ACAFE 2014

Apesar de o Brasil ter um dos maiores índices de biodiversidade e endemismos do planeta, a conservação ambiental continua sendo um tema pouco valorizado.

 

Sobre as estratégias para conservação ambiental, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.

 

( ) Os corredores ecológicos são fragmentos de ecossistemas que unem unidades de conservação, permitindo o fluxo gênico, a dispersão de espécies animais e vegetais e a recuperação de áreas degradadas. Os corredores ecológicos são criados por ato do Ministério do Meio Ambiente.

 

( ) O sistema nacional de unidades de conservação (SNUC) é composto pelas unidades de conservação federais, as quais são categorizadas em Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável.

 

( ) Após a criação da Unidade de Conservação (UC), deve ser elaborado um Plano de Manejo a partir do diagnóstico do meio biológico, que estabeleça as normas e restrições de uso da UC.

 

( ) Entre os tipos de uso permitidos nas Unidades de Conservação, dependendo da sua categoria, estão a pesquisa científica e educação ambiental, turismo em contato com a natureza, produção florestal, extrativismo por populações tradicionais, produção agrícola e pecuária compatibilizada com os objetivos da UC.

 

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Escolha uma das alternativas.