Tenha acesso completo ao Stoodi

Plano de estudos, correção de redação, todas as aulas e muito mais!

Exercícios de História

Listagem de exercícios

ACAFE 2014

Em 2014 completou um século do início da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Este evento provocou profundas transformações políticas, econômicas e militares na Europa. O resplendor da “Belle Époque” contrastava com o horror da destruição e de milhões de mortes.

 

Considere o contexto que gerou e deflagrou a “Grande Guerra” e os anos que se seguiram ao conflito e analise as afirmações a seguir.

 

I - As políticas nacionalistas dos países europeus contribuíam para acelerar os antagonismos. O pan-eslavismo foi decisivo no posicionamento russo pró Sérvia na questão balcânica que resultou na morte do arquiduque Francisco Ferdinando.

 

ll - Na fase inicial da guerra, embora se mantendo neutros, os Estados Unidos da América (EUA) forneciam alimentos e armas para os países da Entente.

 

lll - A Guerra de Trincheiras teve como palco principal o território alemão. Na Batalha do Marne a cidade de Berlim chegou a ser sitiada pelas tropas francesas. Chegava ao fim o “mito” da invencibilidade alemã.

 

lV - Com a ascensão de um governo socialista, a Rússia alia-se ao Império Austro-Húngaro na formação de Frente Oriental e com o Exército Vermelho tem decisiva participação nas últimas batalhas da Primeira Guerra.

 

V -Nesta guerra, a Alemanha contou com a participação decisiva da Itália ao seu lado, até o fim do conflito (1918). Um fator determinante para a derrota alemã foi a aliança que o Império Turco Otomano fez com os belgas, obrigando o exército alemão a lutar em duas frentes (Ocidental e Oriental).

 

Assinale a alternativa correta.

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login