Exercícios de Cnidários

Voltar para exercícios de Biologia

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Cnidários dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Biologia com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. PUC-SP 1998
    Uma colônia de pólipos forma, por brotamento, pequenas medusas. Estas liberam gametas no ambiente, onde ocorre a fecundação. Do zigoto, surge uma larva ciliada, que dá origem a uma nova colônia de pólipos. A descrição anterior refere-se a um
  2. 2. UECE 1997
    Assinale a estrutura anatômica encontrada apenas nos celenterados:
  3. 3. COLNAVAL 2014
    Assinale a opção em que todas as características descritas pertencem aos Cnidários.
  4. 4. FGV 2009
    PLANTA OU ANIMAL? CONHEÇA ALGUNS DOS MISTÉRIOS DOS CERIANTOS, ESTES SERES TÃO DIFERENTES DAS DEMAIS ESPECIES MARINHAS. ("Terra da Gente", agosto de 2008) Os ceriantos são do filo Cnidaria, o mesmo das águas vivas e das anêmonas marinhas. Deste modo, é correto dizer que os ceriantos:
  5. 5. PUC-PR 2006
    Analise as proposições a seguir I. Primeiros animais da escala evolutiva a apresentarem uma cavidade digestiva. II. Formação de dois tipos morfológicos de indivíduos. III. Esqueleto formado por espículas ou por espongina. IV. Presença de células urticantes para defesa e captura da presa. V. Presença de células flageladas que realizam movimento de água no corpo do animal. São características do filo Cnidaria:
  6. 6. UERJ 2004
    A visão de uma medusa, um delicado domo transparente de cristal pulsando, sugeriu-me de forma irresistível que a vida é água organizada. Jacques Cousteau ('Vida Simples", outubro de 2003) A analogia proposta refere-se a grande proporção de água no corpo das medusas. No entanto, uma característica importante do filo ao qual pertencem é a presença de cnidócitos, células que produzem substancias urticantes. Dois animais que pertencem ao mesmo filo das medusas estão indicados em:
  7. 7. UNICAMP 2011
    TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: O vazamento de petróleo no Golfo do México, em abril de 2010, foi considerado o pior da história dos EUA. O vazamento causou o aparecimento de uma extensa mancha de óleo na superfície do oceano, ameaçando a fauna e a flora da região. Estima-se que o vazamento foi da ordem de 800 milhões de litros de petróleo em cerca de 100 dias. Os corais, espalhados por grande extensão de regiões tropicais dos oceanos e mares do globo terrestre, formam os recifes ou bancos de corais e vivem em simbiose com alguns tipos de algas. No caso do acidente no Golfo do México, o risco para os corais se deve:
  8. 8. PUC-PR 2005
    Em relação ao 'Phylum Cnidária', foram feitas as seguintes proposições: I. Os cnidários são aquáticos, diblásticos e com simetria radial, sendo encontrados em duas formas: pólipos (fixos) e medusa (livres). II. A digestão nos cnidários é extra e intracelular e não há aparelho respiratório, circulatório ou excretor e o sistema nervoso é difuso. III. Nos cnidários, a reprodução sexuada ocorre por brotamento ou estrobilização. IV. Os corais e a anêmona-do-mar são exemplos da classe dos cifozoários. Assinale a alternativa correta:
  9. 9. CESGRANRIO 1995
    No processo evolutivo foram selecionados os seres de fecundação externa que liberam uma grande quantidade de gametas para o meio ambiente. As hidras, no entanto, reproduzem-se rapidamente, embora lancem um pequeno número de gametas na água. A explicação para esse fato é que as hidras apresentam um acelerado processo de reprodução:
  10. 10. UFAL 2000
    A figura abaixo mostra o ciclo de vida de um cnidário. Resultam de processo assexuado APENAS:
  11. 11. UEL 1996
    A figura a seguir mostra o ciclo de vida da hidra. A análise da figura leva as seguintes considerações: I. A hidra reproduz-se tanto sexuada como assexuadamente. II. As larvas ciliadas têm vida livre. III. No ciclo de vida da hidra só existe a fase de pólipo. Dessas considerações, APENAS:
  12. 12. UECE 2015
    Cnidoblastos ou cnidócitos são células de defesa observadas em
  13. 13. UECE 1999
    As estruturas anatômicas cnidoblastos e coanócitos são encontradas, respectivamente, nos:
  14. 14. UECE 1996
    Os recifes são verdadeiras barreiras de depósitos calcários que se formaram ao longo dos anos em várias costas brasileiras. A constituição física dessas barreiras marinhas se deve ao acúmulo de "esqueletos" de:
  15. 15. ENEM 2014
    Os corais funcionam como termômetros, capazes de indicar, mudando de coloração, pequenas alterações na temperatura da água dos oceanos. Mas, um alerta, eles estão ficando brancos. O seu clareamento progressivo acontece pela perda de minúsculas algas, chamadas zooxantelas, que vivem dentro de seus tecidos, numa relação de mutualismo. Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 6 dez 2012 (adaptado). O desequilíbrio dessa relação faz com que os pólipos que formam os corais tenham dificuldade em
  16. 16. UFMG 1997
    As figuras adiante representam animais numerados de 1 a 4. Assinale a alternativa que contém o animal pertencente ao mesmo grupo das águas-vivas, frequentes causadoras de queimaduras em banhistas no litoral brasileiro.
  17. 17. PUC-CAMP 1999
    Considere o texto a seguir. "Os corais pétreos, ou corais verdadeiros, são os principais organismos formadores dos recifes coralíneos, comuns na região do Caribe e na Austrália. Possuem um exoesqueleto de carbonato de cálcio secretado pela epiderme do corpo, produzindo uma taça esquelética dentro da qual o organismo se aloja." O texto refere-se a
  18. 18. OBB 2016
    A importância dos corais vai muito além da sua beleza que encanta mergulhadores. É no abrigo dos recifes que um quarto dos peixes que vivem nos oceanos passam seus primeiros dias. Essa espécie de maternidade natural está sendo ameaçada por todos os lados: o aquecimento global sempre foi o principal vilão, mas um estudo recém-publicado coloca o dedo em outra ferida – e ela está lambuzada de protetor solar. (Revista Galileu, 2015. Seu protetor solar está matando os recifes de corais. Disponível em: http://revistagalileu.globo.com).   O grupo taxonômico dos animais que formam os recifes de corais é:
  19. 19. UFU 2000
    Assinale a alternativa que apresenta somente exemplos de celenterados (ou cnidários).
  20. 20. UFAM 2015
    A evolução da vida multicelular tem intrigado os biólogos evolucionistas por muito tempo. Células estando próximas e cooperando para o beneficio da “comunidade” (o organismo) vai contra os princípios básicos Darwinistas. Para deixar o quadro mais complexo, acredita-se que a multicelularidade surgiu na natureza de forma independente dezenas de vezes e moldou nosso planeta como nós o conhecemos hoje. Nas colunas a seguir se encontram vários representantes multicelulares e suas características. 1) Porifera 2) Cnidaria 3) Platyhelminthes  4) Nematoda  5) Arthropoda  6) Echinodermata    A) Celomados. Simetria bilateral na fase larval. Endoesqueleto calcáreo. Simetria radial pentâmera nos adultos. B) Celomados com corpos segmentados. Bilatérios e triploblásticos. Apêndices articulados. Exoesqueleto de quitina. C) Pseudocelomados cilíndricos, não segmentados. Sem sistema circulatório. Corpo recoberto por cutícula. Sofrem ecdise. D) São triploblásticos, acelomados e bilatérios. Corpo achatado dorsoventralmente. Possuem protonefrídeos. Geralmente são hermafroditas. E) Diploblásticos. Possuem nematocistos. Exibem alternância de gerações poliploide assexuada e medusóide sexuada. F) Filtradores sésseis. Sem tecidos verdadeiros. Possuem coanócitos. Reprodução assexuada ou sexuada.   Assinale a alternativa que correlaciona corretamente as colunas:
  21. 21. UFLA 2000
    São células de defesa dos Celenterados
  22. 22. PUC-RS
    Os primeiros animais a apresentar um sistema nervoso, embora do tipo difuso, visto que só raramente há neles concentração de células nervosas, foram os:
  23. 23. UFPR
    Relacione as características com as estruturas e assinale a alternativa correta: (1) Coanócitos (2) Células nervosas (3) Átrio (4) Mesênquima (5) Cnidoblastos (  ) Cavidade central das esponjas. (  ) Células de defesa dos celenterados. (  ) Mesogléia, abaixo da epiderme. (  ) Digestão intracelular dos poríferos. (  ) Camada média da estrutura dos poríferos.
  24. 24. FASEH 2015
    O sistema nervoso nos invertebrados, ao longo do processo evolutivo, passou por alterações morfológicas e fisiológicas que permitiram aos animais uma adaptação ao ambiente. Respectivamente, os artrópodes e celenterados possuem sistema nervoso:
  25. 25. UEL 2010
    Os efeitos do aquecimento global podem ser percebidos na região tropical dos oceanos, mais precisamente nos recifes de coral. O fenômeno é conhecido como branqueamento, que é consequência da exposição dos esqueletos calcários após a morte dos corais. Com base nos conhecimentos sobre os celenterados, considere as afirmativas a seguir: I. O aquecimento global provoca a morte de algas simbióticas, essenciais para a vida de certas espécies de coral. II. Os recifes são constituídos por grandes colônias de pólipos, que são formas sésseis de celenterados. III. As células-flama são características dos celenterados e utilizadas para defesa e captura de alimentos. IV. O sistema nervoso dos celenterados é centralizado, sendo os primeiros animais a apresentá-lo. Assinale a alternativa correta.
  26. 26. UFF 2001
    Para completar a montagem de um aquário marinho é preciso escolher representantes dos filos Cnidaria, Mollusca e Chordata. Ao selecionar-se um representante de cada filo, na ordem citada acima, pode-se optar, respectivamente, pelos seguintes animais:
  27. 27. OBB 2017
    Os cnidários são animais que podem apresentar alternância de gerações, também conhecida como metagênese. Neste processo, dois estágios de vida são encontrados; os pólipos e as medusas. Sobre o assunto, foram feitas as afirmações a seguir: I - os pólipos são normalmente sésseis e as medusas, de natação livre. II - os pólipos representam o estágio larval e as medusas, a fase adulta. III - na metagênese, os pólipos e as medusas se reproduzem de forma assexuada e sexuada, respectivamente. IV - apenas as medusas têm células urticantes, denominadas cnidócitos. Está correto o que se afirma em:
  28. 28. UFPR
    Relacione as colunas e assinale a alternativa correta:   (1) Coanócitos (2) Células nervosas (3) Átrio (4) Mesênquima (5) Cnidoblastos   ( ) Cavidade central das esponjas ( ) Células de defesa dos celenterados ( ) Mesogléia, abaixo da epiderme ( ) Digestão intracelular dos poríferos ( ) Camada média do corpo dos porífero
  29. 29. OBB 2011
    CNIDARIA - “A diversidade e a beleza dos recifes de corais destacam os antozoários entre os cnidários mais conhecidos. As “águas-vivas”, entretanto, com seus corpos gelatinosos e volumosos, despertam mais a atenção, devido à irritação que causam quando seus tentáculos tocam a pele dos banhistas e pescadores” (Haddad, 2006). Essa irritação é devido a presença de:  
  30. 30. UNISC 2009
    Clitelo, rádula e lanterna-de-aristóteles são estruturas que ocorrem, respectivamente, em
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login