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Exercícios de Hormônios Vegetais e Fotoperiodismo

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  1. 1. UECE 2014
    A biosfera recebe a radiação solar em comprimentos de onda que variam de 0,3 nm a 3,0 nm aproximadamente  Em média, 45% da radiação proveniente do Sol encontra-se dentro de uma faixa espectral de 0,18nm a 0,71nm, que é utilizada para a fotossíntese das plantas (radiação fotossinteticamente ativa, RFA). Em função da luz solar, pode-se afirmar corretamente que
  2. 2. UFF 2008
    Apesar de ser conhecido pela teoria da evolução, Darwin também trabalhou com plantas. Em 1880, ele realizou alguns experimentos e observou, ao cultivar alpiste em solo adequado ao seu crescimento, um movimento do ápice dos coleóptilos. A análise da figura permite dizer que Darwin observou um movimento orientado:
  3. 3. UFSCAR 2008
    O crescimento das raízes e caules das plantas é devido à ação de hormônios vegetais, dentre eles, as auxinas. Esse crescimento se deve ao alongamento das células sob a ação desses fltormônios. O gráfico mostra o que ocorre com a raiz e o caule em relação a diferentes concentrações de auxina. A análise do gráfico mostra que
  4. 4. UFJF 2015
    Dos hormônios vegetais abaixo, qual possui como efeito principal induzir o amadurecimento dos frutos?
  5. 5. UFMS 2008
    Os fltormônios são compostos orgânicos produzidos pelas plantas e que, em pequenas concentrações promovem, inibem ou modificam o crescimento vegetal. Com relação ao efeito da citocinina, é correto afirmar que:
  6. 6. UEL 2008
    "Nos vegetais superiores, a regulação do metabolismo, o crescimento e a morfogênese muitas vezes dependem de sinais químicos de uma parte da planta para outra, conhecidos como hormônios, os quais interagem com proteinas específicas, denominadas receptores" TAIZ, L.; ZEIGER, E. Fisiologia vegetal. 3. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. Com base no texto e nos conhecimentos sobre hormônios vegetais, relacione as colunas. Assinale a alternativa que contém todas as relações corretas.
  7. 7. FATEC 2007
    Grupos de angiospermas das espécies I, Il e IIl foram submetidos a tratamentos fotoperiódicos, manifestando os resultados descritos a seguir. Quando receberam diariamente 3 horas de luz e 21 de escuro, I não floresceu, mas Il e lll floresceram. Quando foram expostos a 10 horas diárias de luz e 14 de escuro, I e II floresceram, porém III não floresceu. Com base nesses dados pode-se concluir acertadamente que I, Il e IIl são, respectivamente, plantas
  8. 8. UFSCAR 2006
    Fotoperiodismo é a influência exercida pelo período de luz incidente sobre certos fenômenos fisiológicos, como a floração. Plantas de dia longo e plantas de dia curto foram submetidas a três diferentes regimes de luz, como representado no esquema. Pode-se dizer que as plantas de dia curto floresceram
  9. 9. UFJF 2016
    Hormônios vegetais atuam em concentrações muito reduzidas sobre grupos de células específicas. Sobre os hormônios vegetais são feitas as seguintes afirmativas: I. Auxina é importante na dominância apical e no desenvolvimento de frutos II. Giberelinas estimulam o alongamento do caule III. Citocininas estimulam divisões celulares e o desenvolvimento de gemas IV. Ácido abscísico promove a dormência de gemas e o fechamento de estômatos V. Etileno estimula o amadurecimento de frutos São CORRETAS:
  10. 10. FGV 2007
    Uma muda de laranjeira crescia vistosa no quintal da casa. Contudo, uma das folhas fora seriamente danificada por insetos que dela se alimentaram. Restou não mais que um quarto da folha original, presa a um ramo com inúmeras folhas íntegras. Considerando a ação do hormônio auxina na abscisão foliar, espera-se que a folha danificada
  11. 11. UFG 2006
    O proprietário de um viveiro de plantas deseja incrementar seu lucro com o aumento da produção de mudas provenientes de brotação. Para tanto, solicitou a orientação de um especialista que recomendou o tratamento com o hormônio vegetal
  12. 12. CEFET-MG 2015
    Em uma situação específica, uma prática comum consiste em envolver frutos em folhas de jornal durante alguns dias com o objetivo de
  13. 13. UNITINS 2018
    Da mesma forma que uma fruta embrulhada em papel jornal amadurece mais rapidamente, uma já amadurecida em contato com uma verdosa também acelera o seu amadurecimento. Isso acontece por conta da ação de qual hormônio?
  14. 14. UERJ 2013
    Em algumas plantas transgênicas, é possível bloquear a produção de um determinado fito-hormônio capaz de acelerar a maturação dos frutos. Com o objetivo de transportar frutos transgênicos por longas distâncias, sem grandes danos, o fito-hormônio cuja produção deve ser bloqueada é denominado:
  15. 15. ENEM 2014
    O Brasil tem investido em inovações tecnológicas para a produção e comercialização de maçãs. Um exemplo é a aplicação do composto volátil 1-metilciclopropeno, que compete pelos sítios de ligação do hormônio vegetal etileno nas células desse fruto. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br. Acesso em: 16 ago 2012 (adaptado). Com base nos conhecimentos sobre o efeito desse hormônio, o 1-metilciclopropeno age retardando o(a)
  16. 16. UEMG 2010
    A sabedoria popular é pródiga em vários exemplos de atitudes que apresentam resultado satisfatório, mesmo sem o devido conhecimento biológico que explique corretamente aquele resultado. Uma dessas atitudes pode ser observada nas fazendas, onde se costuma pendurar na cozinha, sobre o fogão à lenha, cachos de bananas verdes para que elas amadureçam mais depressa, o que realmente acontece. Utilizando seus conhecimentos sobre fisiologia vegetal e considerando o fenômeno mencionado acima, só está CORRETO afirmar que
  17. 17. PUCCAMP 2005
    Na época de Colombo, a batata era cultivada nas terras altas da América do Sul e se tornou um dos mais importantes alimentos da Europa durante dois séculos, fornecendo mais do que duas vezes a quantidade de calorias por hectare do que o trigo. Atualmente, se o convidarem para saborear um belo cozido português, certamente a última coisa que experimentará entre as iguarias do prato será a batata, pois ao ser colocada na boca sempre parecerá mais quente. ... Mas será que ela está sempre mais quente, uma vez que todos os componentes do prato foram cozidos juntos e saíram ao mesmo tempo da panela? (Adaptado de P. H. Raven, et all: Biologia Vegetal. Guanabara: Koogan-2001 e Anibal Figueiredo e Maurício Pietrocola. Física - um outro lado - Calor e temperatura. São Paulo: FTD, 1997) Em diversas espécies vegetais a formação de tubérculos é influenciada pela luz. Em certa variedade de batatas, por exemplo, se a planta ficar exposta a 18 horas de luz, não forma tubérculos, mas produz bom número deles se for iluminada durante 10 horas apenas. Isso significa que a tuberização está sujeita
  18. 18. FACTO 2017
    Nas plantas existem diversos processos relacionados ao crescimento e desenvolvimento que são regulados por hormônios. Entre as alternativas relacionadas abaixo, marque a resposta correspondente ao processo regulado pelas auxinas.
  19. 19. UEPA 2015
    Leia o texto para responder à questão. Há séculos, os chineses aprenderam que os frutos amadureciam mais rapidamente quando colocados em câmaras onde queimavam incenso. Isso também foi observado, por exemplo, em laranjas que produzem um gás o qual promove o amadurecimento de bananas. Tais observações levaram os botânicos a suspeitarem da existência de uma substância gasosa liberada em processos de combustão e também pelas plantas. Tal substância e produzida por todos os órgãos do vegetal, com exceção das sementes. (Adaptado de: Favaretto e Mercadante, BIOLOGIA, Volume único, 2005.) Sobre o assunto tratado no texto, analise as afirmativas abaixo. I. O órgão vegetal que não produz o referido gás se origina do óvulo fecundado. II. O gás é a giberelina que estimula o crescimento da raíz da planta. III. O referido gás é o etileno que atua no amadurecimento de frutos. IV. Os órgãos vegetais em destaque no texto estão presentes em representantes tanto de angiospermas como de gimnospermas. A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
  20. 20. UFMG 2006
    Analise os esquemas I e II, em que estão representadas diferentes situações de crescimento de uma mesma espécie vegetal: A partir dessa análise, é CORRETO afirmar que a mudança observada nas plantas do esquema II decorre de
  21. 21. UDESC 2010
    Os hormônios vegetais são substâncias que estimulam, inibem ou modificam os processos fisiológicos da planta. Eles podem agir à distância do seu local de síntese e são específicos. Associe a primeira coluna de acordo com a segunda. ( 1 ) Giberelina (     ) Envelhecimento vegetal, queda das folhas amadurecimento de frutos. ( 2 ) Auxina (     ) Divisão celular e desenvolvimento de gemas laterais. ( 3 ) Ácido abscísico (     ) Inibição da germinação de sementes e das gemas durante condições desfavoráveis. ( 4 ) Etileno (     ) Alongamento de caule e estímulo à formação de raízes. ( 5 ) Citocinina (     ) Estímulo à germinação de sementes. Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
  22. 22. UFPI 2009
    Os hormônios vegetais são substâncias orgânicas que desempenham funções na regulação do crescimento vegetal. Cada hormônio exerce múltiplas funções reguladoras, afetando diferentes aspectos do desenvolvimento. Com relação às giberelinas e citocininas, é correto afirmar, respectivamente, que:
  23. 23. PUCMG 2005
    O experimento a seguir mostra a ação de fitormônio que ocorre nos vegetais. Analisando o experimento de acordo com seus conhecimentos, é CORRETO afirmar que:
  24. 24. ALBERT EINSTEIN 2016
    Um pesquisador aplicou uma solução de auxina em pistilos de uma planta e, em seguida, as flores dessa planta foram protegidas para evitar a ação de agentes polinizadores. Depois de certo tempo, obtiveram-se frutos simples, quanto à origem carpelar, porém sem sementes. A planta em questão
  25. 25. UFPB 2010
    Uma prática bastante conhecida na cultura do abacaxi (Ananas comosus) no estado da Paraíba é o controle químico da diferenciação floral, realizado por volta do décimo segundo mês de cultivo. O método, além de antecipar e homogeneizar a floração, promove economia de mão de obra no controle de pragas e na colheita. Na prática, consiste na adição de pedras de carbureto de cálcio na base das folhas que contêm água, resultando na liberação de um gás que se difunde nos espaços entre as células. Com base no exposto, a função de indução da floração promovida pelo gás liberado durante o processo é a mesma do hormônio vegetal denominado:
  26. 26. UEL 2011
    Considere o experimento sobre o efeito inibidor de hormônio vegetal no desenvolvimento das gemas laterais, apresentado na figura a seguir. Com base na figura e nos conhecimentos sobre fisiologia vegetal, considere as afirmativas a seguir. I. A ausência de hormônio produzido pelo meristema apical do caule exerce inibição sobre as gemas laterais, mantendo-as em estado de dormência. II. As gemas laterais da planta-controle estão inibidas devido ao efeito do hormônio produzido pela gema apical. III. O hormônio aplicado na planta decapitada inibe as gemas laterais e, consequentemente, a formação de ramos laterais. IV. A técnica de poda das gemas apicais tem como objetivo estimular a formação de novos ramos laterais. Assinale a alternativa correta.  
  27. 27. UESC 2011
    Em 1938, os pesquisadores Hanner e Bonner realizaram uma série de experimentos, hoje considerados clássicos, para o estudo do fotoperiodismo das plantas. O esquema a seguir demonstra os resultados desse experimento. Com base nos resultados e nas conclusões obtidas a partir desse experimento, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. (     ) As plantas de dia curto florescem quando submetidas a um período de escuro igual ou menor que o período de claro. (     ) A interrupção da noite com um flash de luz não produziu qualquer efeito visível no resultado do experimento. (     ) As plantas de dia longo florescem quando submetidas a períodos claros superiores aos períodos escuros. (     ) As plantas possuem um fotoperíodo crítico, relacionado com a duração do período de escuro, e não com o período do dia na determinação da floração. A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
  28. 28. PUC-MG 2008
    As plantas apresentam estruturas e adaptações para que ocorra o transporte, deslocamento, entrada e saída de moléculas variadas, necessários ao seu metabolismo diário. A figura ilustra o transporte de diferentes soluções através de vasos especializados de uma angiosperma. Sobre esse assunto, é correto afirmar, EXCETO:
  29. 29. UERN 2012
    A exportação de frutas frescas pelo Brasil enfrenta barreiras que dificultam a ampliação e, às vezes, a manutenção do mercado. Como exemplo, temos o tempo de envelhecimento das partes vegetais. Qual é o hormônio que retarda o envelhecimento dos órgãos vegetais?
  30. 30. FATEC 2006
    Um pesquisador, a fim de demonstrar a influência de hormônios no crescimento vegetal, realizou uma experiência com plantas de mandioca tratadas com diferentes concentrações de soluções aquosas de auxinas A e B. Os resultados obtidos estão representados na tabela a seguir. Observando os resultados, o pesquisador chegou à seguinte conclusão:
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