Banco de Exercícios

Lista de exercícios

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Equinodermos dos maiores vestibulares do Brasil.

UEL 2000

(ADAPTADO) Para responder a questão, considere as figuras a seguir que apresentam, de forma esquemática, algumas características da estrela-do-mar e o texto enredo. Fonte - fig.1 e 2 (José Mariano Amabis 8. Gilberto Rodrigues Martho. 'Biologia dos Organismos'. São Paulo: Moderna, 1995. p.159 e 168) Fonte - fig.3 (Sônia Lopes. BIO 2. São Paulo: Saraiva, 1992. p.246) "Diferentemente dos celenterados, poríferos e os grupos de vermes, o filo AnneIida é o primeiro táxon da escala evolutiva a apresentar uma cavidade total- mente revestida por mesoderme, conhecida como cele ou celoma. Apesar de apresentarem endoderme, mesoderme e ectoderme, os nematelmintos apresentam somente um revestimento parcial do celoma." De acordo com os esquemas e texto, a estrela-do-mar pode ser classificada como um animal:

ENEM 2010

(2ª APLICAÇÃO - ENEM 2010) As estrelas do mar comem ostras, o que resulta em efeitos econômicos negativos para criadores e pescadores. Por isso, ao se depararem com esses predadores em suas dragas, costumavam pegar as estrelas-do-mar, parti-las ao meio e atira-las de novo a água. Mas o resultado disso não era a eliminação das estrelas-do-mar, e sim o aumento do seu numero. DONAVEL. D. A bela é uma fera. Super Interessante. Disponível em: http://super.abriI.com.br. Acesso em: 30 abr. 2010 (adaptado). A partir do texto e do seu conhecimento a respeito desses organismos, a explicação para o aumento da população de estrelas-do-mar baseia-se no fato de elas possuírem:

G1 1996

Das características a seguir, qual é exclusiva dos Equinodermos?

UFG 2006

Observe atira a seguir O invertebrado, observado por Mafalda, pertence ao filo que, evolutivamente, é o mais próximo dos cordados, por apresentarem:

UPF 2012

"Um pequenino grão de areia que era um pobre sonhador olhando o céu viu uma estrela e imaginou coisas de amor (...) (...) o que há de verdade é que depois, muito depois apareceu a estrela do mar" (Herivelto Martins) As estrelas do mar são:

UFC 2002

O filo dos invertebrados mais relacionado ao homem é aquele que inclui as estrelas-do-mar, ou seja, os equinodermas. A justificativa para essa conclusão surpreendente foi baseada principalmente no estudo comparativo:

PUC-MG 1997

O esqueleto dos equinodermos é um:

UEL 1997

Considere as características reprodutivas a seguir. I. sexos separados II. dimorfismo sexual III. fecundação externa IV. desenvolvimento indireto Nos equinodermos ocorrem, geralmente, APENAS:

UEPB 2014

Enquanto a Eco-92 ficou conhecida como a "Cúpula da Terra", a Rio20 foi muitas vezes citada como a "Cúpula dos Mares". O documento final aprovado pelos Chefes de Estado traz como uma de suas metas a redução dos detritos marinhos, em especial plástico, até 2025. O desenvolvimento de uma rede global de áreas marinhas protegidas internacionais e a criação de mecanismos de governança global dos oceanos para preservar a biodiversidade e os recursos genéticos também estavam em pauta. Sobre os Echinodermata, animais exclusivamente marinhos, assinale a alternativa correta:

UEL 2014

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Observe a figura a seguir e responda à(s) questão(ões) seguinte(s). A figura lembra o sistema hidrovascular ou ambulacral de um equinoderma. Esse sistema atua na locomoção, respiração, captura de alimento e como órgão sensorial, consistindo em um conjunto de canais no interior do corpo e de prolongamentos tubulares, os pés ambulacrais, que se projetam para fora através de poros. Com relação às principais características das classes de equinodermas, assinale a alternativa correta.

UNIRIO 1996

O sistema hidrovascular exclusivo de um determinado filo de invertebrados desempenha funções de locomoção, fixação e captura de alimento, além de contribuir decisivamente na respiração e na excreção. O filo a que se refere a descrição anterior é:

UFMS 2008

Simetria pentarradial, sistema hidrovascular, presença de uma placa madrepórica e de pés-ambulacrais, são características do(a):

UNAERP 1996

Os animais A, B e C apresentam as seguintes características: A: pés ambulacrários, espinhos no corpo e simetria radiada. B: cefalotórax, quelíceras e exoesqueleto de quitina. C: presença de rádula, massa visceral e concha. A, B e C podem ser, respectivamente:

MACKENZIE 2002

Existe um filo de invertebrados que está mais próximo, evolutivamente, dos mamíferos do que os demais invertebrados, devido a 3 características básicas. O filo e as características são, respectivamente:

UEL 1996

Se o blastóporo de uma gástrula originar o ânus do futuro animal, este poderá ser

UFRGS 2004

Em relação a grupos de invertebrados, considere as características citadas abaixo. 1 - presença de dois pares de antenas 2 - corpo metamerizado 3 - habitat exclusivamente marinho 4 - presença de exoesqueleto 5 - locomoção através de sistema ambulacrário Assinale a alternativa que apresenta a correspondência correta entre o grupo animal e suas características.

UFRGS 2013

A coluna da esquerda, abaixo, apresenta características de diferentes grupos de invertebrados; a da direita, três grupos de invertebrados. Associe adequadamente a coluna da direita à da esquerda. 1. Rádula como estrutura para alimentação (     ) Crustáceos 2. Locomoção realizada pelo sistema ambulacrário (     ) Moluscos 3. Corpo composto de exoesqueleto (     ) Equinodermas 4. Presença de respiração por espiráculos   A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

UFV 2002

Os invertebrados prepararam uma grande festa zoológica. Entretanto, para manter os bons costumes e evitar confusão, os convites continham a seguinte advertência: "Aqueles que apresentarem fecundação interna, não entram". Assim, dos invertebrados abaixo, aquele que poderá participar da festa é:

UFF 2001

Assim como os moluscos, anelídeos e artrópodes, os equinodermos também são invertebrados triploblásticos e celomados. A larva dos equinodermos é planctônica, mas, na época da metamorfose, assenta-se sobre o substrato e dá origem ao adulto, que é séssil, ou apresenta pequena capacidade de deslocamento. Dentre os animais marinhos da figura acima, três dos representantes do filo 'Echinodermata' estão indicados por:

UNIFESP 2007

Esta é a turma do Bob Esponja: Lula Molusco é supostamente uma lula; Patric, uma estrela-do-mar; o Sr. Siriguejo, um caranguejo; e Bob é supostamente uma esponja-do-mar. Cada um, portanto, pertence a um grupo animal diferente. Se eles forem colocados segundo a ordem evolutiva de surgimento dos grupos animais a que pertencem, teremos respectivamente:

UEL 2000

Para responder à questão, considere as figuras a seguir que apresentam, de forma esquemática, algumas características da estrela-do-mar. Fonte: fig.1 e 2 (José Mariano Amabis & Gilberto Rodrigues Martho. "Biologia dos Organismos". São Paulo: Moderna, 1995. p.159 e 168) Fonte: fig.3 (Sônia Lopes. BIO 2. São Paulo: Saraiva, 1992. p.246) Os esquemas mostram que a estrela-do-mar apresenta simetria

PUC-RS 2008

Responder à questão com base nas afirmativas a seguir. I. Os coanócitos são células especializadas presentes em esponjas (Porifera). Além de propiciarem a circulação de água através da esponja, conseguem reter pequenas partículas alimentares em suspensão na água. II. As anêmonas-do-mar, os pólipos de corais e as mães-d'água (Cnidária) apresentam em seus tentáculos células especializadas (cnidócitos) que, através de uma estrutura denominada nematocisto, são capazes de injetar toxinas e aprisionar vítimas em potencial. III. Os artrópodos apresentam um exoesqueleto de quitina. Para crescerem, necessitam substituir o exoesqueleto periodicamente, em processo denominado ecdise. IV. O sistema hidrovascular ou ambulacral constitui-se em característica única dos equinodermos, sendo utilizado para locomoção, fixação e alimentação. As afirmativas corretas são:

UEL 1995

Quanto à localização do esqueleto, o ouriço-do-mar é comparável a um

UFAM 2015

A evolução da vida multicelular tem intrigado os biólogos evolucionistas por muito tempo. Células estando próximas e cooperando para o beneficio da “comunidade” (o organismo) vai contra os princípios básicos Darwinistas. Para deixar o quadro mais complexo, acredita-se que a multicelularidade surgiu na natureza de forma independente dezenas de vezes e moldou nosso planeta como nós o conhecemos hoje. Nas colunas a seguir se encontram vários representantes multicelulares e suas características. 1) Porifera 2) Cnidaria 3) Platyhelminthes  4) Nematoda  5) Arthropoda  6) Echinodermata    A) Celomados. Simetria bilateral na fase larval. Endoesqueleto calcáreo. Simetria radial pentâmera nos adultos. B) Celomados com corpos segmentados. Bilatérios e triploblásticos. Apêndices articulados. Exoesqueleto de quitina. C) Pseudocelomados cilíndricos, não segmentados. Sem sistema circulatório. Corpo recoberto por cutícula. Sofrem ecdise. D) São triploblásticos, acelomados e bilatérios. Corpo achatado dorsoventralmente. Possuem protonefrídeos. Geralmente são hermafroditas. E) Diploblásticos. Possuem nematocistos. Exibem alternância de gerações poliploide assexuada e medusóide sexuada. F) Filtradores sésseis. Sem tecidos verdadeiros. Possuem coanócitos. Reprodução assexuada ou sexuada.   Assinale a alternativa que correlaciona corretamente as colunas:

UEL 2010

Os zoólogos consideram o Chordata como um grupo filogeneticamente mais próximo de Echinodermata do que de Arthropoda. Assinale a alternativa que contém uma característica comum aos grupos Chordata e Echinodermata que não ocorre no grupo Arthropoda.

UFC 2008

Analise as assertivas a seguir: I. A mutação em células germinativas e somáticas é um dos elementos da variabilidade genética. Entretanto, em organismos de reprodução exclusivamente sexuada, a nova condição será compartilhada com a população somente quando ocorrer nas células somáticas. II. O evolucionismo está fundamentado em evidências, como o registro fóssil, as semelhanças anatômicas e a adaptação ao ambiente. III. A condição derivada e compartilhada das fanerógamas é a presença de semente, assim como para equinodermata e cordata a condição é a deuterostomia. Com respeito às três assertivas, é correto afirmar que:

UNICENTRO 2014

Os equinodermas são animais deuterostomados marinhos, com um endoesqueleto formado por placas e espinhos, que apresentam um sistema hidrovascular característico. Em relação a seus hábitos alimentares, podem ser predadores, herbívoros, necrófagos, detritívoros ou filtradores.   Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a classe de Echinodermata que possui, no interior da carapaça, um complexo mecanismo mastigador denominado lanterna de aristóteles.

OBB 2011

EQUINODERMAS - No Brasil são conhecidas 329 espécies do Filo Echinodermata, enquanto que no mundo todo existe cerca de 7.000 espécies viventes conhecidas (Rocha, 2006). A respeito deste grupo, assinale a alternativa abaixo incorreta.