Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

ACAFE 2016

Acerca das principais proposições e afirmações dos movimentos fascistas no passado, e que tem retornado recentemente, analise as afirmações a seguir.

 

I. Uma das principais proposições fascistas era o uso indiscriminado da violência contra opositores, fossem eles, socialistas, liberais, social-democratas ou qualquer movimento organizado de oposição.

II. Os fascistas em geral provinham de setores tradicionais das elites europeias. Muitos tinham origem aristocrata e defendiam propostas monarquistas.

III. A afirmação de que a democracia era fraca e que não evitava a corrupção foi uma arma retórica muito usada pelos fascistas. Após subirem ao poder, destruíam a oposição e governavam de forma totalitária, controlando imprensa, instituições, forças armadas e polícia.

IV. A radicalização política atual em muitos países, inclusive no Brasil, faz com que muitas práticas de caráter fascista voltem a aparecer na forma de intolerância, incitação da violência e, em muitos casos, de racismo.

V. Uma das alas mais importantes do Partido Republicano dos EUA, o chamado Tea party, assumiu oficialmente discursos e símbolos de origem fascista.

 

Todas as afirmações corretas estão em:

Escolha uma das alternativas.