Banco de Exercícios

Lista de exercícios

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Poríferos dos maiores vestibulares do Brasil.

G1 - CPS 2015

O personagem Bob Esponja, do desenho animado criado pelo biólogo marinho Stephen Hillenburg, representa um animal do Filo Porifera conhecido popularmente como esponja. Para tornar esse desenho mais divertido e atraente, Stephen colocou nessa esponja várias características humanas, tais como boca, pernas, braços, olhos e dentes, que não condizem com a realidade desse animal na natureza. Se o Bob Esponja não andasse, falasse, dançasse ou comesse, seria, com certeza, muito sem graça. Sendo assim, muitos conceitos biológicos estão distorcidos nesse desenho animado. As esponjas verdadeiras são animais porosos, aquáticos, fixos, isolados ou coloniais e possuem diversas formas, cores e tamanhos. A água penetra no corpo dos poríferos através de inúmeros poros, sendo esta a característica a que se refere o nome desses animais. Comparando as esponjas verdadeiras com o personagem Bob Esponja, é correto afirmar que:

UFRGS 2004

Leia a tira a seguir, que ilustra os dilemas alimentares na vida de uma esponja. Adaptado de: "Zero Hora", 26 jul. 2003. O desejo da esponja, expresso no último quadro, não pode se realizar. Na evolução dos metazoários, a aquisição fundamental que possibilitou a digestão de macromoléculas, a qual não está presente na esponja, é:

FATEC 1992

A digestão dos Poríferos (esponjas) é intracelular e realizada por células chamadas:

PUCMG 2005

Uma esponja-viva é um animal multicelular com pequena diferenciação celular. Suas células podem ser mecanicamente desagregadas passando-se a esponja numa peneira. Se a suspensão celular é agitada por umas poucas horas, as células se reagregam para formar uma nova esponja. É o processo de adesão celular. Sobre esse assunto, é INCORRETO afirmar

UFPI 2001

Assinale a alternativa que menciona, corretamente, o que pode significar, sob o ponto de vista evolutivo, o fato de animais com características primitivas, como as esponjas, terem sido um dos primeiros a se formar e serem abundantes até hoje.

UFSM 2002

Nos poríferos, o mesênquima é uma massa gelatinosa, onde estão imersos elementos de sustentação, e os __________ são células de formato irregular que se movimentam por pseudópodos. Dentre outras funções, essas células participam na formação do esqueleto através dos(das) __________ e na distribuição dos nutrientes obtidos na digestão executada pelos __________. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

UFPR 2010

Dois estudantes de Biologia encontraram no mar, próximo a praia, um organismo que nunca tinham visto antes, mas que pelos seus conhecimentos prévios supuseram que poderia ser um porífera ou um urocordado. Como eles devem proceder para decidir a qual grupo pertence esse organismo?

UNESP 2010

Os poríferos, também conhecidos como esponjas, constituem um dos tipos mais antigos de animais, sendo predominantemente marinhos. Seus esqueletos podem ser constituídos por material orgânico, silicoso ou calcário. Algumas esponjas apresentam pequenos espinhos (espículas) com função de defesa e sustentação mecânica. Nas chamadas “esponjas de vidro”, as espículas formam estruturas semelhantes às fibras de vidro, podendo, inclusive, se comportar como as fibras ópticas, transmitindo a luz de maneira bastante eficiente. As espículas das “esponjas de vidro” são constituídas principalmente de:

PUC-RS

Quanto às características anatômicas dos espongiários, é correto afirmar que:

UFSM 2001

SOARES, J. L. "Biologia: Os seres vivos, estrutura e funções". São Paulo: Scipione, vol. 2,2000. p. 91. Considere as afirmações sobre o desenho: I. A seta 1 aponta para uma cavidade do tipo pseudoceloma. II. O organismo se reproduz por alternância de gerações e de formas. III. As setas 2 e 3 apontam, respectivamente, para um coanócito e um porócito. Está(ão) correta(s):

UFRN 2000

Os poríferos ou esponjas formam, desde o Cambriano, uma fauna relativamente significante; no entanto, sua estrutura e seu comportamento peculiares têm levado alguns estudiosos a considerar que os representantes desse filo demonstram inabilidade em evoluir os sistemas ou os órgãos, diferentemente do que acontece com outros grupos, porque

UFPI 2000

Assinale as características que tornam os organismos do filo Porifera bem diferentes daqueles de outros filos animais.

UEL 1997

Invertebrados sésseis, sem órgãos, sem tecidos, e com digestão exclusivamente intracelular são classificados como

UECE 2009

O processo de reprodução sexuada aumenta a variabilidade genética das espécies. Ocorre de forma mais notável nos organismos multicelulares. Identifique o filo no qual ocorre o seguinte tipo de reprodução: “Os espermatozoides penetram no corpo da fêmea, fundindo-se com coanócitos, os quais se transformam em amebócitos, que se deslocam pelo meso-hilo até o óvulo, transferindo para este o núcleo do espermatozoide, caracterizando um tipo de fecundação interna”.

PUC-MG 1997

Possuem sistema nervoso, EXCETO:

IFSUL 2015

O filo porífera tem representantes no ambiente marinho e na água doce, podendo viver isoladamente ou em colônias. Apresenta estrutura corpórea simples, não possui órgãos diferenciados e sim tipos diferenciados de células, tais como os pinacócitos e os coanócitos. Essas células têm como função, respectivamente,

ULBRA 2016

As esponjas são os representantes do Filo Porifera (Reino Animalia). Este Filo é considerado um ramo primitivo na evolução dos metazoários, apresentando uma organização corporal simples. Os poríferos são usados pelos pintores de paredes para obtenção certos efeitos especiais. Antigamente, eram usados, também, como esponjas de banho. Quanto às esponjas, é correto afirmar que: I. Possuem tecidos verdadeiros e são encontradas somente em ambientes aquáticos. II. Possuem tecidos verdadeiros e podem apresentar espículas, calcárias ou silicosas, formando o esqueleto para sustentação desses animais. III. Não possuem tecidos verdadeiros e alimentam-se de partículas em suspensão através do sistema aquífero. IV. As células que capturam as partículas na água são os coanócitos; os porócitos permitem a entrada de água do meio externo e, após a circulação, a água sai pelo ósculo. Estão corretas:

PUC-RS 1999

Um exame dos diferentes tipos celulares que formam o corpo de uma esponja nos revela que o revestimento externo destes animais está formado por células genericamente denominadas

UPF 2013

Nos poríferos, há células diferentes para funções específicas. Assim, à sequência abaixo correspondem as respectivas funções: I – Porócito II – Coanócito III – Escleroblasto IV – Pinacócito

UFPEL 2000

As esponjas constituem o filo Porifera do reino Animal, sendo indivíduos de organização corporal simples, considerados um ramo primitivo na evolução dos metazoários. Os poríferos são usados pelos pintores para obter certos efeitos especiais na técnica de aquarela; antigamente, eram usados também como esponjas de banho. Quanto às esponjas, é correto afirmar que

UFPI 2000

UECE 2015

Dentre as características apresentadas abaixo, marque aquela que justifica a inclusão de um ser vivo no Filo Porífera e não em outros Filos animais.

UECE 2008

Dentre os elementos de sustentação das esponjas, as espículas são estruturas calcárias ou constituídas de sílica. Assinale a alternativa que contém a denominação correta das células que produzem essas estruturas.

UFPB 2010

Os poríferos são considerados os representantes mais simples entre todos do reino Animalia. Sobre os representantes desse grupo, é correto afirmar que possuem

UECE 2016

Quanto à organização dos espongiários, é correto afirmar que

UFAM 2015

A evolução da vida multicelular tem intrigado os biólogos evolucionistas por muito tempo. Células estando próximas e cooperando para o beneficio da “comunidade” (o organismo) vai contra os princípios básicos Darwinistas. Para deixar o quadro mais complexo, acredita-se que a multicelularidade surgiu na natureza de forma independente dezenas de vezes e moldou nosso planeta como nós o conhecemos hoje. Nas colunas a seguir se encontram vários representantes multicelulares e suas características. 1) Porifera 2) Cnidaria 3) Platyhelminthes  4) Nematoda  5) Arthropoda  6) Echinodermata    A) Celomados. Simetria bilateral na fase larval. Endoesqueleto calcáreo. Simetria radial pentâmera nos adultos. B) Celomados com corpos segmentados. Bilatérios e triploblásticos. Apêndices articulados. Exoesqueleto de quitina. C) Pseudocelomados cilíndricos, não segmentados. Sem sistema circulatório. Corpo recoberto por cutícula. Sofrem ecdise. D) São triploblásticos, acelomados e bilatérios. Corpo achatado dorsoventralmente. Possuem protonefrídeos. Geralmente são hermafroditas. E) Diploblásticos. Possuem nematocistos. Exibem alternância de gerações poliploide assexuada e medusóide sexuada. F) Filtradores sésseis. Sem tecidos verdadeiros. Possuem coanócitos. Reprodução assexuada ou sexuada.   Assinale a alternativa que correlaciona corretamente as colunas:

UFBA

No processo digestivo das esponjas, atuam células de dois tipos: umas englobam o alimento e fazem a digestão intracelular; outras distribuem a todas as demais células o produto dessa digestão. Essas células são denominadas, respectivamente, como

FUVEST

A característica abaixo que não condiz com os poríferos é:

UFPI

Indique as características que tornam os organismos do Filo Porífera bem diferentes daqueles  de outros Filos animais:

UNIRIO

Qual das alternativas abaixo justifica a classificação das esponjas no sub-reino Parazoa?