Exercícios de Biotecnologia e Engenharia Genética

Voltar para exercícios de Biologia

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Biotecnologia e Engenharia Genética dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Biologia com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. ENEM 2013
    Cinco casais alegavam ser os pais de um bebê. A confirmação da paternidade foi obtida pelo exame de DNA. O resultado do teste esta esquematizado na figura, em que cada casal apresenta um padrão com duas bandas de DNA (faixas, uma para cada suposto pai e outra para a suposta mãe), comparadas a do bebê. Que casal pode ser considerado como pais biológicos do bebê?
  2. 2. ENEM 2014
    Em um laboratório de genética experimental, observou-se que determinada bactéria continha um gene que conferia resistência a pragas específicas de plantas. Em vista disso, os pesquisadores procederam de acordo com a figura. Do ponto de vista biotecnológico, como a planta representada na figura é classificada?
  3. 3. ENEM 2017
    O resultado de um teste de DNA para identificar o filho de um casal, entre cinco jovens, está representado na figura. As barras escuras correspondem aos genes compartilhados. Qual dos jovens é filho do casal?
  4. 4. ENEM 2017
    Um geneticista observou que determinada plantação era sensível a um tipo de praga que atacava as flores da lavoura. Ao mesmo tempo, ele percebeu que uma erva daninha que crescia associada às plantas não era destruída. A partir de técnicas de manipulação genética, em laboratório, o gene da resistência à praga foi inserido nas plantas cultivadas, resolvendo o problema. Do ponto de vista da biotecnologia, como essa planta resultante da intervenção é classificada?
  5. 5. FATEC 2000
    Analise as informações abaixo: I. Pense na batata (ou qualquer outra planta) como uma fábrica que produz a mesma substância (proteína, amido, etc.). O catálogo com a receita para a produção dessas substâncias está no genoma, ou seja, no seu património genético. II. Suponha que você queira tomar a fábrica inexpugnável aos ataques de insetos, mas o catálogo não possui a receita para isso. Uma saída é consultar os catálogos de outras espécies. A bactéria 'Bacillus thuringiensis' (Bt) contém um gene que leva a produção de uma enzima capaz de digerir o intestino dos insetos. A engenharia genética tem ferramentas bioquímicas para tirar cópias dessas páginas do genoma. III. Agora, é preciso transferir esse gene para o genoma da batata. A biotecnologia já encontrou bactérias ou vírus capazes de fazer essa transferência, isto é, incluir o gene no genoma da batata. IV. Quando uma celula meristemática for geneticamente modificada, ela poderá se transformar numa planta adulta que produzirá a toxina Bt. V. A planta inteira ficará impregnada com a toxina. O besouro ou a lagarta que se alimentar dela morrerá, pois a toxina digere o intestino desses animais. VI. Segundo os biotecnólogos, a toxina Bt é inofensiva aos seres humanos, cujos intestinos não oferecem condições para ela se manifestar. Após a análise das informações acima, tiradas do jornal de 'Folha de S. Paulo' de 03/07/1999, assinale a alternativa correta.
  6. 6. PUC-CAMP 2000
    As técnicas de manipulação genética, utilizadas para a obtenção de seres transgênicos, permitiram a criação do primeiro produto transgênico de grande impacto na agricultura: a soja resistente a um potente herbicida, o 'round-up'. Com o uso dessa variedade, as técnicas de controle de pragas nas culturas de soja sofreram mudanças e os custos de produção diminuíram. A transferência de genes bacterianos para o genoma de uma planta amplamente cultivada e usada na alimentação animal e humana vem gerando, porém, questionamentos de cunho político, científico e filosófico. Esses questionamentos justificam-se porque
  7. 7. UFSM 2015
    Alguns grupos de pesquisa brasileiros estão investigando bactérias resistentes a íons cloreto, como Thiobacillus prosperus, para tentar compreender seu mecanismo de resistência no nível genético e, se possível, futuramente transferir genes relacionados com a resistência a íons cloreto para bactérias não resistentes usadas em biolixiviação (um tipo de biorremediação de efluentes), como Acidithiobacillus ferrooxidans. Considerando as principais técnicas utilizadas atualmente em biologia molecular e engenharia genética, a transferência de genes específicos de uma espécie de bactéria para outra deve ser feita através
  8. 8. UNICAMP 2015
    Qual das técnicas descritas no infográfico acima foi utilizada por Gregor Mendel (1822-1884) em seus experimentos?
  9. 9. FUVEST 2011
    A passagem do modo de vida caçador-coletor para um modo de vida mais sedentário aconteceu há cerca de 12 mil anos e foi causada pela domesticação de animais e de plantas. Com base nessa informação, é correto afirmar que
  10. 10. ENEM 2015
    A palavra “biotecnologia” surgiu no século XX, quando o cientista Herbert Boyer introduziu a informação responsável pela fabricação da insulina humana em uma bactéria, para que ela passasse a produzir a substância. Disponível em: www.brasil.gov.br Acesso em 28 jul 2012 (adaptado) As bactérias modificadas por Herbert Boyer passaram a produzir insulina humana porque receberam
  11. 11. UPE 2015
    A figura a seguir mostra imagens de um experimento utilizando técnicas de recombinante. Observe-a. O texto a seguir descreve as seis etapas, identificadas com algarismos romanos, do processo de produção do biopolímero, imitando teias de aranha. I. Pesquisadores da Embrapa isolaram os genes das glândulas de seda de cinco espécies de aranhas da biodiversidade brasileira. II. Por meio de analises moleculares, bioquímicas, biofísicas e mecânicas, estudaram esses genes e suas funções e construíram sequências sintéticas de para a produção de fios. III. Os genes modificados foram clonados e introduzidos no genoma de bactérias Escherichia coli, programadas para atuar como biofábricas. IV. As bactérias transgênicas Escherichia coli passaram a produzir, em larga escala, as proteínas recombinantes, que formam os fios das aranhas. V. O passo seguinte consistiu na extração das proteínas. Para isso, a massa de bactérias foi diluída em meio líquido e purificada para a separação das proteínas do restante do material. VI. Com o auxílio de uma seringa, que imita o órgão das aranhas responsavel pela fabricação do flo, eles utilizaram as proteínas para produzir os fios sintéticos em laboratório. Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2014/02/12/teias-de-Iaboratorio. Adaptado Sobre isso, correlacione as etapas citadas no texto com as figuras enumeradas acima e assinale a alternativa que indica a CORRETA correspondência.
  12. 12. UNIFOR 2014
    Leia o texto abaixo: "Nasceu no dia 27 de março de 2014, na Universidade de Fortaleza - Unifor, a primeira cabra clonada e transgênica da América Latina. Chamada pelos cientistas de Gluca, ela possui uma modificação genética que devera' fazer com que ela produza em seu leite uma proteina humana chamada glucocerebrosidase, usada no tratamento da doença de Gaucher. Trata-se de uma doença genética relativamente rara, porém extremamente custosa para o sistema público de saúde. Segundo informações levantadas pelos pesquisadores, o Ministério da Saúde gasta entre RS 180 milhões e RS 250 milhões por ano com a importação de tratamentos para pouco mais de 600 pacientes com Gaucher no Brasil. As drogas importadas são baseadas em proteinas produzidas in vitro, cultivadas em células transgênicas de hamster ou cenoura. A proposta da pesquisa brasileira é produzir a glucocerebrosidase no País, no leite de cabras transgênicas, a custos muito inferiores ao da produção em células em cultura." Texto adaptado do Jornal O Estado de São Paulo, 14/04/2014. Baseando-se em alguns conceitos citados pelo texto, como transgênicos e clonagem, marque a alternativa CORRETA.
  13. 13. UNESP 2012
    Considere o cartum De maneira bem humorada e com certo exagero, a figura faz referência aos
  14. 14. UFPR 2017
    Atualmente é possível comprar e criar os chamados GloFish, peixes transgênicos que se tornam fluorescentes quando expostos à luz ultravioleta. Para conferir a fluorescência, pesquisadores criaram peixes que produzem em suas células a proteína GFP (proteína verde fluorescente, na sigla em inglês), presente naturalmente em medusas e que pode ser detectada sob luz ultravioleta. Considerando a tecnologia para obtenção de transgênicos, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas: (     ) Os peixes GloFish são chamados transgênicos porque possuem em seu genoma um segmento de DNA de medusa. (     ) O gene que codifica a GFP foi inserido nas células somáticas, mas não nas gaméticas dos peixes GloFish. (     ) As células fluorescentes dos GloFish produzem RNA mensageiro, que, por meio da tradução, origina a proteína GFP (     ) Os peixes GloFish foram produzidos pela introdução de um núcleo extraído de uma célula de medusa em uma célula de peixe cujo núcleo tinha sido anteriormente removido. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
  15. 15. UFPA 2016
    Plantas transgênicas podem ser produzidas com a utilização da técnica de DNA recombinante. Assim, uma variedade de arroz pode ser produzida a partir da manipulação do arroz original, com a transfecção, para este, do DNA de interesse (a fim de produzir, por exemplo, betacaroteno, o precursor da vitamina A) retirado de outro organismo de espécie diferente. O arroz transgênico golden rice passará a manifestar a presença de betacaroteno porque:
  16. 16. ENEM 2017
    A reação em cadeia da polimerase (PCR, na sigla em inglês) é uma técnica de biologia molecular que permite replicação in vitro do DNA de forma rápida. Essa técnica surgiu na decada de 1980 e permitiu avanços científicos em todas as áreas de investigação genômica. A dupla hélice é estabilizada por ligações hidrogênio, duas entre as bases adenina (A) e timina (T) e três entre as bases guanina (G) e citosina (C). Inicialmente, para que o DNA possa ser replicado, a dupla hélice precisa ser totalmente desnaturada (desenrolada) pelo aumento da temperatura, quando são desfeitas as ligações hidrogênio entre as diferentes bases nitrogenadas. Qual dos segmentos de DNA será o primeiro a desnaturar totalmente durante o aumento da temperatura na reaçao de PCR?
  17. 17. UFRGS 2004
    Em relação à domesticação de plantas e animais pelo homem, considere as seguintes afirmações. I - Vários atributos selecionados pelo homem são condicionados por genes que interagem com fatores ambientais. II - Frequentemente, linhagens com genes na condição heterozigota são superiores às linhagens predominantemente homozigotas. III - A endogamia, isto é, o cruzamento entre uns poucos indivíduos com caracteres selecionados, produz descendência com grande variabilidade genética. IV - Linhagens com pouca variabilidade genética apresentam reduzida capacidade de adaptação a alterações ambientais. Quais estão corretas?
  18. 18. ENEM 2017
    A terapia celular tem sido amplamente divulgada como revolucionária por permitir a regeneração de tecidos a partir de células novas. Entretanto, a técnica de se introduzirem novas células em um tecido, para o tratamento de enfermidades em indivíduos, já era aplicada rotineiramente em hospitais. A que técnica refere-se o texto?
  19. 19. PUC-MG 2007
    BIÓLOGO MAPEIA GENES DO CORDÃO UMBILICAL. Um jovem biólogo de São Paulo descobriu porque as células-tronco do cordão umbilical são mais eficientes em transplantes do que as da medula óssea. Ele encontrou um grupo de genes que seguem um mesmo mecanismo e são mais ativos em células do cordão. Ele deseja descobrir maneiras de manipular os genes para obter melhores resultados terapêuticos ou estimular a formação artificial de tecidos. Fonte: 'O Estado de São Paulo', 14/02/2006 Sobre esse assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.
  20. 20. ENEM 2012
    O milho transgênico é produzido a partir da manipulação do milho original, com a transferência, para este, de um gene de interesse retirado de outro organismo de espécie diferente. A característica de interesse será manifestada em decorrência
  21. 21. UFES 2000
    Desde que a criação da ovelha "Dolly" foi anunciada há dois anos, cientistas de todo o planeta prometem empreender uma verdadeira reforma genética na natureza. Querem usar a clonagem para salvar pandas em extinção, criar animais com órgãos humanos e produzir bichos que funcionem como farmácias ambulantes. Veja, 4/8/1999 Agricultores britânicos que produzem alimentos transgênicos preveem novos conflitos com ambientalistas, uma vez que o governo britânico divulgou ontem o anúncio, pela lntemet, de locais das novas plantações. O uso da técnica tem criado receio entre a população, que teme pelos danos ao meio ambiente e a saúde. Alguns manifestantes, como forma de protesto, estão destruindo as plantações de transgênicos do pais. O Estado de São Paulo, 17/8/99. Tendo em vista as vantagens e limitações das técnicas comentadas nos textos acima, considere as seguintes afirmativas: I - Os cientistas ainda precisam compreender melhor os mecanismos de controle de diferenciação celular, para um maior aproveitamento dessas técnicas. II - Os estudos de clonagem podem ser proveitosos para o estabelecimento de relações filogenéticas entre os organismos fósseis e os atuais. III - A introdução de um material genético exógeno (transgene) em organismo vivos pode determinar um risco ecológico, ainda não totalmente avaliado. IV - A clonagem poderá auxiliar no esclarecimento dos mecanismos de envelhecimento e morte celular. São corretas
  22. 22. FMP 2017
    Há 20 anos, em julho de 1996, nascia a ovelha Dolly, o primeiro mamífero clonado por transferência nuclear de células somáticas (TNCS). O núcleo utilizado no processo de clonagem da ovelha Dolly foi oriundo de uma célula diploide de uma ovelha chamada Bellinda, da raça Finn Dorset. Uma outra ovelha, denominada Fluffy, da raça Scottish Blackface, foi doadora do óvulo que, após o processo de enucleação, foi usado para receber este núcleo. Uma terceira ovelha, Lassie, da raça Scottish Blackface foi quem gestou a ovelha Dolly. O DNA mitocondrial da ovelha Dolly é proveniente da(s) ovelha(s).
  23. 23. PUCCAMP 2005
    Duas doenças não infecciosas que preocupam o homem moderno são a diabetes e o mal de Alzheimer. Enquanto a cura de diabetes está sendo pesquisada através da engenharia genética, testes de laboratório utilizando a melatonina indicaram bons resultados para controlar o mal de Alzheimer. A identificação de genes responsáveis por diversas doenças, como a diabetes, por exemplo, pode possibilitar, no futuro, o uso da terapia gênica. Essa técnica tem por objetivo "corrigir o efeito da mutação"
  24. 24. ENEM 2012
    Não é de hoje que o homem cria, artificialmente, variedades de peixes por meio da hibridação. Esta é uma técnica muito usada pelos cientistas e pelos piscicultores porque os híbridos resultantes, em geral, apresentam maior valor comercial do que a média de ambas as espécies parentais, além de reduzir a sobrepesca no ambiente natural. Terra da Gente, ano 4, n. 47, mar. 2008 (adaptado). Sem controle, esses animais podem invadir rios e lagos naturais, se reproduzir e
  25. 25. UNIFESP 2007
    O mapeamento de toda a sequência de nucIeotídeos existente nos 23 pares de cromossomos humanos
  26. 26. UEFS 2016
     Os transgênicos, ou organismos geneticamente modificados (OGM), são produtos de cruzamentos que jamais aconteceriam na natureza, como, por exemplo, arroz com bactéria. Por meio de um ramo de pesquisa relativamente novo (a engenharia genética), fabricantes de agroquímicos criam sementes resistentes a seus próprios agrotóxicos, ou mesmo sementes que produzem plantas inseticidas. As empresas ganham com isso, mas nós pagamos um preço alto: riscos à saúde e ao ambiente onde se vive. Disponível em:.Acesso em: 27 jan. 2015. Considerando-se as informações do texto e com base nos conhecimentos a respeito do tema, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas. (     ) O OGM tem seu código genético diferente de um organismo normal, não transgênico. (     ) A formação de um transgênico é possível por conta da universalidade do código genético. (     ) A manipulação de um transgênico imprescinde de uma discussão ética a respeito das consequências ao ser humano. (     ) A composição química do gene do doador é diferente daquela observada no material genético do futuro OGM. A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
  27. 27. UNESP 2013
    Leia a placa informativa presente em uma churrascaria. Porcos e javalis são subespécies de uma mesma espécie, Sus scrofa. A referência ao número de cromossomos justifica-se pelo fato de que são considerados javalis puros apenas os indivíduos com 36 cromossomos. Os porcos domésticos possuem 38 cromossomos e podem cruzar com javalis. Desse modo, é correto afirmar que:
  28. 28. UFRGS 2001
    O que se imaginava impossível acabou acontecendo antes do prazo previsto: após a elucidação da sequência de DNA de vários organismos, no ano 2000, foi anunciado o sequenciamento do genoma humano. Com relação à organização genômica, considere as seguintes afirmações. I - O genoma humano contém uma grande percentagem de sequências de DNA que não codificam genes. Por isso, quando o sequenciamento é realizado a partir de RNA mensageiro, identifica-se mais facilmente um gene. II - O genoma humano tem organização diferente da organização do genoma da bactéria 'XyIIeIa fastidiosa', causadora da praga do amarelinho nos laranjais, recentemente sequenciado no Brasil. III - A expressão dos genes humanos depende da presença, ou ausência, de cada gene no DNA de células diferenciadas. Quais estão corretas?
  29. 29. PUCCAMP 2017
    Leia atentamente a afirmação abaixo, sobre produtos transgênicos: Alimentos transgênicos são alimentos geneticamente modificados com alteração do código genético. A afirmação é
  30. 30. UERR 2016
    As descobertas de que a informação genética pode ser transferida de célula para célula e que genes “estranhos” podem operar em diversas células hospedeiras fomentou diferentes estudos que visam o melhoramento genético. De qualquer modo, um organismo que recebe genes de outra espécie é definido como? Assinale a alternativa CORRETA.
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login