Banco de Exercícios

Lista de exercícios

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Barroco Europeu dos maiores vestibulares do Brasil.

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  1. 1

    UNICAMP 2011

    A arte colonial mineira seguia as proposições do Concílio de Trento (1545-1553), dando visibilidade ao catolicismo reformado. O artífice deveria representar passagens sacras. Não era, portanto, plenamente livre na definição dos traços e temas das obras. Sua função era criar, segundo os padrões da Igreja, as peças encomendadas pelas confrarias, grandes mecenas das artes em Minas Gerais. (Adaptado de Camila F. G. Santiago, “Traços europeus, cores mineiras: três pinturas coloniais inspiradas em uma gravura de Joaquim Carneiro da Silva”, em Junia Furtado (org.), Sons, formas, cores e movimentos na modernidade atlântica. Europa, América e África. São Paulo: Annablume, 2008, p. 385.)   Considerando as informações do enunciado, a arte colonial mineira pode ser definida como

  2. 2

    FUVEST

    O Estado moderno absolutista atingiu seu maior poder de atuação no século XVII. Na arte e na economia suas expressões foram respectivamente:

  3. 3

    UNICANTO

    Sobre o barroco, assinale a alternativa correta:

  4. 4

    Stoodi

    Com referência ao Barroco, todas as alternativas são corretas, exceto:

  5. 5

    UFF 2000

    Na cultura barroca do século XVII observam-se, entre outras, as características: I) Crise da vontade humana e constatação da dúvida em torno do melhor caminho para se obter a salvação. II) Presença de valores políticos que orientavam a subordinação da sociedade ao rei e efetivavam a monarquia constitucional. III) Ambiente social envolvido pelas dúvidas acerca do futuro, transformando o homem barroco em melancólico, cético e místico. A frase "Ser ou não ser, eis a questão" de William Shakespeare é mais bem interpretada pelas características:

  6. 6

    UNICANTO

    Quanto à arte do período Barroco, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso: (  ) Na pintura utilizava de uma técnica conhecida como claro e escuro. (  ) A expressão dramática e os gestos amplos são marcas da escultura barroca. (  ) O dourado é banido da escultura como uma forma de entrega dos bens materiais. (  ) É na arquitetura barroca que surgem os arcos e cúpulas. A sequência correta é:

  7. 7

    UNICANTO

    Quanto a Pintura Barroca analise itens abaixo e em seguida marque a ÚNICA alternativa CORRETA.

  8. 8

    Stoodi

    O Barroco como afirmação artística religiosa buscava se opor aos conceitos do Renascimento, principalmente a utilização do antropocentrismo e da racionalidade na produção estética. Sobre o barroco, qual das afirmativas abaixo é incorreta:

  9. 9

    UFPR

    Sobre o Barroco, pode-se afirmar que

  10. 10

    UFV 2005

    Observe a figura a seguir: A Leiteira (c.1658-1660), de Johannes Veermer, é uma das obras-primas da pintura holandesa do século XVII, que gradativamente define um estilo próprio, representando com austero realismo cenas familiares, paisagens urbanas, situações da vida cotidiana e retratos de pessoas comuns. A vida urbana e comercial é o cenário dessa nova forma de representação do mundo, que caracteriza a cristalização de uma cultura burguesa. Das características a seguir, assinale aquela que NÃO se aplica à cultura burguesa urbana da era moderna.

  11. 11

    ENEM 2009

     O que se entende por Corte do antigo regime é, em primeiro lugar, a casa de habitação dos reis de França, de suas famílias, de todas as pessoas que, de perto ou de longe, dela fazem parte. As despesas da Corte, da imensa casa dos reis, são consignadas no registro das despesas do reino da França sob a rubrica significativa de Casas Reais. ELIAS, N. A sociedade de corte. Lisboa: Estampa, 1987.   Algumas casas de habitação dos reis tiveram grande efetividade política e terminaram por se transformar em patrimônio artístico e cultural, cujo exemplo é  

  12. 12

    ENEM (LIBRAS) 2017

    A exploração dos contrastes entre o claro e o escuro é própria da arte barroca, como é o caso da obra Judite e Holoferne. O tratamento de luminosidade empregado por Caravaggio nessa obra 

  13. 13

    UFPE 2007

    O estilo barroco - que nos séculos XVII e XVIII, se destacou com a arte, de Diogo Velázquez, Rubens, Caravaggio, entre outros - pode ser considerado como:  

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