a fazer o mesmo. Adams veio ao Brasil neste mês (Ago/2019) para discutir a questão humanitária nos ambientes de trabalho, em um congresso corporativo, e falou sobre a insalubridade de escritórios – além de criticar a atuação de profissionais de saúde.
O médico diz não utilizar o dinheiro para benefício próprio. Guarda para si apenas o necessário para sobreviver. Todo o restante é doado para caridade. Além disso, ele também não possui itens pessoais que considera fúteis, como carro, celular – que diz nunca ter tido ou utilizado um – e outros pertences que um cidadão geralmente almeja comprar.
(Disponível em: https://exame.abril.com.br/ciencia/a-hierarquia-e-uma-estrutura-humana-horrivel-diz-patch-adams/ - Acesso em: 25 mai. 2020).

TEXTO IV
Pensar no coletivo
Fernanda Dantas deixou um recado escrito a mão e com marca texto roxo no condomínio onde mora. "Posso ir ao mercado pra você, é só me avisar", diz o texto.
Ela conta que teve a ideia depois de perceber a quantidade de idosos que moravam sozinhos no local.
A Wivi Tonaco também entrou na onda de solidariedade. Ela postou em uma rede social a seguinte mensagem: "Vizinhos do condomínio Alto da Boa Vista ou de qualquer lugar de Sobradinho. Estou disponível para ajudar".
Wivi diz que, por enquanto, só ajudou um casal de idosos com as compras de mercado porque eles estão muito medo de sair na rua por causa do vírus.
(Disponível em: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2020/03/18/solidariedade-ganha-espaco-durante-pandemia-de-coronavirus-conheca-pessoas-que-fazem-a-diferenca-no-df.ghtml - Acesso em: 25 mai. 2020).

Assine um de nossos planos para enviar a sua redação