Exercícios de Matéria e Energia nos Ecossistemas

Voltar para exercícios de Biologia

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Matéria e Energia nos Ecossistemas dos maiores vestibulares do Brasil.

1. 1. UEG 2016
    No solo existe uma quantidade limitada de nitratos, sais de amônia e de outros minerais necessários às plantas. Nos ecossistemas naturais, por exemplo, em uma floresta, a morte e a decomposição dos organismos promovem a rápida reciclagem desses elementos. Todavia, nas culturas agrícolas, de muita ocorrência no estado de Goiás, uma parte dos “vegetais colhidos” é consumida pela população humana, evidenciando que parte sai do ecossistema e impede a reciclagem desses sais. Como estratégia para compensar esta perda na retirada desses vegetais, alguns procedimentos são adotados, dentre eles, a aplicação e inoculação nos solos de
  2. 2. ENEM 2013
    Estudos de fluxo de energia em ecossistemas demonstram que a alta produtividade nos manguezais está diretamente relacionada às taxas de produção primária líquida e à rápida reciclagem dos nutrientes. Como exemplo de seres vivos encontrados nesse ambiente, temos: aves, caranguejos, insetos, peixes e algas. Dos grupos de seres vivos citados, os que contribuem diretamente para a manutenção dessa produtividade no referido ecossistema são
  3. 3. ENEM 2016
    Os seres vivos mantêm constantes trocas de matéria com o ambiente mediante processos conhecidos como ciclos biogeoquímicos. O esquema representa um dos ciclos que ocorrem nos ecossistemas.
  4. 4. UFRGS 2015
    Analise o quadro abaixo que apresenta os componentes de uma cadeia alimentar aquática e de uma terrestre. Sobre as cadeias alimentares acima citadas, assinale a afirmativa correta.
  5. 5. UNICAMP 2016
    Em uma pirâmide de energia, as plantas têm importante papel na captação e transformação da energia luminosa e são responsáveis pela produtividade primária líquida. Nessa pirâmide, aparecem ainda os herbívoros e os carnívoros, que acumulam energia e determinam assim a produtividade secundária líquida. Sobre as pirâmides de energia, é correto afirmar que
  6. 6. UFJF 2017
    Estudo que contou com a participação de um pesquisador brasileiro revela que a presença das minhocas no solo aumenta a produtividade agrícola. O resultado mostra que a presença das minhocas aumentou a produtividade de grãos e a biomassa aérea de plantas, afirma George Brown, pesquisador em ecologia do solo da Embrapa Florestas (PR). “O resultado era esperado", afirma Brown. “Há centenas de anos as minhocas são consideradas aliadas do agricultor, ajudando no crescimento das plantas. Contudo, o que não sabíamos ainda era a dimensão do efeito positivo, nem como ele funcionava”. Fonte: texto modificado a partir de https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/2057172/minhocas-aumentam-produtividade-agricola. Acesso em 04/10/2016. Leia as afirmativas a seguir: I. As minhocas vivem em galerias escavadas no solo e a sua atividade de escavação melhora a textura e a estrutura do solo tornando-o mais poroso e aerado. II. As minhocas se alimentam da matéria orgânica disponível no substrato, acelerando a sua decomposição e reincorporação ao solo. III. As minhocas são predadores que se alimentam de invertebrados do solo prejudiciais para as plantas, ajudando, assim, no controle de pragas de plantações. IV. Os excrementos das minhocas são ricos em nitrogênio, um dos nutrientes mais importantes para o crescimento das plantas. V. As fezes das minhocas, quando incorporadas ao substrato, formam o húmus, um excelente adubo natural. Assinale a alternativa com as afirmativas CORRETAS:
  7. 7. ENEM 2014
    Os parasitoides (misto de parasitas e predadores) são insetos diminutos que têm hábitos muito peculiares: suas larvas podem se desenvolver dentro do corpo de outros organismos, como mostra a figura. A forma adulta se alimenta de pólen e açúcares. Em geral, cada parasitoide ataca hospedeiros de determinada espécie e, por isso, esses organismos vêm sendo amplamente usados para o controle biológico de pragas agrícolas. A forma larval do parasitoide assume qual papel nessa cadeia alimentar?
  8. 8. ENEM 2014
    A aplicação excessiva de fertilizantes nitrogenados na agricultura pode acarretar alterações no solo e na água pelo acúmulo de compostos nitrogenados, principalmente a forma mais oxidada, favorecendo a proliferação de algas e plantas aquáticas e alterando o ciclo do nitrogênio, representado no esquema. A espécie nitrogenada mais oxidada tem sua quantidade controlada por ação de microrganismos que promovem a reação de redução dessa espécie, no processo denominado desnitrificação. O processo citado está representado na etapa
  9. 9. UECE 2015
    O movimento entre as substâncias provenientes do meio abiótico para o mundo vivo e o retorno delas a partir dos seres vivos para o meio ambiente se dá por meio dos ciclos biogeoquímicos. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) o que se afirma sobre os ciclos biogeoquímicos. (   ) O CO2 que passa a circular na atmosfera é retirado do ambiente através processo de fotossíntese realizado exclusivamente pelas plantas. (   ) No ciclo hidrológico, a água circula entre animais da cadeia alimentar, retornando a superfície através de evapotranspiração, respiração, fezes, urina ou decomposição. (   ) A maioria dos seres vivos consegue incorporar e utilizar o nitrogênio na forma de gas presente no ar. (   ) As rochas fosfatadas sofrem erosão e liberam para o solo o fósforo, elemento que será absorvido pelos vegetais, para a produção de ATP e ácidos nucleicos. A sequência correta, de cima para baixo, é:
  10. 10. UNICAMP 2015
    O nitrogênio é um elemento essencial para as plantas, podendo ser obtido do solo ou da atmosfera. No último caso, verifica-se a associação entre plantas e bactérias, que irão captar moléculas de nitrogênio e convertê-las em compostos nitrogenados usados na nutrição das plantas. Em contrapartida, as bactérias se aproveitam dos produtos oriundos da fotossíntese realizada pelas pIantas. Essa associação é denominada
  11. 11. UERJ 2014
    TEXTO PARA A QUESTÃO: Utilize as informações a seguir para responder à(s) seguinte(s) questão(ões) O ciclo do nitrogênio é extremamente importante para os seres vivos. Esse elemento faz parte de diversos compostos orgânicos, como proteínas e ácidos nucleicos. Na tabela, há exemplos de formas químicas do nitrogênio incorporadas por alguns seres vivos. Seres vivos Composto nitrogenado orgânico inorgânico Plantas aminoácidos amônia (NH3) nitrato (NO-3) bactérias amônia (NH3) nitrato (NO-3) nitrito (NO-2) animais -   No ciclo do nitrogênio, as bactérias desnitrificantes estão relacionadas à função apontada em:
  12. 12. ENEM 2017
    Uma grande virada na moderna história da agricultura ocorreu depois da Segunda Guerra Mundial. Após a guerra, os governos havia se deparado com um enorme excedente de nitrato de amônio, ingrediente usado na fabricação de explosivos. A partir daí as fábricas de munição foram adaptadas para começar a produzir fertilizantes tendo como componente principal os nitratos. SOUZA, F. A. Agricultura natua/orgânica como instrumento de fixação biológica e manuteção do nitrogênio no solo: um modelo sustentável de MDL. Disponível em: www.planetaorganico.com.br. Acesso em: 17 jul. 2015 (adaptado). No ciclo natural do nitrogênio, o equivalente ao principal componente desses fertilizantes industriais é produzido na etapa de
  13. 13. ENEM 2012
    A figura representa um dos modelos de um sistema de interações entre seres vivos. Ela apresenta duas propriedades, P1 e P2 , que interagem em I, para afetar uma terceira propriedade, P3, quando o sistema é alimentado por uma fonte de energia, E. Essa figura pode simular um sistema de campo em que P1 representa as plantas verdes; P2 um animal herbívoro e P3, um animal onívoro. ODUM, E. P. Ecologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1988. A função interativa I representa a proporção de
  14. 14. FUVEST 2015
    Num determinado lago, a quantidade dos organismos do fitoplâncton e controlada por um crustáceo do gênero Artemia, presente no zooplâncton. Graças a esse equilíbrio, a água permanece transparente. Depois de um ano muito chuvoso, a salinidade do lago diminuiu, o que permitiu o crescimento do número de insetos do gênero Trichocorixa, predadores de Artemia. A transparência da agua do lago diminuiu. Considere as afirmações: I. A predação provocou o aumento da população dos produtores. II. A predação provocou a diminuição da população dos consumidores secundários. III. A predação provocou a diminuição da população dos consumidores primários. Está correto o que se afirma apenas em
  15. 15. UNESP 2016
    Água doce: o ouro do século 21 O consumo mundial de água subiu cerca de seis vezes nas últimas cinco décadas. O Dia Mundial da Água, em 22 de março, encontra o líquido sinônimo de vida numa encruzilhada: a exploração excessiva reduz os estoques disponíveis a olhos vistos, mas o homem ainda reluta em adotar medidas que garantam sua preservação. (http://revistaplaneta.terra.com.br) Além da redução do consumo, uma medida que, a médio e a longo prazo, contribuirá para a preservação dos estoques e a conservação da qualidade da água para consumo humano é
  16. 16. ENEM 2015
    O nitrogênio é essencial para a vida e o maior reservatório global desse elemento, na forma de N2, é a atmosfera. Os principais responsáveis por sua incorporação na matéria orgânica são microrganismos fixadores de N2, que ocorrem de forma livre ou simbiontes com plantas. ADUAN, R. E. et aI. Os grandes ciclos biogeoquímicos do planeta. Planaltina: Embrapa, 2004 (adaptado). Animais garantem suas necessidades metabólicas desse elemento pela
  17. 17. UNESP 2015
    Leia os versos da canção "Carcará", de José Cândido e João do Vale. Carcará Carcará Lá no Sertão É um bicho que "avoa" que nem avião É um pássaro malvado Tem o bico "volteado" que nem gavião Carcará Quando vê roça queimada Sai voando e cantando Carcará Vai fazer sua caçada Carcará Come "inté" cobra queimada Mas quando chega o tempo da invernada No Sertão não tem mais roça queimada Carcará mesmo assim num passa fome Os "burrego que nasce" na baixada Carcará Pega, mata e come Carcará Num vai morrer de fome Carcará Mais coragem do que homem Carcará Pega, mata e come Carcará é malvado, é valentão É a águia de lá do meu Sertão Os "burrego novinho" num pode andar Ele puxa o "imbigo" "inte" matar Carcará Pega, mata e come Carcará Num vai morrer de fome Carcará Mais coragem do que homem Carcará Pega, mata e come www.radio.uol.com.br Considerando as relações tróficas encontradas no texto da canção, assinale a alternativa que apresenta a correta correlação entre o trecho selecionado e a afirmação que o sucede.
  18. 18. UNESP 2015
    Em alguns estados dos Estados Unidos, a doença de Lyme é um problema de saúde pública. Cerca de 30 mil casos são notificados por ano. A doença é causada pela bactéria Borrelia burgdorferi, transmitida ao homem por carrapatos que parasitam veados. Porém, um estudo de 2012 descobriu que a incidência da doença de Lyme nas últimas décadas não coincidiu com a abundância de veados, mas com um declínio na população de raposas-vermelhas, que comem camundongos-de-patas-brancas, uma espécie oportunista que prospera com a fragmentação de florestas devido a ocupação humana. Scientific American Brasil, dezembro de 2013. Adaptado. É correto inferir do texto que
  19. 19. UNICAMP 2014
    A preservação da biodiversidade ocupa hoje um lugar importante na agenda ambiental de diversos países. Qual das afirmações abaixo é correta?
  20. 20. ENEM 2013
    Plantas terrestres que ainda estão em fase de crescimento fixam grandes quantidades de CO2, utilizando-o para formar novas moléculas orgânicas, e liberam grande quantidade de O2. No entanto, em florestas maduras, cujas árvores já atingiram o equilíbrio, o consumo de O2 pela respiração tende a igualar sua produção pela fotossíntese. A morte natural de árvores nessas florestas afeta temporariamente a concentração de O2 e de CO2 próximo à superfície do solo onde elas caíram. A concentração de O2 próximo ao solo, no local da queda, será
  21. 21. FUVEST 2014
    Considere a situação hipotética de lançamento, em um ecossistema, de uma determinada quantidade de gás carbônico, com marcação radioativa no carbono. Com o passar do tempo, esse gás se dispersaria pelo ambiente e seria incorporado por seres vivos. Considere as seguintes moléculas: I. Moléculas de glicose sintetizadas pelos produtores. II. Moléculas de gás carbônico produzidas pelos consumidores a partir da oxidação da glicose sintetizada pelos produtores. III. Moléculas de amido produzidas como substância de reserva das plantas. IV. Moléculas orgânicas sintetizadas pelos decompositores. Carbono radioativo poderia ser encontrado nas moléculas descritas em
  22. 22. FGV 2015
    A produtividade primaria abastece todas as cadeias alimentares de um ecossistema, sendo diretamente dependente de fatores ambientais abióticos relacionados, principalmente, a disponibilidade de água e luz. A produtividade primaria bruta em um ecossistema, durante certo período, é essencialmente a
  23. 23. UERJ 2015
    Considere dois ecossistemas, um terrestre e outro marinho. Em cada um deles, é possível identificar o nível trófico em que se encontra a maior quantidade de biomassa por unidade de área, em um determinado período. Para o ecossistema terrestre e para o marinho, esses níveis tróficos correspondem, respectivamente, a:
  24. 24. UNESP 2017
    Em uma matéria sobre o papel das plantas na redução da concentração atmosférica dos gases do efeito estufa, consta a seguinte informação: O vegetal “arranca” o carbono, que é o C do CO2 para usar de matéria-prima para o seu tronco, e devolve para a atmosfera o O2 ou seja, oxigênio. (Superinteressante, maio de 2016. Adaptado.) Tal informação refere-se à
  25. 25. UFSM 2015
    Independentemente de cultura, os vegetais fornecem alimentos para todos. Nos versos que seguem, o autor tenta demonstrar essa condição. Nem todo o Rei tem Reinado Andei uns tempos pensando No porque dos animais. Mesmo que não haja duvida, Perguntar nunca é demais: 1− O que seria dos bichos 2Se não fossem os vegetais? [...] Animal da mais ibope Nos programas de TV Da movimento ao cinema Faz a gente se entreter. 3Mas todo bicho depende 4Das plantas para viver. [...] 5− Ah, se planta não soubesse 6Transformar a luz solar o vasto reino animal Deixaria de se fartar... 7− Nem sequer papel teria 8Pra estes versos eu botar. Fonte: SOUZA, P. R. de. Síntese de Poesia. 2006. Analise as seguintes afirmativas: I. Os versos assinalados com as referências 1, 2, 3 e 4 salientam a dependência dos animais, em especial, quanto ao oxigênio produzido pelos vegetais por meio da respiração celular. II. Os versos assinalados com as referências 5 e 6 dizem respeito ao processo de fotossíntese que ocorre nos cloroplastos. III. Os versos assinalados com as referências 7 e 8 remetem a produção de matéria orgânica resultante da fotossíntese. Está(ão) correta(s)
  26. 26. FUVEST 2015
    A energia entra na biosfera majoritariamente pela fotossíntese. Por esse processo,
  27. 27. UERR 2016
    A passagem de energia de um organismo para outro ocorre ao longo de uma cadeia alimentar, constitui de níveis tróficos. Assinale a alternativa CORRETA que descreva estes níveis iniciando pela primeira etapa da cadeia alimentar.
  28. 28. ENEM 2015