Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Questão 15 de 63

Exercícios de Origem da Vida

Listagem de exercícios

UEPA(SEGUNDA ETAPA) 2016

Há cerca de 2.500 anos, sábios gregos começaram a separar o estudo da natureza das questões religiosas, passo fundamental para o desenvolvimento da Ciência. Surgia, assim, o
pensamento naturalista, que tentava explicar os fenômenos naturais com base em fatos e processos da própria natureza e não em termos místicos e sobrenaturais, como ocorria em muitas sociedades primitivas. A ideia da evolução biológica é apoiada em evidências cosmológicas, geológicas, arqueológicas e antropológicas. Além disso, ela vem resistindo a todos os testes a que tem sido submetida, sendo, por enquanto, a única explicação racional e coerente para o conjunto de fatos sobre a origem da vida e a diversidade dos seres vivos no planeta Terra.

Adaptado de Bio, Sônia Lopes & Sérgio Rosso, 2013.

Sobre a expressão destacada no Texto analise as afirmativas abaixo.
I. O fundamento da biogênese sugere que nas condições da Terra primitiva, a vida poderia ter surgido a partir de moléculas orgânicas para formar os seres vivos atuais.
II. Colocar num canto sossegado e pouco iluminado camisas sujas de suor e sobre elas se espalhar grãos de trigo, resultando em 21 dias, o surgimento de ratos, que é o princípio
da biogênese.
III. Imitar as condições da Terra primitiva para verificar a possibilidade da síntese de moléculas orgânicas a partir dos gases da atmosfera, é uma proposição do experimento de Stanley Miller.
IV. Ferver caldo de carne num vidro aberto, exposto ao ar, porém com o gargalo curvado em forma de ‘S’, onde o líquido permaneceria estéril por muito tempo, se refere ao experimento de Louis Pasteur.
V. O CH4, NH3, H2 e H2O constituíam supostamente a atmosfera primitiva do planeta Terra, que aliados a fortes descargas elétricas de tempestades e raios ultravioleta, formavam moléculas orgânicas simples.
VI. Na abiogênese, a vida é resultado de um processo de evolução química em que compostos orgânicos se combinaram, originando moléculas inorgânicas simples, como aminoácidos, açúcares, bases nitrogenadas e ácidos graxos.

A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é: