Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

ACAFE 2014

Em 2014 completou um século do início da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Este evento provocou profundas transformações políticas, econômicas e militares na Europa. O resplendor da “Belle Époque” contrastava com o horror da destruição e de milhões de mortes.

 

Considere o contexto que gerou e deflagrou a “Grande Guerra” e os anos que se seguiram ao conflito e analise as afirmações a seguir.

 

I - As políticas nacionalistas dos países europeus contribuíam para acelerar os antagonismos. O pan-eslavismo foi decisivo no posicionamento russo pró Sérvia na questão balcânica que resultou na morte do arquiduque Francisco Ferdinando.

 

ll - Na fase inicial da guerra, embora se mantendo neutros, os Estados Unidos da América (EUA) forneciam alimentos e armas para os países da Entente.

 

lll - A Guerra de Trincheiras teve como palco principal o território alemão. Na Batalha do Marne a cidade de Berlim chegou a ser sitiada pelas tropas francesas. Chegava ao fim o “mito” da invencibilidade alemã.

 

lV - Com a ascensão de um governo socialista, a Rússia alia-se ao Império Austro-Húngaro na formação de Frente Oriental e com o Exército Vermelho tem decisiva participação nas últimas batalhas da Primeira Guerra.

 

V -Nesta guerra, a Alemanha contou com a participação decisiva da Itália ao seu lado, até o fim do conflito (1918). Um fator determinante para a derrota alemã foi a aliança que o Império Turco Otomano fez com os belgas, obrigando o exército alemão a lutar em duas frentes (Ocidental e Oriental).

 

Assinale a alternativa correta.

Escolha uma das alternativas.