Tenha acesso completo ao Stoodi

Plano de estudos, correção de redação, todas as aulas e muito mais!

Exercícios de Biomas Terrestres e Aquáticos

Voltar para exercícios de Biologia

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Biomas Terrestres e Aquáticos dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Biologia com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. ENEM 2017
    O bioma brasileiro retratado na canção é caracterizado principalmente por
  2. 2. UERN 2015
    Sobre a caatinga, analise as afirmativas. I. Bioma que apresenta chuvas irregulares, secas prolongadas e temperaturas elevadas. II. Bioma que apresenta plantas denominadas xeromórflcas. III. Segundo maior bioma brasileiro. IV. Apresenta plantas adaptadas ao fogo, com gemas subterrâneas, troncos com grossas epidermes e sementes com germinação induzidas pelo calor. Estão corretas apenas as afirmativas
  3. 3. UECE 2015
    "O bioma Caatinga poderá passar por graves transformações que irão influenciar diretamente na agricultura e no abastecimento de água (...)'; "Nosso objetivo é conseguir um compromisso político e social para a proteção da Caatinga antes que o pior aconteça (...)'; 'A Caatinga é um dos biomas brasileiros mais ameaçados pelo uso intempestivo dos recursos naturais (...)'; 'As maiores extensões de áreas em processo de desertificação no Brasil, com perda gradual de fertilidade do solo, estão localizadas no Semiárido, local onde se encontra o bioma, resultado da combinação do cultivo inadequado da terra as variações climáticas" (Conferencistas da Rio +20, 2012). Sobre a caatinga, pode-se afirmar corretamente que é
  4. 4. UCS 2014
    Observe a imagem. É correto afirmar que
  5. 5. UNESP 2015
    As figuras apresentam a vegetação de cinco biomas brasileiros. Plantas xeromórflcas e com folhas modificadas que diminuem a evapotranspiração; plantas com rizóforos e pneumatóforos (eficientes na sustentação da planta e na captação do oxigênio); e plantas epítitas (que vivem sobre outras plantas, aumentando a eficiência na captação de luz) são típicas dos biomas identificados, respectivamente, pelos números
  6. 6. FUVEST 2002
    I. As florestas tropicais possuem maior diversidade biológica que as temperadas. II. As florestas tropicais possuem maior diversidade vegetal e menor diversidade animal que as savanas. III. As florestas temperadas possuem maior biomassa que a tundra. IV. As savanas possuem maior biomassa que as florestas tropicais. Está correto apenas o que se afirma em
  7. 7. UFRGS 2015
    Os meses que antecedem a primavera são os que apresentam mais focos de queimadas no Brasil. Os biomas Amazónia e Cerrado apresentam o maior número de focos de queimadas mensal, com 3490 casos (59%) e 1679 casos (28,3%), respectivamente. Fonte: . Acesso em: 06 set. 2014. Sobre os biomas acima citados, considere as seguintes afirmações. I. A expansão da fronteira agrícola, aliada a queima da vegetação para produção de carvão, são fatores que agravam a degradação do Cerrado. II. A vegetação do Cerrado caracteriza-se por apresentar cobertura predominante de gramíneas e árvores de grande porte com folhas grandes. III. As regiões atingidas pelas queimadas no bioma Amazônia são as florestas inundadas, denominadas de Matas de Igapó, que abrigam as árvores mais altas da floresta. Quais estão corretas?
  8. 8. ENEM 2016
    Em uma aula de biologia sobre formação vegetal brasileira, a professora destacou que, em uma região, a flora convive com condições ambientais curiosas. As características dessas plantas não estão relacionadas com a falta de água, mas com as condições do solo, que é pobre em sais minerais, ácido e rico em alumínio. Além disso, essas plantas possuem adaptações ao fogo.   As características adaptativas das plantas que correspondem à região destacada pela professora são:
  9. 9. UERN 2015
    Analise as afirmativas que descrevem algumas características de um ecossistema terrestre: - ocorre no hemisfério norte, próximo a calota polar; - os bois almiscarados estão entre os animais que representam a fauna dessa região; e, - as plantas típicas dessa região são musgos e líquens, como também gramíneas e pequenos arbustos. As afirmativas anteriores se referem ao seguinte bioma:
  10. 10. UFPEL 2007
    Os animais que vivem em zonas das marés - regiões banhadas pelas ondas - estão adaptados a permanecer fora da água duas vezes por dia, ou seja, durante as marés baixas. Muitos organismos simplesmente flutuam na água, sendo levados pelas variações da luz e temperatura. Esses constituem o ______. Outros nadam livremente, apresentando locomoção própria e sendo chamados de ______. E aqueles que vivem no fundo, onde a luz não os alcança, fixos no substrato, ou rastejando sobre ele, formam o _______. Com base no texto e em seus conhecimentos, qual a alternativa a seguir preenche corretamente as lacunas?
  11. 11. IFSP 2011
    As Angiospermas são vegetais que podem apresentar diferentes tipos de raízes que se relacionam, entre outras funções, às diferentes condições ecológicas, conforme as apresentadas na tabela a seguir.   Tipo de raiz Características Pivotante Raiz subterrânea, com eixo principal profundo e ramificações que garantem a fixação da planta no solo. Tabular Raiz suporte, em que os ramos radiculares se fundem com o caule, sendo importantes na fixação da planta. Estrangulante Raiz de plantas aéreas, que cresce em direção ao solo e pode envolver o tronco da planta hospedeira, comprometendo a circulação da seiva. Pneumatófora Raiz aérea, dotada de pequenos orifícios (pneumatódios) para processar a aeração do vegetal. Tuberosa Raiz especial, que atua como órgão de reserva vegetal. Considerando-se que um manguezal é um ecossistema típico de região litorânea, com alta concentração de matéria orgânica, baixa concentração de oxigênio, alta umidade e salinidade, espera-se que a vegetação local apresente adaptações de raízes do tipo
  12. 12. UEPA 2014
    Um convidado em um programa de televisão comentou sobre questões ambientais o seguinte: "os grandes problemas da conservação da natureza estão, na realidade, intimamente ligados aos da sobrevivência do próprio ser humano na Terra e que certos filósofos não hesitam em afirmar que a humanidade está maI encaminhada. Não nos cabe fazer julgamentos, mas de acordo com todos os biólogos, o ser humano comete um erro capital pensando poder isolar-se da natureza. Existe, já há muito tempo, um divórcio entre o ser humano e o ambiente, com seu clima e seus biomas". Adaptado de: Sônia Lopes - BIO. A caminho de uma reconciliação entre os humanos e a natureza. 2008 Quanto às palavras em destaque no texto, leia as afirmativas abaixo: I. Nas Florestas Tropicais, a vegetação é exuberante com folhas largas e perenes. II. A Tundra é um bioma que no degelo apresenta árvores que perdem as folhas no inverno. III. Nas regiões com Florestas Temperadas evidenciam-se as quatro estações do ano. IV. O Cerrado é composto basicamente de plantas herbáceas e árvores de pequeno porte. V. Há discreta variação climática e de temperatura nos diversos biomas mundiais. A alternativa que contem todas as afirmativas corretas e:
  13. 13. UDESC 2015
    Segundo o IBGE, existem seis biomas continentais brasileiros, os quais são mostrados na figura.
  14. 14. ENEM 2014
    Uma região de Cerrado possui lençol freático profundo, estação seca bem marcada, grande insolação e recorrência de incêndios naturais. Cinco espécies de árvores nativas, com as características apresentadas no quadro, foram avaliadas quanto ao seu potencial para uso em projetos de reflorestamento na região. Qual é a árvore adequada para o reflorestamento da região?
  15. 15. ENEM 2012
    Muitas espécies de plantas lenhosas são encontradas no cerrado brasileiro. Para a sobrevivência nas condições de longos períodos de seca e queimadas periódicas, próprias desse ecossistema, essas plantas desenvolveram estruturas muito peculiares. As estruturas adaptativas mais apropriadas para a sobrevivência desse grupo de plantas nas condições ambientais do referido ecossistema são:
  16. 16. ACAFE 2014
    Sobre os biomas brasileiros, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas. (   ) O Cerrado, segundo maior bioma brasileiro, se caracteriza por uma vegetação arbórea esparsa, com pequenas árvores e arbustos, muito deles com casca grossa e troncos retorcidos. Durante seis meses toma-se verdejante devido as frequentes chuvas. Nos meses restantes, toma-se pronunciadamente seco e susceptível a queimadas, as vezes espontâneas. (   ) A Caatinga ocupa cerca de 10% do território brasileiro, e é formada por plantas adaptadas ao clima seco, denominadas xeromórflcas. Essas adaptações incluem folhas transformadas em espinhos, cutículas altamente impermeáveis e caules que armazenam água. (   ) Os Manguezais são compostos por ecossistemas litorâneos, com soIo lodoso e salgado. Devido ao excesso de água, as plantas adaptadas a esses ambientes podem apresentar raízes especializadas com pneumatóforos, estruturas que crescem no interior do solo, facilitando a absorção do oxigênio. (   ) O Pantanal é a maior área continental periodicamente alagável do planeta. Com uma rica biodiversidade, é um bioma exclusivamente brasileiro, localizado nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A sequência correta, de cima para baixo, é:
  17. 17. FUVEST 2015
    Parte do solo da bacia amazônica é naturalmente pobre em nutrientes e, consequentemente, pouco apropriada para a agricultura comercial. Por outro lado, em certas porções desse território, são encontradas extensões de terra rica em carvão e nutrientes (sob a forma de compostos de fósforo e cálcio), os quais não resultaram da decomposição microbiana da vegetação. Esse tipo de solo é popularmente chamado de “terra preta”.  Dentre as hipóteses a seguir, formuladas para explicar a ocorrência da “terra preta”, a mais plausível seria a da
  18. 18. PUC-RS 2003
    Responder à questão com base no quadro adiante, que mostra algumas características (verão, inverno, precipitação anual e variação anual de temperatura) de cinco biomas terrestres do mundo. Dos biomas acima, ocorrem no Brasil apenas
  19. 19. UERR 2016
    As grandes formações de seres vivos em terra são chamadas de Biomas, estes são geralmente caracterizados e identificados por suas plantas mais abundantes. O Brasil é formado por seis biomas terrestres com características distintas. Assinale a alternativa CORRETA que contenha estes seis biomas:
  20. 20. ENEM 2013
    O manguezal é um dos mais ricos ambientes do planeta, possui uma grande concentração de vida, sustentada por nutrientes trazidos dos rios e das folhas que caem das árvores. Por causa da quantidade de sedimentos — restos de plantas e outros organismos — misturados à água salgada, o solo dos manguezais tem aparência de lama, mas dele resulta uma floresta exuberante capaz de sobreviver naquele solo lodoso e salgado. NASCIMENTO, M. S. V. Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 3 ago. 2011. Para viverem em ambiente tão peculiar, as plantas dos manguezais apresentam adaptações, tais como
  21. 21. UECE 2014
    As plantas da caatinga possuem algumas características particulares, como folhas transformadas em espinhos, cutículas altamente impermeáveis, caules suculentos, raízes profundas etc. Essa descrição se refere ao que definimos como  
  22. 22. UEPA 2016
    O termo bioma é mais abrangente do que formação vegetal, pois inclui além da fitofisionomia, fauna, características do clima, do solo e outros aspectos abióticos. Portanto, o bioma pode ser considerado como uma área do espaço geográfico caracterizada por um conjunto de ecossistemas com vegetação, solo e fisionomia típicos, no qual predomina certo clima. Adaptado de Biologia – Amabis e Martho, 2010.   Sobre o termo em destaque, no Texto, analise as afirmativas abaixo: I. Área de procriação para muitas espécies marinhas por elevada quantidade de nutrientes orgânicos. Vegetação predominante de plantas arbóreas formada por halófitas. II. Pouca água, vegetação escassa, com predominância de plantas xerófitas, que possuem diversas adaptações. Região com alto grau de insolação e grande perda de água pela transpiração. III. Ocorre em zonas temperadas e tropicais, sendo classificado em pradaria, estepe e savana, de vegetação rasteira formada por gramíneas. De clima variável, de acordo com as latitudes. Baixa quantidade de chuvas. IV. Clima de temperatura quente com média anual de 26ºC. O inverno é muito seco e as chuvas são abundantes no verão. A vegetação é ananicada porque o solo é pobre em nutrientes. Vegetação de arbustos tortuosos e pequenas árvores esparsas de raízes longas. V. O mais exuberante bioma vegetal do planeta, localizado em áreas de baixas altitudes, clima úmido e quente, com temperaturas entre 21 e 32ºC, a pluviosidade é elevada, megadiversidade e taxa de evapotranspiração elevada pelas folhas largas (latifoliadas) do vegetal. A alternativa que indica as características correspondentes aos biomas mencionados no Texto é:
  23. 23. UECE 2015
     “Os manguezais são formações florestais que ocorrem em áreas abrigadas do litoral tropical, no ponto de contato entre o continente e o mar (...). Embora sua área seja relativamente pequena, a interface entre o continente e o mar é um dos ambientes mais dinâmicos do planeta.” Sobre o mangue, é correto afirmar que
  24. 24. UPE 2014
    Leia o texto a seguir: No Egito e na Antiguidade clássica, vivia um belo e esplendoroso pássaro, de origem mítica, com uma plumagem escarlate e dourada e com um canto melodioso que encantava qualquer um. A Fênix, como era chamada, era dotada de uma capacidade extraordinária: tinha uma longevidade sem precedentes. À medida que sentia a morte se aproximar, ela mesma construía um ninho de ervas aromáticas e, com o próprio calor do corpo - cujas penas pareciam labaredas - ateava fogo a si própria e transformava-se em cinzas. Dessas cinzas, ressurgia outra ave Fênix e, assim, da mesma morte pelo fogo, surgia uma nova e promissora vida. Fonte: Conecte Bio 1 - Sônia Lopes e Sérgio Rosso. Essa lenda egípcia remete-nos a uma característica bastante peculiar de um bioma brasileiro. Assinale a alternativa que indica o bioma o qual tem o fogo, produzido naturalmente, como mecanismo de manutenção da sua biodiversidade.
  25. 25. UEPA 2017
    Como ciência pura, a ecologia procura entender os desequilíbrios, o equilíbrio e as modificações da matéria e da energia na natureza, considerando as relações existentes entre os seres vivos e o meio. Como ciência aplicada a ecologia procura descobrir como as condições essenciais para a vida podem ser mantidas atualmente, considerando o meio ambiente, os ecossistemas e os biomas. Modificado: Ecologia: o que ele é o que ela estuda. Acessado 03/04/2017. Disponível em: https://educacao.uol.com.br /disciplinas/ciencias/ecologia-1-o-que-e-ecologia-e-o-que-ela-estuda.htm?cmpid=copiaecola. Quanto as palavras em destaque no Texto, analise as afirmativas abaixo: I. A Tundra tem vegetação herbácea com muito musgo e poucos arbustos e tem clima frio e seco. II. O mutualismo é uma interação harmônica entre espécies diferentes onde apenas uma espécie é beneficiada. III. O lugar que um organismo ocupa no ecossistema é o habitat e o modo de vida desse organismo é o nicho ecológico. IV. Nos ecossistemas os produtores são o seres autótrofos que são capazes de sintetizar seus próprios alimentos. V. Na caatinga é um bioma brasileiro caracterizado por chuvas irregulares, secas prolongadas e baixas temperaturas. A alternativa que contem todas as afirmativas corretas é:
  26. 26. UECE 2015
    Os organismos aquáticos que fazem parte dos ecossistemas marinhos e de água doce são classificados em três grupos de acordo com a sua capacidade de deslocamento. Considerando essa classificação, analise as colunas abaixo e numere a Coluna II (definição) de acordo com a classificação contida na Coluna I.   Coluna I CLASSIFICAÇÃO Coluna II DEFINIÇÃO 1. Plâncton (     ) Conjunto de seres que têm um deslocamento passivo pela água, ou seja, são arrastados pelas correntes marinhas ou mesmo pelas ondas. 2. Nécton (     ) Organismos que vivem no fundo do mar e que podem ser sésseis (esponjas, algas macroscópicas, cracas, ostras, anêmona) ou locomoverem-se no substrato (siris, caranguejos, caramujos e estrelas-do-mar). 3. Bentos (     ) Seres dotados de movimento ativo e que são capazes de nadar e vencer as correntes. Os melhores exemplos são os peixes e os mamíferos aquáticos.   A sequência correta, de cima para baixo, é:
  27. 27. UECE 2008
    Algumas plantas permanecem ativas durante períodos de seca. Para tanto, tiveram que desenvolver adaptações estruturais que possibilitaram sua sobrevivência. Assinale a alternativa que contém apenas exemplos de adaptações a ambientes secos.
  28. 28. UFRGS 2013
    Assinale a alternativa correta com relação aos biomas representados.
  29. 29. UNITINS 2018
    Bioma é definido como uma área geográfica caracterizada por um conjunto de ecossistemas com vegetação, fisionomias, fauna e solo típicos, onde predomina um certo tipo de clima. Sobre os biomas, é correto afirmar:
  30. 30. UFSM 2003
    Notícia de algum jornal do futuro...   INICIA A CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO E TUBERCULOSE. O destaque da campanha de vacinação, neste ano, é a utilização de cerejas coloridas, sem sementes. Segundo a bióloga Josefa da Silva, responsável pela equipe que desenvolveu os novos frutos, técnicas especiais de cruzamento foram aplicadas em dois tipos de cerejeiras transgênicas, resultando na obtenção de plantas triploides (3n = 72), incapazes de produzir sementes. Apesar de passar por todas as etapas do ciclo reprodutivo, não há a formação de endosperma, e o processo cessa nas primeiras divisões celulares do zigoto. As novas cores (amarela, verde, roxa e branca) haviam sido obtidas, anteriormente, por mutação no gene responsável pela produção de pigmento na casca do fruto. As formas mutantes para esse loco, diz a pesquisadora, não interferem na eficiência das plantas transgênicas como produtoras de vacinas. Elas continuam apresentando, nos frutos, as substâncias que, depois de liberadas pela digestão, ligam-se á membrana plasmática dos linfócitos e sofrem endocitose, determinando o desenvolvimento da resposta imunológica. Outra inovação dessas cerejas é a resistência às moscas Anastrepha fraterculus que, nos últimos anos, estabeleceram-se como pragas importantes do cultivo de cerejas-vacina. Da mesma forma, as plantas apresentam resistência aos nematoides que atacavam a raiz principal do sistema axial desses vegetais. Com o cultivo das novas variedades de cerejas resistentes, espera-se que essas pragas mantenham-se afastadas dos pomares de vacinas, por algum tempo.   As plantações das cerejas-vacina foram feitas em uma região do sul do Brasil, cuja vegetação original foi destruída para dar lugar à agricultura. Essa vegetação se caracterizava pela predominância de plantas herbáceas da família das gramíneas, com a presença eventual de pequenos bosques de arbustos. O índice de chuvas fica entre 500 e 1000 mm por ano e a temperatura, normalmente, varia de 10 a 14°C no inverno e de 20 a 23°C no verão. Essa descrição corresponde a qual dos biomas a seguir?
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login