Simule agora a sua nota do Enem 2021 com o nosso gabarito clicando aqui.

Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

ACAFE 2014

Dentre as manifestações artísticas brasileiras do século XX, o modernismo, o tropicalismo e o cinema novo são exemplos de contribuições consistentes à cultura do país.

 

Acerca desses movimentos, analise as afirmações a seguir.

 

I - Uma das mais importantes percepções do modernismo brasileiro foi sua crítica às concepções estéticas importadas da Europa. Defendia uma arte de temas brasileiros e que retratava, entre outras coisas, pessoas comuns ao invés de grandes eventos.

 

ll - Dentre os principais expoentes do Cinema Novo, Arnaldo Jabor tornou-se inovador pelos seus documentários que faziam duras críticas aos movimentos de esquerda no país.

 

lll - O tropicalismo foi um movimento cultural inovador e complexo. Reuniu elementos da música brasileira e da poesia concretista. Gilberto Gil e Caetano Veloso foram dois de seus principais representantes na cena musical do país.

 

lV - O movimento modernista através de Heitor Villa Lobos trouxe sofisticadas construções melódicas e harmônicas à música brasileira.

 

V - O Cinema Novo destacava-se também por uma contradição: o compromisso com temas políticos de enfrentamento da ditadura e a influência temática do cinema hollywoodiano.

 

Todasas afirmações corretasestão em:

Escolha uma das alternativas.