Exercícios de Classificação dos Seres Vivos

Voltar para exercícios de Biologia

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Classificação dos Seres Vivos dos maiores vestibulares do Brasil.

1. 1. UFG 2012
    Leia a tirinha a seguir. Para nomear cientificamente seus insetos de acordo com o sistema binominal de nomenclatura estabeIecido por Lineu, Calvin deverá utilizar primeiro um epíteto:
  2. 2. UPE 2013
    Uma aranha denominada Aranha-azul ou Tarântula-azul foi descoberta em 2011 por pesquisadores brasileiros e esta entre as dez maiores descobertas, segundo a lista produzida anualmente pelo Instituto Internacional de Exploração das Espécies da Universidade do Estado do Arizona. Para que ela fosse catalogada como uma nova espécie. os cientistas analisaram suas características e classificaram a espécie com um nome científico, de acordo com a nomenclatura binomial. Marque a alternativa que apresenta o nome científlco escrito CORRETAMENTE.
  3. 3. UFSM 2013
    “Camarão” é o nome usado popularmente para designar muitos tipos de crustáceos aquáticos, como — camarão-cinza (nome científico: Litopennaeus vannamei); — camarão-branco (nome científico: Litopennaeus schmitti); — camarão-de-água-doce (nome científico: Cryphiops brasiliensis). Fonte: AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R... Fundamentos da Biologia Moderna. Volume único. 4 ed. São Paulo: Moderna, 2006. p. 238. Com relação aos camarões exemplificados no texto, pode-se afirmar que I. estão classificados em dois Filos diferentes. II. são três espécies de um mesmo gênero. III. representam três espécies diferentes. Está(ão) correta(s)
  4. 4. UCS 2012
    Analisando um organismo em laboratório, um biólogo constatou nele as seguintes características: — organismo multicelular com tecidos verdadeiros; — ausência de clorofila; — obtenção de alimento por ingestão; — organismo heterotrófico. O organismo analisado pertence a qual dos seguintes reinos?
  5. 5. UNESP 2003
    No ano de 1500, os portugueses já se referiam ao Brasil como a 'Terra dos Papagaios', incluindo nessa designação os papagaios, araras e periquitos. Estas aves pertencem a uma mesma família da ordem Psittaciformes. Dentre elas, pode-se citar: O grupo de aves relacionadas compreende :
  6. 6. UFES 1996
    Em um trabalho de pesquisa, foram classiflcados dois mosquitos como sendo: 'Aedes (Stegomyia) aegypti' e 'Anopheles (Myzomya) gambiae'. O grau de semelhança entre esses mosquitos permite que sejam colocados no(a) mesmo(a) :
  7. 7. UFPR 2008
    O conhecimento da biodiversidade é fundamental para sua conservação e para o uso sustentável. No entanto, a biodiversidade sobre a Terra é tão grande que, para estuda-Ia, faz-se necessário inicialmente nomeá-Ia. Os seres vivos não podem ser discutidos ou tratados de maneira científica sem que sejam denominados e descritos previamente. Os nomes científicos dão um significado universal de comunicação, uma linguagem essencial do conhecimento da biodiversidade, servindo também como um banco de dados único de informação. É inerente ao ser humano a necessidade de organização dos objetos em grupos, simplificando a informação a fim de facilitar seu entendimento. Nesse contexto se insere a classificação biológica. Considere as afirmativas a seguir, correlacionadas com o texto acima: 1. As categorias taxonômicas são, em ordem hierárquica: Reino, Filo, Família, Ordem, Classe, Gênero e Espécie. 2. Os seres vivos estão distribuídos nos seguintes reinos: Monera, Protista, Fungi, Metaphyta (Plantae) e Metazoa (Animalia). 3. A partir do texto, deduz-se que as regras de nomenclatura garantem uma única linguagem universal da informação biológica. 4. O processo de identificação de um ser vivo consiste em estabelecer uma correlação de identidade entre o exemplar objeto da identificação e aquele que já foi classificado, definindo assim seu nome científico. Assinale a alternativa correta.
  8. 8. UFV 2000
    Com relação ao nome científico do crustáceo 'Diacyclops bicuspidatus thomasi' e as regras de nomenclatura biológica, é INCORRETO afirmar que:
  9. 9. UFU 2011
    Observe a árvore filogenética adiante. Espera-se encontrar maior semelhança entre os genes de:
  10. 10. UNICAMP 2017
    O cladograma abaixo representa relações evolutivas entre membros da Superfamília Hominoidea, onde se observa que
  11. 11. UFSJ 2013
    Considere as fichas taxonómicas abaixo apresentando os táxons, sendo que sempre a linha superior refere-se a uma categoria mais abrangente que a linha inferior. Analise as afirmativas abaixo, baseando-se nas informações apresentadas nas fichas. I. Independente do hábito alimentar de cada um dos animais e embora nem todos possam ser considerados carnívoros, todos pertencem à ordem Carnivora. II. Os indivíduos 2 ,3 e 4 pertencem ao mesmo gênero, embora sejam de famílias distintas. III. Os indivíduos 3 e 4 pertencem ao mesmo gênero. Esses animais pertencem à mesma família do indivíduo 2. IV. Todos os indivíduos apresentam a mesma ordem e à mesma família, variando apenas as subfamílias. Com base nessa análise, estão CORRETAS apenas as afirmativas:
  12. 12. FATEC 2012
    A figura a seguir representa uma árvore filogenética, referente à classificação dos seres vivos em cinco reinos, bem como alguns seres vivos pertencentes a cada um desses reinos. Pensando nas características de alguns seres representados na árvore filogenética, é correto afirmar que o reino
  13. 13. UFSM 2013
  14. 14. UFPEL 2005
    Carl von Linné (1707-1778), denominado Lineu, em Português, através de sua obra 'Systema Naturae', propôs uma forma de denominar os seres vivos por intermédio do que chamou de 'unidade básica de classificação' ou ESPÉCIE. Como exemplo, a ave conhecida popularmente como quero-quero é classificada, segundo o modelo de Lineu, como 'Vanellus chilensis'. De acordo com esses conceitos, analise as afirmativas a seguir. I. O nome específico de um organismo é sempre composto de duas palavras: a primeira designa o gênero e a segunda, a espécie. II. O nome específico do quero-quero é 'chilensis' e o nome genérico é 'VaneIlus'. III. O nome específlco do quero-quero é binominal, e 'VaneIlus' é seu epíteto específlco. IV. O nome específico do quero-quero é binominal, e Chilensis, assim escrito, é seu epíteto específico. V. A espécie 'VaneIIus chilensis' inclui o gênero seguido de seu epíteto específico: 'chilensis'. Estão corretas apenas as aflrmativas
  15. 15. UNESP 2013
    Em um jogo de tabuleiro, cada jogador escolhe um rosto. O objetivo é, por meio de perguntas que serão respondidas com 'sim' ou 'não', descobrir a personagem escolhida pelo adversário. A figura apresenta as peças de uma das versões desse jogo. Um professor de biologia adaptou esse jogo para o contexto de uma aula. Nos tabuleiros e fichas, no lugar de rostos, foram inseridos animais. Os alunos foram divididos em dois grupos, o primeiro escolheu o animal A e o segundo o animal B. Os grupos fizeram as seguintes perguntas, na tentativa de descobrir o animal escolhido pelo seu oponente: Os animais A e B são, respectivamente,
  16. 16. FUVEST 2016
    Atualmente, os seres vivos são classificados em três domínios: Bacteria, Archaea e Eukarya. Todos os eucariotos estão incluídos no domínio Eukarya, e os procariotos estão distribuídos entre os domínios Bacteria e Archaea. Estudos do DNA ribossômico mostraram que os procariotos do domínio Archaea compartilham, com os eucariotos, sequências de bases nitrogenadas, que não estão presentes nos procariotos do domínio Bacteria. Esses resultados apoiam as relações evolutivas representadas na árvore
  17. 17. UERJ 1998
    A enorme diversidade das formas de vida sempre encanta aqueles que tentam descrever e classificar espécies. A taxonomia moderna não leva em consideração apenas as características do animal, mas procura correlacioná-las a outros organismos, baseando-se em estruturas hereditárias. Desse modo, à medida que se analisam as variações ocorridas na passagem do nível de ESPÉCIE para o nível do REINO, é possível observar que:
  18. 18. MACKENZIE 2003
    A respeito do esquema acima, assinale a alternativa correta.
  19. 19. ENEM 2017
    A classificação biológica proposta por Whittaker permite distinguir cinco grandes linhas evolutivas utilizando, como critérios de classificação, a organização celular e o modo de nutrição. Woese e seus colaboradores, com base na comparação das sequeências que codificam o RNA ribossômicos dos seres vivos, estabeleceram relações de ancestralidade entre os grupos e concluíram que os procariontes do reino Monera não eram um grupo coeso do ponto de vista evolutivo. Whittaker (1969) Cinco reinos Woese (1990) Três domínios   Monera Archaea Eubacteria Protista   Eukarya Fungi Plantae Animalia A diferença básica nas classifiações citadas é que a mais recente se baseia fundamentalmente em
  20. 20. PUCPR 2015
    Leia o texto abaixo publicado na revista Veja: Uma homenagem a série de livros Harry Potter, escrita pela britãnica J. K. Rowling, foi feita no mundo animal. Visitantes do Museu de História Natural de Berlim, na Alemanha, escolheram em votação o nome Ampulex dementor para uma espécie de vespa recém-descoberta. A escolha do nome foi divulgada em um artigo publicado no periódico PIos One. O nome faz referência aos 'dementadores', guardas de uma prisão de aIta segurança, temidos por serem capazes de sugar a alma de suas vítimas com um 'beijo'. O motivo da comparação é o modo como as vespas atacam suas presas: elas injetam na cabeça de outros insetos substâncias que as transformam em 'zumbis', para então leva-las ao seu ninho, onde serão devoradas. Na descrição de J. K. Rowling, uma pessoa que tem a alma sugada pelos dementadores se torna uma 'concha vazia', em 'estado vegetativo permanente'. Disponível em: . Acesso em: 28/08/2014 Considerando o termo Ampulex dementor e os seus conhecimentos sobre regras báSIcas de classmcação e nomenclatura, responda: I. Ampulex é o nome do gênero desse organismo e dementor seria o nome da espécie. II. A nomenclatura utilizada pela revista está grafada de forma incorreta, pois o binômio deveria estar destacado. III. A vespa-joia (Ampulex compressa) é do mesmo gênero do animal recém-descoberto, mas não é necessáriamente da mesma família. IV. Um dos motivos utilizados para classificá-la nesse grupo pode ter sido a presença de cefalotórax e abdômen.
  21. 21. UNITINS 2016
    Há diferenças entre a organização dos seres vivos. A partir disso, associe as colunas. A sequência correta da associação das colunas é
  22. 22. UECE 2010
    Ao longo da história, muitos sistemas para a classificação dos seres vivos foram propostos, mas até hoje essa questão continua controversa e muitos organismos ainda não se encontram colocados nos grupos mais adequados. O sistema atual de classificação utiliza o Sistema Binomial de Nomenclatura, proposto por Lineu e, segundo essa proposta, o cão doméstico (Canis familiaris), o lobo (Canis lupus) e o coiote (Canis latrans) pertencem a uma mesma categoria taxonômica. Esses animais fazem parte de um(a) mesmo(a)
  23. 23. UNIFESP 2008
    "Em uma área de transição entre a mata atlântica e o cerrado, são encontrados o pau-d'arco ('Tabebuia serratifolia'), a caixeta ('Tabebuia cassinoides') e alguns ipês ('Tabebuia aurea', 'Tabebuia alba', 'Cybistax antisyphillitica'). O cipó-de-são-joão ('Pyrostegia venusta') é também frequente naquela região". Considerando os critérios da classificação biológica, no texto são citados
  24. 24. UFAM 2017
    Qual a forma CORRETA de representação do nome científico binominal para a nossa espécie:
  25. 25. UEPA 2017
    Todos nós sabemos que nenhum ser vivo consegue viver sem o outro. Nós, humanos, por exemplo, necessitamos de alguns animais e plantas que nos servem de alimento. Entretanto, as relações entre os seres vivos não envolvem apenas a alimentação, alguns utilizam outros como abrigo ou como uma forma de locomover-se, caracterizando empoderamento. Chamamos essas interações de relações ecológicas, as quais são mantidas pelos diferentes grupos de organismos que compõem os grandes Reinos. Texto: Predação. modificado: Acesso: 13/09/2016. Disponível em: http://escolakids.uol.com.br/predacao.htm Com relação à palavra em destaque, no Texto, leia as características referentes a alguns de seus representantes e relacione a um número correspondente ao reino apresentado. (1) Vírus (2) Monera (3) Protista (4) Fungi (5) Animalia ( ) São heterótrofos, o corpo é formado por hifas e tem reprodução por esporos. ( ) Tem parede celular de peptidioglicano e podem ser decompositores ou fotossintetizantes. ( ) Cápsula proteica que envolve material genético. ( ) O citóstoma é uma estrutura de ingestão do Paramécio. ( ) Parede celular formada por quitina. ( ) Alimentação por ingestão e são multicelulares. ( ) possuem espécies que se locomovem por pseudópodes. ( ) fecundação interna ou externa com formação de mórula e blástula. ( ) reprodução através dos ciclos lítico e lisogênico. A sequência correta é:
  26. 26. PUC-PR 2009
    O palmito-juçara e o açaí têm como nomes científicos Euterpe edulis e Euterpe oleracea, respectivamente. Pode-se dizer que ambos apresentam os mesmos níveis taxonômicos, EXCETO:
  27. 27. PUCRS 2018
    Considere a matriz binária representada abaixo, na qual "0" significa ausência e "1" presença de determinadas características (c1, c2, c3, c4 e c5) em cinco espécies hipotéticas (E1, E2, E3, E4 e E5). Assinale a alternativa que mostra o cladograma que melhor representa o grau de similaridade entre as espécies E1, E2, E3, E4 e E5.
  28. 28. G1 - IFCE 2011