ACAFE 2014

A transmissão de diversas doenças é favorecida por questões como a ausência de saneamento básico e de noções básicas de higiene.

 

Em relação à transmissão e características de algumas dessas doenças, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.

 

I - A dengue é causada por um vírus da mesma família do vírus da febre amarela, os flavivírus, podendo evoluir para as formas clássica e hemorrágica. É transmitida em ambientes urbanos pela picada do mosquito Aedes aegypti, cujas larvas se desenvolvem em água parada.

 

ll - A esquistossomose é causada pelo Schistosoma mansoni, um nemátodo monóico que utiliza o caramujo do gêneroBiomphalaria como hospedeiro intermediário. Seus ovos causam abcessos, ulcerações na parede intestinal e diarreia com sangue.

 

lll - O mal de Chagas é causado por um protozoário flagelado, o Trypanosoma cruzii, que é transmitido pela picada do mosquito Culex sp.. O coração, o estômago e o intestino grosso são os principais órgãos prejudicados.

 

lV - A ancilostomíase ou amarelão é causada por duas espécies de nemátodos, o Necator americanus e o Ancylostoma duodenale, que perfuram a parede do intestino, alimentando-se do sangue do hospedeiro e causando com frequência a anemia.

Escolha uma das alternativas.