Exercícios de Ciclo Celular e Divisão Celular

Voltar para exercícios de Biologia

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Ciclo Celular e Divisão Celular dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Biologia com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. UFU 2010
    O ciclo celular é um processo fisiológico que acontece todos os dias na dinâmica de funcionamento do corpo humano. Seja na reparação, formação ou renovação de tecidos, ou ainda na formação de gametas, a atividade celular é intensa. Neste processo, são eventos do ciclo celular. I - Condensação máxima dos cromossomos. II - Reorganização do nucléolo. III - Duplicação dos cromossomos. IV - Separação das cromátides-irmãs. Os eventos acima citados correspondem, respectivamente, a:
  2. 2. PUC-SP 2010
    Nos seres vivos ocorrem dois processos de divisão celular, mitose e meiose. Qual das alternativas a seguir apresenta uma situação na qual ocorre meiose?
  3. 3. IFSUL 2015
    (Adaptado) Todas as células vegetais e animais apresentam um processo de reprodução chamado de mitose e outro processo de reprodução chamado de meiose. Esses processos diferenciam-se quanto ao tipo de células envolvidas, tais como células epiteliais, musculares, gametas, etc. A afirmativa que relata corretamente o processo que envolve a formação das últimas células referidas acima é a que propõe que uma célula
  4. 4. UFPA 2016
    O gráfico a seguir representa variações na quantidade de DNA ao longo do ciclo de vida de uma célula. (  unidade arbitrária de DNA por célula). Sobre esse ciclo vital de uma célula, representado no gráfico, é correto afirmar:
  5. 5. UECE 2014
    Considere os eventos abaixo, que podem ocorrer na mitose ou na meiose. I. Emparelhamento dos cromossomos homólogos duplicados. II. Alinhamento dos cromossomos no plano equatorial da célula. III. Permutação de segmentos entre cromossomos homólogos. IV. Divisão dos centrômeros, resultando na separação das cromátides irmãs. No processo de multiplicação celular para reparação de tecidos, os eventos relacionados à distribuição equitativa do material genético entre as células resultantes estão contidos somente em
  6. 6. UFU 2015
    O gráfico a seguir mostra variações da quantidade de DNA por núcleo durante o ciclo celular de uma célula animal. Em qual dos períodos encontramos o cromossomo constituído por duas cromátides-irmãs, cada uma contendo uma molécula de DNA, e a ocorrência da migração das cromátides-irmãs para os polos da célula, respectivamente?
  7. 7. FUVEST 2012
    Considere os eventos abaixo, que podem ocorrer na mitose ou na meiose: I. Emparelhamento dos cromossomos homólogos duplicados. II. Alinhamento dos cromossomos no plano equatorial da célula. III. Permutação de segmentos entre cromossomos homólogos. IV. Divisão dos centrômeros resultando na separação das cromátides irmãs. No processo de multiplicação celular para reparação de tecidos, os eventos relacionados à distribuição equitativa do material genético entre as células resultantes estão indicados em
  8. 8. PUC-RJ 2015
    Considere as afirmações relativas à mitose. I. O nucléolo começa a desaparecer na prófase. II. Os núcleos filhos são geneticamente idênticos ao núcleo dos pais. III. As cromátides irmãs se separam no início da anáfase. IV. Cromossomos homólogos fazem sinapse na prófase. V. Um único núcleo dá origem a dois núcleos-filhos idênticos. Estão corretas:
  9. 9. UDESC 2015
    As células em geral são estimuladas a se dividirem quando atingem um determinado tamanho, assim como por substâncias denominadas de fatores de crescimento celular, passando pelo chamado Ciclo Celular, que é subdivido em três fases: G1 – S – G2. Analise as proposições em relação ao ciclo celular, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa. I. Na fase S ocorre a duplicação do DNA. II. Na fase G2 ocorre o pareamento dos cromossomos homólogos. III. Na fase G1 todo o DNA está altamente condensado. IV. Na fase S só ocorre em células que entram em mitose. V. Na fase G1 e na G2 as células apresentam a mesma quantidade de DNA. Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
  10. 10. UEPA 2015
    O crescimento populacional humano é produto da reprodução sem controle, que agrava os problemas de superpopulação mundial. Por outro lado, a reprodução nos organismos unicelulares ocorre por divisão celular, enquanto que nos organismos multicelulares esse processo é responsável pelo crescimento e reparo de tecidos. Sobre o processo em destaque, analise as afirmativas abaixo. I. A prófase I da meiose I possui cinco subfases: leptóteno, zigóteno, paquíteno, diplóteno e diacinese. II. Na telófase os cromossomos começam a se desespiralizar e adquirem a forma de fita. III. Na anáfase ocorre a separação das cromátides. IV. Na meiose I, a metáfase I se caracteriza pelo alinhamento dos pares homólogos na placa equatorial. V. O produto da meiose são quatro células haploides. A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
  11. 11. UERJ 2016
    A reprodução em animais do sexo masculino envolve uma série de divisões celulares, que produzem espermatócitos primários e secundários como etapas intermediárias para a produção dos gametas masculinos. Considere um macho adulto diploide que apresenta 28 cromossomos em suas células somáticas. Nesse caso, seus espermatócitos primários e seus espermatócitos secundários devem conter, respectivamente, os seguintes números de cromossomos:
  12. 12. UERN 2013
    O organismo humano é formado por dois tipos de células: as diploides ou somáticas, conhecidas por formarem todas as células do corpo humano, e as haploides ou gametas, que são células sexuais e apresentam metade do número de cromossomos. A maioria dessas células está sempre se renovando, gerando novas células pelos processos de mitose e meiose. O esquema a seguir representa as fases da reprodução celular.     Observe as figuras e analise as afirmativas a seguir.   I. A anáfase I da meiose e a telófase da mitose estão representadas pelas figuras 4 e 2, respectivamente. II. As figuras 2 e 3 representam a telófase I da meiose e a metáfase da mitose. III. Durante a fase representada pela figura 2, ocorre o desaparecimento da carioteca, e o material do núcleo mistura-se ao citoplasma. IV. A figura 3 corresponde a metáfase I da meiose, em que os cromossomos se alinham na região equatorial da célula. V. Durante a fase da figura 1, em que os cromossomos tornam-se mais curtos e mais espessos, o processo e chamado condensação.   Estão corretas apenas as afirmativas
  13. 13. IMED 2016
    Suponha que uma determinada espécie de tartaruga possua 550 cromossomos no núcleo de uma célula do coração. Podemos supor, então, que quando essa célula entrar em mitose, serão geradas _____ células __________ que apresentam _____ cromossomos cada. Já, caso uma célula do sistema reprodutor dessa tartaruga realize meiose, esse processo gerará células __________ com _____ cromossomos.   Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
  14. 14. FUVEST 2011
    A figura abaixo representa uma célula diploide e as células resultantes de sua divisão. Nesse processo,
  15. 15. PUC-PR 2015
    Sobre a divisão celular, considerando a prófase I da Meiose I, é CORRETO dizer que:
  16. 16. UDESC 2015
    A figura representa, de maneira resumida, as fases da Interfase (G1; S e G2) e de Divisão (M) do ciclo de vida de uma célula, o chamado ciclo celular. Em relação ao ciclo celular, assinale a alternativa correta.
  17. 17. FGV 2015
    As figuras ilustram o processo de crossing-over, que ocorre na prófase I da meiose. O aumento da variabilidade genética, gerada por esse processo, ocorre em função da permuta de 
  18. 18. ALBERT EINSTEIN 2016
    O gráfico abaixo refere-se ao processo de divisão celular que ocorre durante a espermatogênese humana: Nesse processo de divisão ocorre
  19. 19. UNIFESP 2009
    Analise o diagrama. Indique a alternativa que identifica corretamente os conceitos correspondentes a 1, 2, 3 e 4.
  20. 20. UEPB 2012
    Leia atentamente as proposições abaixo acerca do ciclo celular e, em seguida, assinale a alternativa correta.
  21. 21. FUVEST 1995
    A figura a seguir representa varias células em diferentes estágios do ciclo de vida. A duplicação do material genético e o rompimento dos centrômeros ocorrem, respectivamente, em:
  22. 22. FUVEST 2018
    Células de embrião de drosófila (2n=8), que estavam em divisão, foram tratadas com uma substância que inibe a formação do fuso, impedindo que a divisão celular prossiga. Após esse tratamento, quantos cromossomos e quantas cromátides, respectivamente, cada célula terá?
  23. 23. ENEM CANCELADO 2009
    Quando adquirimos frutas no comércio, observamos com mais frequência frutas sem ou com poucas sementes. Essas frutas têm grande apelo comercial e são preferidas por uma parcela cada vez maior da população. Em plantas que normalmente são diploides, isto é, apresentam dois cromossomos de cada par, uma das maneiras de produzir frutas sem sementes é gerar plantas com uma ploidia diferente de dois, geralmente triploide. Uma das técnicas de produção dessas plantas triploides é a geração de uma planta tetraploide (com 4 conjuntos de cromossomos), que produz gametas diploides e promove a reprodução dessa planta com uma planta diploide normal. A planta triploide oriunda desse cruzamento apresentará uma grande dificuldade de gerar gametas viáveis, pois como a segregação dos cromossomos homólogos na meiose I é aleatória e independente, espera-se que
  24. 24. CEFET-SC 2010
    Analisando o processo de gametogênese em mamíferos, é correto afirmar que:
  25. 25. UESC 2011
    A imagem representa a variação da quantidade de DNA ao longo do ciclo celular de uma célula eucariótica. Em relação aos eventos que caracterizam as mudanças observadas na imagem, pode-se afirmar:  
  26. 26. ENEM 2017
    Para estudar os cromossomos, é preciso observá-los no momento em que se encontram no ponto máximo de sua condensação. A imagem corresponde ao tecido da raiz de cebola, visto ao microscópio, e cada número marca uma das diferentes etapas do ciclo celular. Qual número corresponde à melhor etapa para que esse estudo seja possível?
  27. 27. FAMERP 2018
    A figura representa uma célula em uma das fases de certa divisão celular. Supondo que essa divisão celular se concretize, gerando células-filhas, pode-se afirmar que
  28. 28. PUC-MG 2015
    As figuras representam três diferentes fases ou etapas (A, B e C) de possíveis divisões celulares. É INCORRETO afirmar que:
  29. 29. UEL 2015
    Leia o texto a seguir. Quando se fala em divisão celular, não valem as regras matemáticas: para uma célula dividir significa duplicar. A célula se divide ao meio, mas antes duplica o programa genético localizado em seus cromossomos. Isso permite que cada uma das células-filhas reconstitua tudo o que foi dividido no processo. AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia. v.1. São Paulo: Moderna, 1994. p.203. Considerando uma célula haploide com 8 cromossomos (n = 8), assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a constituição cromossômica dessa célula em divisão na fase de metáfase da mitose.
  30. 30. FUVEST 2014
    A sequência de fotografias abaixo mostra uma célula em interfase e outras em etapas da mitose, até a formação de novas células. Considerando que o conjunto haploide de cromossomos corresponde à quantidade N de DNA, a quantidade de DNA das células indicadas pelos números 1, 2, 3 e 4 é, respectivamente,
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login