Tenha acesso completo ao Stoodi

Plano de estudos, correção de redação, todas as aulas e muito mais!

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Drogas dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Biologia com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. UFF 1997
    Cigarros viram droga nos E.U.A. Washington - O presidente americano, Bill Clinton, deve anunciar amanhã, que o cigarro passa a ser considerado uma droga que vicia, de acordo com a proposta da F.D.A. (Federal Drug Administration) Trecho da reportagem - Jornal 'O Dia', de 22/08/96. Com relação ao fumo assinale a opção que encerra a afirmação INCORRETA.
  2. 2. UFC 2004
    Ao contrário da maioria das drogas, o crack não tem sua origem ligada a fins medicinais: ele já nasceu como uma droga para alterar o estado mental do usuario, tendo surgido da ...1... . Os primeiros efeitos do crack são uma euforia plena que desaparece repentinamente depois de um curto período, sendo seguida por uma grande e profunda ...2... . O uso continuado da droga pode causar ataque cardíaco e derrame cerebral, consequência do(a) considerável ...3... . Sua principal forma de consumo é a ...4... . Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto apresentado.
  3. 3. MACKENZIE 2010
    A respeito das consequências do uso do cigarro para a saúde humana, muitas pesquisas têm sido publicadas, muitas delas voltadas ao mecanismo de ação de um dos principais componentes, a nicotina, enquanto outras procuram esclarecer a população a respeito dos efeitos colaterais dos demais componentes do cigarro. A tabela a seguir mostra alguns desses componentes e seus efeitos no organismo humano. Assinale a alternativa correta:
  4. 4. G1 - IFSC 2015
    A morte do cantor Alexandre Magno Abrão, o Chorão, foi provocada por overdose de cocaína, de acordo com exame necroscópico divulgado na quinta-feira 04/04/2013. 0 laudo necroscópico do Instituto Médico Legal com o resultado do exame afirma que foram encontradas no corpo de Chorão microgramas de cocaína por mililitro de sangue. A conclusão dos peritos é de que a morte foi causada por 'intoxicação exógena devido à cocainemia'. [...] Em entrevista após o enterro de Chorão, Graziela Gonçalves, ex-mulher do cantor, indicou que a morte tinha relação com o abuso de drogas. 'Eu Iutei por ele até o final. Acabei perdendo a guerra para essa droga, que está acabando com todo mundo', declarou a estilista à época. Fonte: http://musica.uoI.com.br/ noticias/ redacao/ 201 3/04/04/ morte-de-chorao-foi -causada-por-overdose-de-cocaina-diz-Iaudohtm. Acesso: 13 ago. 2014. Droga é um nome genérico dado a todo o tipo de substância natural ou não, que ao ser Introduzida no organismo provoca mudanças físicas ou psíquicas. Em relação as drogas, assinale a alternativa CORRETA.
  5. 5. UCS 2012
    Um dos problemas que refletem as desigualdades sociais é o consumo de substâncias que levam à dependência química. A Organização Mundial da Saúde reconhece a dependência química como doença. E uma verdadeira epidemia que vem se alastrando pela sociedade mundial e apresenta-se como uma questão político-social. Ainda não são conhecidas, exatamente, as quantidades de drogas 'lícitas' e 'ilícitas' efetivamente consumidas no Brasil. Os usuários de cocaína estão espalhados por todas as classes sociais, e o baixo custo do crack propicia que pessoas de classes menos favorecidas também tenham acesso a ele. Um levantamento realizado em 2010 pelo Instituto de Medicina Legal (IML-DF) mostrou que 63% das vítimas de assassinatos consumiram drogas, por via oral ou intravenosa. Nesse estudo, foi constatado que as vítimas eram jovens de 15 a 22 anos, o que mostra o poder de destruição dessas substâncias. (DANTAS, G. F. de. Em nome dos direitos dos dependentes químicos. Disponível em: . Acesso em 14 abr. 2012 - Texto adaptado. SOBREIRA, C. Droga, o alimento da violência. Disponível em: Acesso em: 16 abr. 2012 - Texto adaptado> Analise as afirmações a seguir, sobre o problema da drogadição, e assinale a alternativa correta.
  6. 6. UECE 2009
    Embora o termo Lei Seca tenha sido originariamente utilizado nos Estados Unidos em 1920, no Brasil, em 19 dejunho de 2008, foi aprovada a Lei 11.705 que modifica o Código de Trãnsito Brasileiro, a qual foi apelidada de 'lei seca'. Essa determinação proíbe o consumo da quantidade de bebida alcoólica superior a 0,1 mg de álcool por litro de ar expelido no exame do bafômetro (ou 2 dg de álcool por litro de sangue) por condutores de veículos, ficando o condutor transgressor sujeito a pena de multa, a suspensão da carteira de habilitação por 12 meses e, até, a pena de detenção, dependendo da concentração de álcool por litro de sangue. Com relação ao metabolismo do álcool pelo organismo humano, é correto afirmar que
  7. 7. G1 - CPS 2006
    Embora constitua um grave problema social, durante o Carnaval há um aumento de consumo de drogas tanto lícitas como ilícitas. São drogas lícitas e ilícitas, no Brasil, respectivamente,
  8. 8. UFPR 2014
    A exposição da mãe à nicotina durante a gravidez pode levar ao retardo do crescimento do feto, maior incidência de abortos e morte na infância, isso ocorre porque a nicotina causa constrição dos vasos sanguíneos uterinos, levando ao baixo suprimento de oxigênio e nutrientes para o feto. (Moore, K.; Persaud, T.V.N. Embriologia Básica. 7a Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008) Nesses casos, o feto recebe menos oxigênio e nutrientes porque
  9. 9. PUC-MG 1997
    São doenças que podem ser provocadas ou agravadas pelo tabagismo, EXCETO:
  10. 10. UEPA 2012
    "Comemore com Sucesso, sem Excesso" é um slogan que dissemina o consumo inteligente e responsável do álcool, entretanto o Ministério da Saúde aborda o consumo de álcool como um problema de saúde pública, sob dois aspectos: o primeiro embasa o consumo num contexto de alterações no Sistema Nervoso Central, e o segundo alerta para a ingestão constante e prolongada do álcool que causa danos mais graves, principalmente no fígado, diminuindo a regeneração celular neste órgão, inibindo a principal via de metabolização dos ácidos graxos, provocando acúmulo dos mesmos, ocasionando lesões hepáticas. (Adaptado do texto - Setor de bebidas conclui primeira campanha coletiva para o consumo responsável. Disponível em http://abetran.org.br/index.php?option=com.content&task=view&id=l 5680&It emid=2) A situação apresentada no texto permite concluir que:
  11. 11. UPE 2014
    Existem drogas lícitas e ilícitas, isto é, legais, (podendo ou não estarem submetidas a algum tipo de restrição) e ilegais, proibidas por lei. Há outra forma de classificar as drogas, por exemplo, a que se baseia nas ações aparentes das drogas sobre o Sistema Nervoso Central (SNC), conforme as modificações observáveis na atividade mental ou no comportamento das pessoas que utilizam essa substância. São elas: I. drogas depressoras da atividade mental II. drogas estimulantes da atividade mental III. drogas perturbadoras da atividade mental Assinale a alternativa CORRETA quanto ao uso da droga depressora, estimulante e perturbadora, respectivamente, em concentrações que modificam a atividade mental e o comportamento.
  12. 12. PUC-RS 2013
    Para responder à(s) questão(ões), leia as informações e complete os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso). Em consonância com a Lei 11.705/2008, faz parte do comportamento responsavel não assumir o volante de um carro depois de consumir bebidas alcoólicas. O álcool absorvido no estômago chega pelo sangue ao sistema nervoso, atingindo encéfalo, medula espinhal e nervos periféricos. Sobre essa situação, afirma-se: (   ) Os estados de desinibição e euforia iniciarão após haver uma alta dose de álcool no organismo. (   ) Os efeitos excitatórios do álcool poderão ser minimizados pela ingestão de uma taça de café bem forte e amargo. (   ) Uma corrida de 10 minutos auxiliará na eliminação do álcool pelos rins. (   ) Uma ducha bem fria dificultara a circulação do alcool sem diminuir seus efeitos no organismo. O correto preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
  13. 13. UFMG 2010
    A proibição do fumo em bares e restaurantes, adotada em São Paulo em 1995, com o intuito de proteger o não-fumante (fumante passivo), gerou grande polêmica, inclusive jurídica. Todas as alternativas contêm argumentações sobre as ações da fumaça do tabaco que são comprovadamente aceitas, EXCETO
  14. 14. PUC-RJ 2009
    A proibição do fumo em bares e restaurantes, adotada em vários estados do Brasil e no exterior, com o intuito de proteger o não fumante (fumante passivo), gerou grande polêmica, inclusive jurídica. Todas as alternativas contêm argumentações sobre as ações da fumaça do tabaco que são comprovadamente aceitas, EXCETO uma. Indique-a.
  15. 15. Stoodi 2018
    Denominado farmacologicamente como 3,4-metilenodioximetanfetamina e abreviado por MDMA, o ecstasy é uma substância fortemente psicoativa. Duas outras substâncias farmacologicamente e psicoativamente semelhantes podem ser encontradas no mercado ilegal como sendo o ecstasy. O uso recreativo surgiu em 1970 nos EUA. Em 1977 foi proibido no Reino Unido e em 1985 nos EUA. Em 1988 um estudo feito nos EUA mostrou que 39% dos estudantes universitários tinham feito uso do ecstasy no período de um ano antes da pesquisa, mostrando que o uso ilegal já estava disseminado, da mesma forma como aconteceu na Europa ocidental. O uso do ecstasy concentra-se nas boates, nos ambientes classificados como "rave" onde há aglomeração noturna em espaços fechados para dança com música contínua. Como o uso do ecstasy está se tornando comum, as pesquisas sobre ele estão aumentando. Fonte: http://www.psicosite.com.br/tra/drg/ecstasy.htm   Sobre o assunto tratado no texto, assinale o item INCORRETO:
  16. 16. UPE 2013
    O Brasil é o maior mercado mundial do crack e o segundo maior de cocaína, conforme pesquisa do Instituto Nacional de Pesquisa de Políticas Públicas do Álcool e outras Drogas (Inpad) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O estudo ouviu 4,6 mil pessoas com mais de 14 anos em 149 municípios do país. Os resultados do Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad) apontam ainda que o Brasil representa 20% do consumo mundial do crack. Adaptado de: Redação Época, com Agência Brasil, 05/09/12 Das alternativas abaixo, qual se relaciona com as doenças e os efeitos provocados pelo uso do crack?
  17. 17. UFMG 1997
    Sabe-se que o CRACK é uma droga inalável, que vicia e pode levar à morte. Entre seus possíveis efeitos estão hiperatividade motora e sensorial, taquicardia, hipertensão arterial, convulsões e derrame cerebral. A figura adiante representa alguns componentes de sistemas orgânicos humanos, dos quais alguns foram numerados de 1 a 5 Com base na figura e em seus conhecimentos é correto afirmar-se, em relação ao CRACK, que
  18. 18. UNESP 2010
    Dados da Organização Mundial de Saúde indicam que crianças filhas de mães fumantes têm, ao nascer, peso médio inferior ao de crianças filhas de mães não fumantes. Sobre esse fato, um estudante fez as seguintes afirmações: I. O cigarro provoca maior concentração de monóxido de carbono (CO) no sangue e provoca constrição dos vasos sanguíneos da fumante. II. O CO se associa à hemoglobina formando a carboxiemoglobina, um composto quimicamente estável que favorece a ligação da hemoglobina ao oxigênio. III. O oxigênio, ligado à hemoglobina, fica indisponível para as células e desse modo o sangue materno chega à placenta com taxas reduzidas de oxigênio. IV. A constrição dos vasos sanguíneos maternos diminui o aporte de sangue à placenta, e desse modo reduz-se a quantidade de oxigênio e nutrientes que chegam ao feto. V. Com menos oxigênio e menos nutrientes, o desenvolvimento do feto é mais lento, e a criança chegará ao final da gestação com peso abaixo do normal. Sabendo-se que a afirmação I está correta, então podemos afirmar que
  19. 19. UEG 2011
    A força dos fluidos do globo ocular contra a superfície interna do olho resulta em pressão intraocular normal entre 30 a 45 mmHg. Em indivíduos com glaucoma, essa pressão pode aumentar até 70 mmHg por causa da drenagem deficiente do humor aquoso produzido continuamente pelo olho. Considerando-se a ação das drogas sobre a pressão de fluidos no organismo, é correto afirmar:
  20. 20. PUC-RS 2013
    INSTRUÇÃO: Para responder à(s) questão(ões), leia as informações e complete os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso). Em consonância com a Lei 11.705/2008, faz parte do comportamento responsável não assumir o volante de um carro depois de consumir bebidas alcoólicas.   Ao sair dirigindo de uma festa na qual ingeriu bebida alcoólica, o estudante MHS teve sua vida para sempre mudada após ter atropelado uma mulher. O carro derrubou-a, provocando lesão na medula na altura da coluna lombar. Lesões desse tipo podem provocar (     ) degeneração encefálica. (     ) incapacidade de mover os membros superiores. (     ) incontinência urinária e tendência a infecção urinária crônica. (     ) perda de sensibilidade e formigamento na parte inferior do corpo. O correto preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é  
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login