Exercícios de Reino Fungi

Voltar para exercícios de Biologia

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Reino Fungi dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Biologia com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. IFSP 2012
    A professora de Ciências solicitou aos alunos que fizessem um trabalho sobre alguns microrganismos e diante dessa proposta, o aluno Thales afirmou para sua amiga Mariana que as bactérias e fungos só causam problemas e deveriam ser eliminados do mundo não havendo muito que se estudar sobre eles. Em resposta, Mariana disse que isso seria impossível e que eles são importantes também para os seres humanos defendendo seu ponto de vista. Um argumento correto que ela poderia usar seria:
  2. 2. UFPEL 2005
    "O Reino Fungi abrange organismos eucariontes, aclorofilados, que incorporam alimentos por absorção. Popularmente, são conhecidos como bolores, mofos, fermentos, Ievedos, orelhas-de-pau, trufas e cogumelos-de- chapéu (Champignon)".           LOPES, Sônia. BIO. 1994, v. único. Os exemplos acima ilustram vários tipos e formas de fungos que podem estar voltados diretamente à saúde humana, à produção de alimentos, ao combate a pragas de lavouras, dentre muitos outros usos. Em termos ecológicos, quanto aos fungos, é correto afirmar que:
  3. 3. UNESP 2016
    O cogumelo shimeji (Pleurotus ostreatus) aos poucos vai se incorporando à culinária das grandes cidades brasileiras. Encontrado facilmente em supermercados, é usado como principal ingrediente de molhos, refogados, risotos e outros pratos. Sobre o cogumelo shimeji, foram feitas as assertivas: 1. Trata-se de um fungo, um organismo heterótrofo que não faz fotossíntese e não produz seu próprio alimento. 2. Por ser um fungo, não sintetiza proteínas e carboidratos, tendo baixo valor nutricional. Sobre essas assertivas, é correto dizer que
  4. 4. UNESP 2013
    A figura apresenta a tampa de um vidro de molho em conserva, na qual há a seguinte advertência: Sobre a inscrição da tampa, um estudante de biologia levantou duas hipóteses: 1ª) se o produto estiver contaminado, os micro-organismos irão proliferar-se utilizando os glicídios do molho para a obtenção de energia. 2ª) o metabolismo dos micro-organismos promoverá a liberação de CO2, que aumentará a pressão no interior do recipiente, estufando a tampa. Com relação às hipóteses levantadas, é correto dizer que
  5. 5. FEI 1996
    Qual das doenças a seguir é tipicamente uma micose:
  6. 6. UEPB 2014
    Analise as proposições apresentadas sobre os Fungos e, em seguida, Classifique-as em (V), para as Verdadeiras ou (F), para as Falsas. ( ) Os fungos podem se reproduzir de modo sexuado onde teremos, de forma geral, a pIasmogamia seguida pela cariogamia ou assexuada, podendo ocorrer por fragmentação do micélio, por brotamento ou por esporulação. ( ) Os cogumelos e as orelhas-de-pau são exemplos de corpos de frutificação de algumas espécies de fungos, sendo formados por agrupamentos compactos de hifas especiais, relacionadas aos processos de reprodução sexuada destes organismos. ( ) Os fungos muIticeIulares são constituídos por filamentos ramificados denominados micélios, os quais contêm o material celular do fungo. O conjunto de micélios forma a hifa, que constitui o corpo do fungo. ( ) São organismos fundamentais no processo de ciclagem de matéria na natureza, pois as espécies sapróbias, juntamente com certas bactérias, desempenham o papel de decompositores. ( ) São organismos eucarióticos, autotróficos, uni ou muIticeIulares, que se nutrem por absorção e tem o glicogênio como substância de reserva. A alternativa que apresenta a sequência correta é:
  7. 7. UDESC 2014
    Analise as proposições em relação aos fungos. I. Os basidiomicetos são fungos conhecidos como cogumelos e orelhas-de-pau por apresentarem o corpo de frutificação denominado basidiocarpo, a exemplo, champignon. II. Os deuteromicetos são fungos com corpos de frutificação em forma de base, formando projeções denominadas basidiósporos, os quais darão origem aos micélios, a exemplo, os bolores. III. Os ascomicetos são fungos que possuem asco (saco), onde são formados os esporos na reprodução sexuada, a exemplo, o Saccharomyces cerevisiae usado na fabricação de bebidas alcoólicas. IV. Os Zigomicetos são fungos autotróflcos filamentosos que vivem no solo como decompositores ou parasitas e apresentam estrutura assexuada característica denominada zigosporângio. Assinale a alternativa correta.
  8. 8. FUVEST 2013
    Frequentemente, os fungos são estudados juntamente com as plantas, na área da Botânica. Em termos biológicos, é correto afirmar que essa aproximação:
  9. 9. UFSM 2015
    Muitos organismos são capazes de sobreviver em determinados ambientes, graças ao estabelecimento de interações ecológicas complexas e duradouras. Organismos do reino Fungi, por exemplo, podem estabelecer associações simbióticas específicas com organismos de diferentes reinos, tais como:
  10. 10. UESPI 2012
    Sobre as características do eumiceto mostrado abaixo, analise as afirmativas que se seguem 1. Com a confecção de lâminas a partir das estruturas acima, seria possível visualizar hifas e micélios, estruturas filamentosas multicelulares. 2. O corpo de frutiflcação acima, típico de fungos do fIIo dos zigomicetos, não é formado por tecidos verdadeiros e representa uma fase do ciclo sexual. 3. Nas lamelas (A) do chapéu do cogumelo ocorrem estruturas chamadas basídios, produtoras de esporos sexuais haploides. Está(ão) correta(s) apenas:
  11. 11. UFRGS 2001
    As afirmações abaixo se referem ao grupo dos fungos. I - As leveduras são conhecidas por sua capacidade de fermentar carboidratos e produzir álcool etílico e dióxido de carbono, sendo utilizadas pelos vinicultores, panificadores e cervejeiros. II - Fungos patogênicos são os principais causadores de doenças de pele em pessoas que estão com o sistema imunológico afetado, como, por exemplo, as que estão contaminadas com o vírus HIV. III - Aflatoxinas são metabólitos secundários produzidos por alguns fungos, que frequentemente contaminam amendoim, milho, trigo, entre outros, podendo causar câncer de fígado em pessoas e animais que as ingerem. Quais estão corretas?
  12. 12. UFSM 2014
    Os princípios básicos da fabricação artesanal ou industrial do vinho são simples e utilizam o 'trabalho' de certos fungos (Saccharomyces): o suco da uva, rico em açúcares, constitui-se no meio ideal para o crescimento das leveduras (ou fermentos), fungos microscópicos. Nesse processo, ao aproveitarem os açúcares, as leveduras liberam e álcool etílico, dando continuidade à obtenção da bebida. Esse pequeno resumo do processo de fabricação do vinho traz informações sobre o(a):
  13. 13. UDESC 2013
    Em relação aos fungos é correto afirmar.
  14. 14. MACKENZIE 2014
    Os fungos constituem um grupo de organismos com características que lembram um vegetal, mas com outras que lembram um animal. Foram, no passado, considerados como vegetais e, atualmente, são colocados em um reino próprio, o Reino Fungi. A respeito deles é correto afirmar que são seres
  15. 15. UEPB 2011
    Leia atentamente as proposições abaixo referentes aos fungos. I. São organismos eucariontes, heterótrofos, que obtêm alimentos por absorção de nutrientes do meio. II. A maioria possui corpo composto de muitos filamentos delgados, denominados hifas. O conjunto de hifas do corpo de um indivíduo recebe o nome de micélio; este pode se diferenciar em vegetativo e reprodutor. III. O ciclo de vida dos fungos pode ser dividido em duas fases: assexuada, caracterizada pela formação de esporos haploides por mitose, e sexuada, caracterizada pela fusão do citoplasma, seguida pela fusão dos núcleos e depois pela formação de esporos diploides por mitose. Assinale a alternativa que apresenta a(s) proposição(ões) correta(s).
  16. 16. PUC-RJ 2012
    Os fungos são organismos que:
  17. 17. UNITINS 2017
    Mofos, bolores e champignons fazem parte do reino Fungi. Sobre os fungos, é correto afirmar que:
  18. 18. UFTM 2012
    O micélio vegetativo de um único indivíduo da espécie Armillaria ostoyae, que ocorre no estado de Oregon (EUA), expande-se por cerca de 8,9 km2 de área e provavelmente deve ter 2400 anos e centenas de toneladas, o que o qualifica como o maior organismo da Terra. (Sônia Lopes e Sérgio Rosso, Bio, volume 2, 2010. Adaptado.) De acordo com o texto, é possível afirmar que esse organismo
  19. 19. MACKENZIE 2015
    A presença de liquens em uma região é um testemunho da boa qualidade do ar. Sua ausência pode indicar que o ar está poluído. Eles são sensíveis aos poluentes, porque não são capazes de excretar as substâncias tóxicas absorvidas. A respeito dos liquens, é correto afirmar que são formados por dois tipos de indivíduos:
  20. 20. UNITINS 2018
    As micorrizas são associações simbióticas entre as raízes das plantas e os fungos encontrados no solo. Ocorre na maioria das plantas atuais e foi observada também em raízes de plantas fósseis. A presença de micorrizas nos vegetais aumenta a produtividade agrícola porque:
  21. 21. UPF 2014
    Entre as alternativas abaixo, assinale aquela cujas características apresentadas não se referem a organismos do Reino Fungi.
  22. 22. FUVEST 2018
    No grupo dos fungos, são conhecidas perto de 100 mil espécies. Esse grupo tão diverso inclui espécies que
  23. 23. ENEM 2012
    Para preparar uma massa básica de pão, deve-se misturar apenas farinha, água, sal e fermento. Parte do trabalho deixa-se para o fungo presente no fermento: ele utiliza amido e açúcares da farinha em reações químicas que resultam na produção de alguns outros compostos importantes no processo de crescimento da massa. Antes de assar, é importante que a massa seja deixada num recipiente por algumas horas para que o processo de fermentação ocorra. Esse período de espera é importante para que a massa cresça, pois é quando ocorre a
  24. 24. UFSM 2015
    Muitos organismos são capazes de sobreviver em determinados ambientes, graças ao estabelecimento de interações ecológicas complexas e duradouras. Organismos do reino Fungi, por exemplo, podem estabelecer associações simbióticas específicas com organismos de diferentes reinos, tais como
  25. 25. PUC-RS 2013
    Há evidências de que a prática da cervejaria originou-se há mais de 5 mil anos na região da Mesopotâmia, onde a cevada cresce em estado selvagem. Gravuras, inscrições, poemas e registros arqueológicos deste período sugerem o uso da cerveja. Outros documentos históricos mostram, em 2100 a.C., sumérios alegrando-se com uma bebida fermentada, obtida de cereais. Mais tarde, a cerveja passou a ser produzida por padeiros, devido à natureza dos ingredientes que utilizavam: leveduras e grãos de cereais. A cevada era deixada de molho até germinar e, então, moída e moldada em bolos, aos quais se adicionava a levedura. Os bolos, após parcialmente assados e desfeitos, eram colocados em jarras com água e deixados fermentar. Com o passar do tempo, cada família produzia a sua própria bebida. A expansão da produção se deu com o Império Romano. E foram os gauleses que cunharam o nome atualmente usado, denominando essa bebida de cevada de “cerevisia”, ou “cervisia”, em homenagem a Ceres, deusa da agricultura e da fertilidade. Na Idade Média, os conventos assumiram a fabricação da cerveja, e os monges reproduziram em manuscritos a técnica de fabricação. Artesãos, pequenas fábricas e, por fim, grandes indústrias trouxeram, de então, esse nobre líquido aos dias atuais. Elaborado com base em informações obtidas em http:// www.brejas.com.br   A levedura que processa a fermentação referida no texto é
  26. 26. ALBERT EINSTEIN 2016
    Troels Prahl, mestre cervejeiro e microbiólogo da distribuidora de lêvedo White Labs, está diante de quatro copos de cerveja. Entre um gole e outro, ele descreve cada uma. (...) As cores das cervejas são tão diferentes quanto seus sabores, variando de dourado enevoado a âmbar transparente. (...) Após milhares de anos de domesticação involuntária, os lêvedos – os micro-organismos que fermentam grãos, água e lúpulo para que se transformem em cerveja – são tão distintos quanto a bebida que produzem. (THE NEW YORK TIMES INTERNATIONAL WEEKLY, 10/junho/2014) As afirmações abaixo estão relacionadas direta ou indiretamente com o texto. Assinale a INCORRETA.
  27. 27. UNESP 2018
    Em uma aula de campo, os alunos encontraram, crescendo sobre um tronco caído na mata, organismos conhecidos como orelhas-de-pau. O fato que chamou a atenção dos alunos foi que alguns desses organismos eram de cor verde, como mostra a figura. Paula afirmou que o organismo observado era um fungo fotossintetizante e portanto autótrofo. Gilberto concordou que seria um fungo fotossintetizante, mas, por estar crescendo em um tronco em decomposição, seria heterótrofo necessariamente. Ricardo sugeriu que o organismo observado, na verdade, eram dois organismos, um autótrofo e outro heterótrofo. Tiago complementou a ideia de Ricardo, afirmando tratar-se de um musgo, que é uma associação entre um fungo e uma alga. Fernanda discordou de Tiago, afirmando tratar-se de um líquen, no qual o fungo fornece os carboidratos necessários para o crescimento da alga.   A explicação correta para o fato foi dada por
  28. 28. PUC-RJ 2015
    Seres vivos que apresentam, simultaneamente, ausência de pigmento fotossintetizante, presença de paredes celulares com quitina e reprodução por esporos são:  
  29. 29. UFRGS 2014
    Os organismos que se caracterizam simultaneamente por ausência de pigmento fotossintetizante, presença de paredes celulares com quitina e reprodução por esporos são  
  30. 30. UFPE
    Assinale a opção que apresenta uma característica AUSENTE no Reino Fungi
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login