Exercícios de Nutrição Vegetal e Trocas Gasosas

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  1. 1. UNESP 2000
    Um estudante, apaixonado por plantas carnívoras, quer iniciar uma coleção deste tipo de planta. Ao visitar uma exposição, comprou dois vasos de uma planta da espécie Dionaea muscipla, vulgarmente denominada dionéia. O estudante, ao chegar em casa, replantou uma das dionéias em solo adubado, próximo a roseiras e margaridas. Observou, após algumas semanas, que a planta que continuava no vaso original capturava insetos, e que a outra, replantada, perdera esta habilidade. Sabe-se que as plantas carnívoras crescem em solos onde há deficiência de certos nutrientes minerais. Ao observar tais comportamentos distintos entre as duas dionéias, o estudante concluiu, com acerto, que
  2. 2. UECE 2014
    A zona pilífera da raiz apresenta células epidérmicas com projeções citoplasmáticas denominadas de pelos absorventes, cuja principal função é absorver água e sais minerais indispensáveis à sobrevivência das plantas. A absorção de água pelas raízes dos vegetais acontece normalmente quando  
  3. 3. FUVEST 2008
    Considere o diálogo a seguir, extraído do texto "O sonho", de autoria do poeta e dramaturgo sueco August Strindberg (1849-1912): lnês: - És capaz de me dizer por que é que as flores crescem no estrume? O Vidraceiro: - Crescem melhor assim porque têm horror ao estrume. A ideia delas é afastarem-se, o mais depressa possível, e aproximarem-se da luz, a fim de desabrocharem... e morrerem. O texto descreve, em linguagem figurada, o crescimento das flores. Segundo o conceito de nutrição vegetal, é correto afirmar que o estrume
  4. 4. UFU 1999
    Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I - Macronutrientes são aqueles nutrientes utilizados em grandes quantidades pelas plantas para um desenvolvimento adequado. II - São macronutrientes: C, H, O, N, K, P, Ca, S e Mg. III - Micronutrientes são aqueles nutrientes utilizados em quantidades muito pequenas e seu excesso é prejudicial. IV - São micronutrientes: Fe, Mn, B, Zn, Cu, Mo, Cℓ e Co. V - As angiospermas podem completar seu ciclo de vida de semente a semente, apenas com os macronutrientes.
  5. 5. UFPE 2007
    Existem fatores que interferem na taxa de fotossíntese de uma planta. A esse propósito, analise os itens mencionados a seguir. 1) Intensidade de energia luminosa. 2) Concentração de gás carbônico. 3) Temperatura. 4) Concentração de oxigênio. Interferem na taxa fotossintética:
  6. 6. UNESP 2015
    Em 2014, os dois equinócios do ano foram em 20 de março e 23 de setembro. O primeiro solstício foi em 21 de junho e o segundo será em 21 de dezembro. Na data do solstício de verão no hemisfério norte, é solstício de inverno no hemisfério suI, e na data do equinócio de primavera no hemisfério norte, é equinócio de outono no hemisfério suI. A figura representa esses eventos astronômicos: Considere duas plantas de mesma espécie é porte, mantidas sob iluminação natural e condições ideais de irrigação, uma delas no hemisfério norte, sobre o trópico de Câncer, e a outra em mesma latitude e altitude, mas no hemisfério suI, sobre o trópico de Capricórnio. Considerando os períodos de claro e escuro nos dias referentes aos equinócios e solstícios, é correto afirmar que:
  7. 7. UEL 2008
    Analise a figura a seguir Com base no gráfico e nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir I. Durante a fotossíntese, a energia luminosa captada pela clorofila é convertida em energia química e utilizada para reunir moléculas de gás carbônico (CO2) e de água (H2O), sintetizando moléculas orgânicas que podem servir de alimentos. II. Em clima tropical, as plantas atingem o ótimo de respiração e fotossíntese líquida com 45°C. Se a temperatura aumentar, os estômatos de muitas plantas se abrem, pois continua a respiração sem que haja fotossíntese. III. Em clima temperado, as plantas atingem o ótimo de respiração e fotossíntese líquida ao redor de 12°C. Uma planta, para crescer, precisa realizar mais fotossíntese que respiração, caso contrário não poderá acumular matéria orgânica. IV. O aumento da temperatura, assim como a falta de água, diminuem igualmente a fotossíntese, uma vez que os estômatos se abrem, o que permite a saída de água e a entrada de gás carbônico. Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.
  8. 8. FATEC 2007
    Várias plantas de espécies diferentes, identificadas por A, B e C, depois de já haverem germinado e crescido alguns centímetros, foram cultivadas em uma estufa especial sob iluminação contínua e constante. Notou-se que as plantas da espécie A não cresceram (continuaram com o mesmo tamanho), as da espécie B morreram, e as da espécie C continuaram a se desenvolver. Assinale a alternativa correta sobre esses resultados obtidos.
  9. 9. UFT 2008
    Relacione os eventos exemplificados na coluna A com as fases da fotossíntese descritas na coluna B. COLUNA A ( ) Fotofosforilação cíclica ( ) Fotofosforilação acíclica ( ) Fotólise da água e liberação de O2 ( ) Fixação de CO2 ( ) Produção de Carboidrato ( ) Produção de ATP e NADPH2 COLUNA B 1. Fase fotoquímica 2. Fase enzimática Das alternativas a seguir, qual descreve a sequência correta de associação das colunas A e B?
  10. 10. UNESP 2008
    Paulo considerou incoerente afirmar que as plantas promovem o sequestro de carbono pois, quando respiram, as plantas liberam CO2 para a atmosfera. Consultando seu professor, Paulo foi informado de que a afirmação é
  11. 11. PUC-RJ 2008
    Hoje em dia encontramos frequentemente hortaliças em supermercados que são cultivadas através da técnica de hidroponia. Esta técnica consiste em cultivar pequenas mudas em apoios especiais aos quais é adicionado líquido com sais nutrientes. O aumento da biomassa (crescimento) destas plantas é devido principalmente a absorção de:
  12. 12. UNIRIO 2002
    Numa experiência realizada recentemente, mediu-se o número de certas estruturas encontradas nas folhas de quatro gêneros de plantas fósseis. A finalidade do experimento era medir a concentração de CO2 da atmosfera durante a época em que as plantas estavam vivas, pois se sabe que o número de tais estruturas é inversamente proporcional à concentração de CO2 na atmosfera. Que estruturas são essas?
  13. 13. UNESP 2004
    Nos vegetais, estômatos, xilema, floema e lenticelas têm suas funções relacionadas, respectivamente, a
  14. 14. FATEC 2003
    A transpiração é um mecanismo importante para o vegetal, pois determina a ascensão da seiva bruta através do caule. O gráfico a seguir mostra as taxas de absorção de água do meio ambiente e as de transpiração de uma planta durante as 24 horas do dia. A análise do gráfico leva a concluir que
  15. 15. PUCRJ 2009
    A figura representa uma estrutura especial nas células vegetais chamada estômato. Sua função principal no vegetal é:
  16. 16. UFG 2008
    Luz solar, rios, oceanos, rochas, microrganismo, plantas e animais inter-relacionam-se pelo fluxo de energia no planeta. As plantas iniciam esse fluxo por meio da fotossíntese. Para que esse  processo ocorra é necessário que o
  17. 17. UECE 2014
    Segundo Simões (1999), uma planta é considerada medicinal quando possui metabólitos com propriedades químicas associadas a algum tipo de ação farmacológica. Assim, as substâncias ativas presentes nas plantas medicinais, que são produtos do seu metabolismo, são
  18. 18. FUVEST 1999
    Atualmente é comum o cultivo de verduras em soluções de nutrientes e não no solo. Nesta técnica, conhecida como hidrocultura, ou hidroponia, a solução nutriente deve necessariamente conter, entre outros componentes,
  19. 19. PUCSP 2007
    O estômato é uma estrutura encontrada na epiderme foliar, constituída por duas células denominadas células-guarda. Estas absorvem água quando há grande concentração de íons potássio em seu interior, o que leva o estômato a se abrir. Se o suprimento de água na folha é baixo, ocorre saída de íons potássio das células-guarda para as células vizinhas e, nesse caso, as células-guarda tornam-se
  20. 20. FAMERP 2018
    Analise a ampliação de uma imagem em escala microscópica. Observa-se na imagem parte do tecido proveniente de uma árvore do grupo angiosperma, contendo duas estruturas em evidência. Em uma árvore adulta, tais estruturas são encontradas
  21. 21. UFSCAR 2002
    O gráfico mostra a transpiração e a absorção de uma planta, ao longo de 24 horas. A análise do gráfico permite concluir que:
  22. 22. FUVEST 2002
    Pesquisadores norte-americanos produziram uma variedade de tomate transgênico que sobrevive em solos até 50 vezes mais salinos do que o tolerado pelas plantas normais. Essas plantas geneticamente modificadas produzem maior quantidade de uma proteína de membrana que bombeia íons sódio para o interior do vacúolo. Com base em tais informações, pode-se concluir que plantas normais não conseguem sobreviver em solos muito salinos porque, neles, as plantas normais
  23. 23. UEG 2015
    Atualmente, vários agricultores utilizam-se da técnica de cultivar plantas em soluções aeradas em sais minerais quimicamente definidos, popularmente conhecida como hidroponia. Inicialmente, os agricultores viram na hidroponia um modo de cultivar plantas para o consumo humano, como alfaces, em locais onde o solo é pobre ou não disponível. Essa técnica no cultivo de determinadas espécies é vantajosa porque 
  24. 24. UFMG 2008
    Observe esta figura, em que está representada uma cultura hidropônica: Considerando-se as informações fornecidas por essa figura e outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que a solução nutritiva presente em I deve conter
  25. 25. UFG 2007
    Os estômatos I e II, representados a seguir, foram desenhados com base na observação microscópica da epiderme inferior de folhas da mesma espécie vegetal coletadas durante o dia e submetidas a diferentes regimes de irrigação. Considerando-se que a disponibilidade de água para a planta foi a única condição ambiental que variou, pode-se concluir que será maior a
  26. 26. UNESP 2002
    Algumas árvores com folhas largas, revestidas por cutícula, foram cultivadas em uma região onde a temperatura é sempre alta, a umidade do ar é baixa e há abundância de água no solo. Considerando os processos de troca de água com o meio, assinale a alternativa que corresponde às respostas fisiológicas esperadas para estas árvores, crescendo sob essas condições.
  27. 27. UFRGS 2018
    Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, sobre os mecanismos através dos quais água e solutos são transportados dentro da planta. (     ) A água e os sais minerais podem passar entre as paredes celulares ou podem atravessar o citoplasma, nas células do córtex da raiz. (     ) O movimento ascendente da seiva pelo floema ocorre devido à pressão positiva na raiz. (     ) O transporte de água para dentro do xilema ocorre por osmose, já os sais minerais são transportados por processo ativo, no cilindro central. (     ) A tensão provocada pela transpiração é responsável pelo transporte de sacarose. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
  28. 28. UNICHRISTUS 2018
    Os nutrientes minerais presentes no solo são absorvidos pelas raízes das plantas em solução aquosa, por meio dos pelos absorventes. Em plantas herbáceas, as regiões mais velhas das raízes também fazem absorção de água, o mesmo acontecendo em zonas parcialmente suberificadas das raízes de arbustos e árvores. Feita a absorção pela raiz, na zona pilífera ou não, as soluções com os solutos minerais seguem até o lenho, onde iniciam um deslocamento vertical para chegar à copa. Com base nos textos e no assunto relatado, pode-se inferir que
  29. 29. FUVEST 2005
    Observando plantas de milho, com folhas amareladas, um estudante de agronomia considerou que essa aparência poderia ser devida à deficiência mineral do solo. Sabendo que a clorofila contém magnésio, ele formulou a seguinte hipótese: "As folhas amareladas aparecem quando há deficiência de sais de magnésio no solo". Qual das alternativas descreve um experimento correto para testar tal hipótese?
  30. 30. UFMG 2010
    As plantas insetívoras, ou carnívoras, vivem, geralmente, em solos pobres em nutrientes. Com base nessa informação e em outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que as plantas insetívoras
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