Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

ACAFE 2014

Durante o desenvolvimento embrionário da maioria das espécies animais, no estagio da gástrula, os blastômeros reorganizam-se em três conjuntos de células: ectoderma, mesoderrna e endoderma. Quanto a esses conjuntos celulares, também chamados de folhetos germinativos, analise as afirmações a seguir.

l. O ectoderma é o folheto mais externo que reveste o embrião. Origina a epiderme (camada externa da pele) e estruturas associadas a ela: peIos, unhas, glândulas sebaceas etc. Está presente em todos os filos animais.
II. O mesoderrna se localiza entre o ectoderma e o endoderma e origina, entre outros, os músculos, ossos, sistema cardiovascular e sistema nervoso. Está presente em todos os filos animais, com exceção dos filos porífera e cnidâria.
III. O Endoderma é o folheto germinativo mais interno e delimita a cavidade do arquêntero. Forma as estruturas glandulares associadas â digestão, como glândulas salivares, pâncreas e fígado. É encontrado em todos os filos animais, com exceção do porífera.

Está(ao) correta(s):

Escolha uma das alternativas.