Correção de Redação Enem

Os impactos sociais das festas populares no cotidiano brasileiro Stoodi

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Os impactos sociais das festas populares no cotidiano brasileiro”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I
[...]
Terceira maior cidade do país, Belo Horizonte também se reinventou como destino de foliões. A prefeitura da cidade afirmou que mais de 500 blocos devem animar as festividades entre 8 de fevereiro e 1 de março, período oficial do carnaval local.
Com as inundações e mortes causados pelas chuvas intensas ocorridas em janeiro, surgiram questionamentos sobre a conveniência de se realizar a festa. O prefeito Alexandre Kalil respondeu que “vai ter carnaval, sim. O carnaval não tem dinheiro público. O povo é obrigado só a sofrer? Nós temos que limpar e cuidar desta cidade agora”.
Segundo a prefeitura, o investimento de R$ 14,3 milhões nas festividades de 2020 vem todo da iniciativa privada. A expectativa é de que o carnaval belo-horizontino receba cerca de 5 milhões de pessoas em 2020. Em 2019, foram 4,3 milhões de pessoas no evento. O aumento de turistas durante o período da folia no ano passado foi de 18%.
[...]
(Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2020/01/31/Como-os-blocos-deixam-o-carnaval-mais-longo-em-grandes-centros - Acesso em: 2 mar. 2020).

TEXTO II
[...]
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, ressalta que as festas ajudam a promover a imagem do Brasil, além de gerar forte impacto econômico. “As comemorações impulsionam o turismo, geram divisas, emprego e renda. Tanto que investimos R$ 4 milhões em apoio a vários festejos no país. As festas juninas, depois do Carnaval, são as principais representações da cultura popular brasileira, um produto turístico único, com forte potencial de despertar o interesse pelos destinos nacionais”, aponta.
(Disponível em: https://diariodoturismo.com.br/festas-juninas-agitam-o-brasil-de-norte-a-sul/ - Acesso em: 2 mar. 2020).

TEXTO III
Mesmo com a divulgação de que São Paulo teria um número recorde de blocos de rua e de turistas durante o carnaval 2020, muitos motoristas tentaram enfrentar as regiões que atrairiam os principais eventos da folia a céu aberto.
As interdições para os desfiles de rua fizeram com que, nos seis dias de folia até agora, a velocidade média dos veículos caísse em média 7% nos principais circuitos do carnaval, na comparação com o mesmo dia da semana anterior, quando não havia interdições.
(Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/carnaval/2020/noticia/2020/02/28/transito-aumentou-em-media-7percent-no-entorno-do-carnaval-de-rua-em-sao-paulo.ghtml - Acesso em: 2 mar. 2020).

TEXTO IV
Desde fevereiro de 2016, está em vigor a Lei no 5.610 que impõe que os grandes geradores de resíduos sólidos sejam responsáveis pelo gerenciamento da coleta, transporte e disposição final destes resíduos. A medida influenciou não apenas estabelecimentos comerciais, mas também o mercado de eventos culturais em Brasília que passou a adotar medidas mais sustentáveis.
[...]
O evento Picnik, que acontece periodicamente na capital, desde 2018, adota medidas para promover a consciência ambiental. “A primeira edição onde algumas mudanças foram adotadas foi a edição de 12 de outubro de 2018, no dia das crianças. Achamos que essa data era bom momento para começar, já que as crianças em geral aprendem muito rápido e levam esse aprendizado para a vida. Tendo isso como motivação passamos a implementar o Ecoponto, onde a cooperativa de catadores Acobraz é responsável pela separação dos resíduos. Além disso a partir dessa edição também contamos com o Projeto Compostar fazendo a compostagem dos orgânicos”, explica Maiene Horbylon, organizadora de programação do Picnik.
(Disponível em https://jornaldebrasilia.com.br/cidades/ideologia-do-lixo-zero-cresce-em-eventos-culturais-na-capital/ - Acesso em: 2 mar. 2020).

Assine um de nossos planos para enviar a sua redação