Tenha acesso completo ao Stoodi

Plano de estudos, correção de redação, todas as aulas e muito mais!

Exercícios de Estudo do Núcleo

Voltar para exercícios de Biologia

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Estudo do Núcleo dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Biologia com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. UERJ 2015
    Diversos mecanismos importantes para a manutenção da vida na Terra estão relacionados com interações químicas. A interação química envolvida tanto no pareamento correto de bases nitrogenadas no DNA quanto no controle de variações extremas de temperatura na água é uma ligação do seguinte tipo:
  2. 2. UECE 2015
    Sobre os ácidos nucleicos (DNA e RNA) é correto afirmar que
  3. 3. UDESC 2012
    Analise o quadro abaixo: ÁCIDO NUCLÉICO N° DE FITAS BASES NITROGENADAS TIPO DE AÇÚCAR DNA (1) (3) (5) RNA (2) (4) (6)   Assinale a alternativa correta em relação à correspondência entre o número indicado no quadro acima e a característica correspondente do ácido nucleico DNA ou RNA, respectivamente:
  4. 4. UFRGS 2013
    Sabe-se que a replicação do DNA é semiconservativa. Com base nesse mecanismo de replicação, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo.   (     ) O DNA original atua como molde, e cada novo DNA possui uma fita antiga e outra nova. (     ) Os quatro ribonucleosídeos trifosfatados, dATP, dGTP, dCTP e dUTP, devem estar presentes. (     ) O DNA deve ser desnaturado (desenrolado) para tornar-se acessível ao pareamento das novas bases. (     ) A enzima DNA polimerase adiciona nucleotídeos novos de acordo com o molde de DNA.   A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
  5. 5. ULBRA 2012
    Com relação ao DNA e ao RNA, é correto afirmar o seguinte:
  6. 6. UFSM 2000
    Associe as colunas. COLUNA 1  1- genoma 2- gene 3- cromossomo 4- cariótipo COLUNA 2 ( ) segmento de DNA que contém instrução para a formação de uma proteína ( ) estrutura formada por uma única molécula de DNA, muito longa, associada a proteínas, visível durante a divisão celular ( ) conjunto de genes de uma espécie A sequência correta é
  7. 7. IBMEC-RJ 2013
    O núcleo celular foi descoberto pelo pesquisador escocês Robert Brown, que o reconheceu como componente fundamental das células. O nome escolhido para essa organela expressa bem essa ideia: a palavra "núcleo", de acordo com o dicionário brasileiro, significa centro ou parte central. A respeito da constituição e função do núcleo celular, julgue as afirmativas, como FALSAS ou VERDADEIRAS: I. O núcleo só é encontrado em células eucariontes, portanto as bactérias não apresentam essa organela. II. Existem células eucariontes com um único núcleo, células com vários núcleos e outras células anucleadas. III. O núcleo abriga o código genético das células, uma vez que dentro dele se encontram os cromossomos que contém a informação genética. IV. A carioteca é o envoltório nuclear, que impede a troca de qualquer tipo de material entre o núcleo e o restante da célula.
  8. 8. UNIRIO 1998
    Os cromossomos são classificados de acordo com a posição do seu centrômero. Observe os esquemas anteriores e indique a classificação dos cromossomos representados.
  9. 9. UERJ 2018
    Em células eucariotas, a cromatina pode se apresentar como eucromatina, uma forma não espiralada, ou como heterocromatina, uma forma muito espiralada. Na metáfase, muitas regiões de eucromatina se transformam em heterocromatina, formando cromossomos bastante espiralados, conforme mostra o esquema. Considerando uma mitose típica, a formação do cromossomo bastante espiralado favorece o seguinte processo:
  10. 10. UPE 2014
    Há 60 anos, Watson e Crick publicaram um artigo sobre a estrutura do ácido desoxirribonucleico (DNA). Leia, a seguir, trechos traduzidos e adaptados da publicação original.   (Fonte: Watson, J. D. e Crick, FHC – 1953. Molecular Structure of Nucleia Acid. Nature v. 171, n. 4356, p.737-738).   Uma estrutura para o ácido nucleico foi proposta anteriormente por Pauling e Corey (1953), na qual o modelo consiste de três cadeias entrelaçadas com os fosfatos próximos do eixo do filamento e as bases localizadas na parte externa....Fraser também apresenta um modelo de estrutura com três cadeias. Nesse modelo, os fosfatos estão na parte externa, e as bases, na interna, unidas por ligações de hidrogênio (...) Propomos uma estrutura radicalmente diferente para o sal de ácido desoxirribonucleico. Essa estrutura tem duas cadeias helicoidais, cada uma delas enrolada em torno do mesmo eixo (...) Foi observado experimentalmente, por Chargaff e Wyatt (1952), que a razão entre as quantidades de adenina e timina e a razão entre guanina e citosina são sempre muito próximas da unidade para o DNA (...) Os dados de raios-X sobre o DNA, publicados por Atsbury (1974), Wilkins e Randal (1953), são insuficientes, mas compatíveis com os dados experimentais de helicoidização da molécula (...) Não escapou à nossa observação que o emparelhamento específico que postulamos sugere imediatamente um possível mecanismo de cópia para o material genético. (...)   Sobre a estrutura do DNA e com base no texto, assinale a alternativa CORRETA.
  11. 11. CEFET-MG 2015
    Pesquisadores revelaram que não são apenas os genes que transmitem atributos, como a cor dos olhos, entre pais e filhos. Proteínas chamadas histonas também são responsáveis por transmitir características hereditárias, apesar de sua função primordial ser a manutenção do DNA na forma de cromatina e cromossomos. Algumas dessas proteínas são capazes de silenciar genes quando impedem que o DNA seja desenrolado. Modificando-as, os cientistas conseguiram criar características que foram transferidas para novas gerações sem alteração nos genes. Marton, F. Disponível em:  Super interessante, 06 abr. 2015. (Adaptado). Pelo exposto, a função dessas proteínas nas alterações das características dos organismos ocorre devido à(ao)
  12. 12. ENEM 2011
    Nos dias de hoje, podemos dizer que praticamente todos os seres humanos já ouviram em algum momento falar sobre o DNA e seu papel na hereditariedade da maioria dos organismos. Porém, foi apenas em 1952, um ano antes da descrição do modelo do DNA em dupla hélice por Watson e Crick, que foi confirmado sem sombra de dúvidas que o DNA é material genético. No artigo em que Watson e Crick descreveram a molécula de DNA, eles sugeriram um modelo de como essa molécula deveria se replicar. Em 1958, Meselson e Stahl realizaram experimentos utilizando isótopos pesados de nitrogênio que foram incorporados às bases nitrogenadas para avaliar como se daria a replicação da molécula. A partir dos resultados, confirmaram o modelo sugerido por Watson e Crick, que tinha como premissa básica o rompimento das pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas.   GRIFFITHS, A. J. F. et al. Introdução à Genética. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.   Considerando a estrutura da molécula de DNA e a posição das pontes de hidrogênio na mesma, os experimentos realizados por Meselson e Stahl a respeito da replicação dessa molécula levaram à conclusão de que
  13. 13. FUVEST 2012
    Uma mutação, responsável por uma doença sanguínea, foi identificada numa família. Abaixo estão representadas sequências de bases nitrogenadas, normal e mutante; nelas estão destacados o sítio de início da tradução e a base alterada. O ácido nucleico representado acima e o número de aminoácidos codificados pela sequência de bases, entre o sítio de início da tradução e a mutação, estão corretamente indicados em:
  14. 14. UFF 2000
    Diversas proteínas, como as histonas e várias enzimas, embora Sintetizadas no Citoplasma, são encontradas no núcleo. A passagem destas macromoléculas pelo envoltório nuclear é possível porque:
  15. 15. UFJF 2016
    O diagrama a seguir representa um nucleotídeo de DNA com as subunidades X, Y e Z   Assinale a alternativa CORRETA que identifica o nucleotídeo acima como sendo um monômero do DNA:    
  16. 16. UFES 2001
    A palavra GENOMA significa
  17. 17. UECE 2015
    A molécula de DNA armazena informação genômica que é transcrita e traduzida por mecanismos elegantes como os de transcrição e tradução. Entretanto, entre os distintos indivíduos biológicos construídos por mensagem contida no DNA, há uma singularidade biológica que se repete, mas se diferencia pelo modo como esta é organizada. Essa descrição corresponde à(s)
  18. 18. PUC-RJ 1999
    Os cromossomos são constituídos principalmente por:
  19. 19. UFSM 2013
    O problema da desnutrição é mundial. Um pesquisador conseguiu uma nova variedade de feijão muito mais nutritiva. Para isso, ele precisou alterar o DNA responsável pela informação necessária à síntese da proteína faseolina. A seguir, estão representados, respectivamente, parte da sequência de códons e eles mesmos, após a mutação obtida. Informe qual a fita de DNA deu origem à sequência mutante.
  20. 20. MACKENZIE 2003
    O esquema acima representa um experimento realizado em amebas. Considere as afirrnativas abaixo: I - A célula 4 apresentará as características genéticas da célula 5. II - Pode-se concluir que, por serem anucleadas, as hemácias são células que vivem pouco tempo. III - Entre outras funções, o núcleo é responsável pela reprodução. Assinale:
  21. 21. UCS 2015
    Alguns anos atrás, o Brasil foi notificado por exportar alimentos processados que não continham no rótulo a informação do tipo de carne componente do alimento. A análise realizada foi obtida por testes de DNA que identificaram os diferentes tipos de amostras. Com base nas informações da Tabela 1, pode-se afirmar que
  22. 22. PUCRS 1999
    Sabe-se que o centrômero encontra-se situado em uma região heterocromática, numa constrição que recebe o nome de
  23. 23. UNESP 2016
    Nas células ocorrem reações químicas para a síntese de moléculas orgânicas necessárias à própria célula e ao organismo. A figura mostra a reação química de formação de uma estrutura molecular maior a partir da união de três outras moléculas menores. Esta reação química ocorre no interior da célula durante a
  24. 24. UNICAMP 2012
    Em um experimento, um segmento de DNA que contém a região codificadora de uma proteína humana foi introduzido em um plasmídeo e passou a ser expresso em uma bactéria. Considere que o 50º códon do RNA mensageiro produzido na bactéria a partir desse segmento seja um códon de parada da tradução. Nesse caso, é correto afirmar que:
  25. 25. PUC-MG 2015
    O bom funcionamento de uma célula eucariota depende da compartimentalização de processos específicos em organelas como as indicadas por números na figura a seguir. A organela 2 é derivada da organela 3. A relação entre a estrutura numerada e sua função celular está INCORRETA em:
  26. 26. UFF 1999
    Ao se pesquisar a função dos nucléolos realizaram-se experiências com uma linhagem mutante do anfíbio 'Xenopus'. Verificou-se que cruzamentos de indivíduos desta linhagem produziam prole com alta incidência de morte - os embriões se desenvolviam normalmente e, pouco depois da eclosão, os girinos morriam. Estudos citológicos mostraram que os núcleos dos embriões ou não apresentavam nucléolos, ou apresentavam nucléolos anormais. Conclui-se que a primeira atividade celular afetada nestes embriões foi:
  27. 27. PUC-RJ 2015
    O termo “código genético” refere-se
  28. 28. UNICAMP 2017
    Em certa espécie animal a proporção de nucleotídeos Timina na molécula de DNA é igual a t>0. Então, a proporção de nucleotídeos Citosina nesse mesmo DNA é igual a
  29. 29. UEFS 2016
    O DNA é uma molécula com potencial replicativo semiconservativo e, diante dessa informação, 50 moléculas desse ácido nucleico foram marcadas com timina radioativa e posteriormente transferidas para um meio sem esse isótopo e com condições necessárias para a sua replicação. Após três duplicações consecutivas, o número de DNAs que ainda apresentarão esse marcador radioativo é
  30. 30. UNESP 2012
    Em um laboratório, um pesquisador aqueceu um segmento de dupla fita de DNA de modo que obteve duas fitas simples complementares. Ao sequenciar uma dessas fitas, encontrou a relação (A + G)/(T + C) = 0,5, ou seja, o número de adeninas somado ao número de guaninas, quando dividido pelo número de timinas somado ao número de citosinas, resultou em 0,5. Em função dessas informações, pode-se afirmar que o aquecimento foi necessário para romper as __________________ e que a relação (A + G)/(T + C) na fita complementar foi de _____. As lacunas são preenchidas correta e respectivamente por:
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login