Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Reino Protoctista: As Algas e os Protozoários

Voltar para exercícios de Biologia

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Reino Protoctista: As Algas e os Protozoários dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Biologia com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. UNESP 2013
    Em determinada região do nosso país, o sistema de saúde verificou um crescente número de mortes por problemas cardíacos, sobretudo em pessoas na faixa etária de 40 a 50 anos. Tais mortes não estavam relacionadas a históricos de sobrepeso ou hipertensão. Investigado o problema, verificou-se que há décadas a população não contava com condições adequadas de moradia. Muitas das casas eram de pau a pique e estavam infestadas de insetos. Segundo os sanitaristas, as mortes deviam-se a uma parasitose endêmica na região. Pode-se afirmar que, mais provavelmente, a parasitose em questão é causada por organismos da espécie:
  2. 2. ENEM 2014
    O movimento pelo saneamento do Brasil, desencadeado durante a Primeira República, colocou em evidência as precárias condições de saúde das populações rurais. A origem e trajetória desse movimento estiveram diretamente relacionadas à história da doença de Chagas. KROPF, S. P.; LIMA, N. T. Disponível em: www.fiocruz.br. Acesso em: 1 ago. 2012 (adaptado). A intervenção ambiental considerada fundamental para a prevenção dessa doença é a
  3. 3. UNESP 2014
    TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Leia os versos da música "Águas de Março", de Tom Jobim, para responder à(s) questão(ões). É pau, é pedra, é o fim do caminho É um resto de toco, é um pouco sozinho É um passo, é uma ponte, é um sapo, é uma rã É um belo horizonte, é uma febre terçã São as águas de março fechando o verão É a promessa de vida no teu coração (www.radio.uoI.com.br) O sapo, a rã e a febre terçã não fazem parte dos versos apenas por uma necessidade de rima, também têm relação com as chuvas que caem em regiões de clima tropical. A febre terçã, a qual um dos versos se refere, é um sintoma característico da:
  4. 4. UECE 2016
    Analise as afirmações abaixo. I. Algas são seres fotossintéticos, conhecidos como plantas do mar e por esse motivo pertencem ao Reino Plantae. II. As algas são responsáveis pela maior parte do gás oxigênio liberado diariamente na biosfera. III. Quando há um desequilíbrio dos fatores ambientais, as algas podem se multiplicar descontroladamente por meio de florações. Está correto o que se afirma em
  5. 5. UFG 2009
    TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: O mapa mundi a seguir mostra o itinerário da mais importante viagem que modificou os rumos do pensamento biológico, realizada entre 1831 a 1836. Acompanhe o percurso dessa viagem. Essa viagem foi comandada pelo jovem capitão FitzRoy que tinha na tripulação do navio H. M. S. Beagle outro jovem, o naturalista Charles Darwin. No dia 27 de dezembro de 1831, o Beagle partiu de Devonport, na Inglaterra, rumo à América do Sul com o objetivo de realizar levantamento hidrográfico e mensuração cronométrica. Durante cinco anos, o Beagle navegou pelas águas dos continentes e, nesta viagem, Darwin observou, analisou e obteve diversas informações da natureza por onde passou, o que culminou em várias publicações, sendo a Origem das Espécies uma das mais divulgadas mundialmente. Contudo, o legado de Darwin é imensurável, pois modificou paradigmas e introduziu uma nova forma de pensar sobre a vida na Terra. Em 2006, completou-se 170 anos do término desta viagem. Nesta prova de Biologia, você é o nosso convidado para acompanhar parte do percurso realizado por Darwin. Boa viagem! Em seu percurso pela América do Sul, Darwin observou que, próximo ao Arquipélago de Abrolhos, o mar havia adquirido um tom pardo avermelhado. O fenômeno observado e conhecido como maré vermelha e é causado pela:
  6. 6. G1 - CPS 2015
    Observe a tirinha que mostra imagens vistas ao microscópio. Sobre o ser vivo apresentado na tirinha, é correto afirmar que:
  7. 7. UNESP 2008
    Observe a figura Trata-se do ciclo de transmissão da
  8. 8. UEG 2016
    Estampada em diversos jornais no mundo, a notícia a seguir se torna acessível desde a comunidade acadêmica à população humana, visto que se trata de uma nova alternativa viável para combater a malária e algumas verminoses: Essas descobertas fornecerão à população humana novos e poderosos meios de combater doenças como a malária, conforme estudos de uma das pesquisadoras premiadas pelo Nobel. Sobre essa doença tropical, tem-se o seguinte:
  9. 9. ENEM 2011
    Certas espécies de algas são capazes de absorver rapidamente compostos inorgânicos presentes na água, acumulando-os durante seu crescimento. Essa capacidade fez com que se pensasse em usá-las como biofiltros para a limpeza de ambientes aquáticos contaminados, removendo, por exemplo, nitrogênio e fósforo de resíduos orgânicos e metais pesados provenientes de rejeitos industriais lançados nas águas. Na técnica do cultivo integrado, animais e algas crescem de forma associada, promovendo um maior equilíbrio ecológico. SORIANO, E. M. Filtros vivos para limpar a água. Revista Ciência Hoje. V. 37, n° 219, 2005 (adaptado). A utilização da técnica do cultivo integrado de animais e algas representa uma proposta favorável a um ecossistema mais equilibrado porque:
  10. 10. PUC-PR 2008
    Com o processo de colonização no país e com a intensa devastação da cobertura vegetal, ocorre o desequilíbrio ambiental. Ao se retirar a vegetação, os animais silvestres que vivem nas matas se afugentam para outras áreas ou até mesmo entram em extinção. Por isso, os insetos vetores de doenças que se alimentam de sangue destes animais, encontram abrigos nas habitações humanas e alimento em abundância, ou seja, o sangue dos animais domésticos e do homem, levando o aumento na incidência de doenças infecto-parasitárias. (Caminhos de Geografia 2(3)57-73, mar 2001, p. 58). Sobre estas doenças, analise as afirmações a seguir I. Uma das medidas mais eficazes no combate a tripanossomíase no Brasil é a melhoria das condições de habitação associada ao combate ao agente transmissor invertebrado. II. Insetos dípteros do gênero Aedes sp são os principais vetores da Leishmaniose tegumentar no Brasil. Neste caso, as fêmeas desse inseto têm o hábito de evacuar próximo ao ponto da picada, após a ingestão de sangue. III. Alguns hemípteros do gênero Triatoma sp são conhecidos transmissores do protozoário flagelado Trypanosoma cruzi causador da doença conhecida como "barriga d'água". O saneamento básico é fundamental no combate a esta doença. IV. A filariose e uma doença transmitida ao homem por picada de mosquitos pium ou pólvora do gênero Culex sp contaminados com o nematoide Onchocerca volvulus. V. A malária, maleita ou impaludismo é uma doença causada por protozoário esporozoário e transmitida ao homem por insetos dípteros que possuem hábitos noturnos e cujas fêmeas são hematófagas. Estão corretas:
  11. 11. ULBRA 2016
    Leia o texto abaixo: O problema em definir o grupo Protista reside, principalmente, na falsa ideia de que deve ser tratado como uma entidade taxonômica, sendo uma consequência da atitude genuinamente humana de classificar a natureza hierarquicamente. Desde Haeckel (1866) até o moderno conceito dos Cinco Reinos, tem sido conveniente tratar Protista como um Reino, para facilitação dos sistemas de recuperação de informação, educação e vulgarização. O conceito de Reino também serve para aumentar a autoestima dos cientistas que estudam estes organismos. Afinal de contas, quem quer estudar organismos inferiores, simples e primitivos quando se pode estudar organismos superiores e complexos? (Adaptado de What is a Protist?”, editorial da revista Protist, v. 150, março de 1999, escrito por Michael Melkonian). Apesar da discussão acima proposta pelo autor, o grupo apresenta diversas características compartilhadas. I. Todos os protistas formam colônias e possuem como habitat ambientes úmidos. II. Podem ser autótrofos ou heterótrofos, parasitos, mutualistas e de vida livre. III. Apresentam sistema de controle osmótico, como vacúolo contrátil e pulsátil, e podem ou não apresentar macronúcleo e micronúcleo. IV. Protistas apresentam estruturas que permitem o deslocamento, como cílios, flagelos ou pseudópodos. Estão corretas:
  12. 12. PUC-RS 2012
    O cartum acima refere-se aos protozoários, seres __________ que servem como bons indicadores da qualidade do meio ambiente. Os protozoários são, em sua maioria, seres __________ de vida livre e __________.
  13. 13. ENEM 2012
    A doença de Chagas afeta mais de oito milhões de brasileiros, sendo comum em áreas rurais. É uma doença causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e transmitida por insetos conhecidos como barbeiros ou chupanças. Uma ação do homem sobre o meio ambiente que tem contribuído para o aumento dessa doença é
  14. 14. UDESC 2012
    A ficologia é o ramo da Biologia que estuda as algas. Analise as proposições abaixo, em relação às algas. I. No grupo das algas estão as divisões: algas verdes - clorófitas; algas pardas - feófitas e algas vermelhas - rodófitas. II. As algas apresentam um talo por onde passam os vasos condutores de seiva. III. A reprodução assexuada das algas pode ocorrer por fragmentação, ou seja, um filamento da alga se desprende e origina outro filamento por mitose. IV. As algas rodófitas possuem o pigmento hemoglobina, que é o responsável por sua cor vermelha. Assinale a alternativa correta.
  15. 15. ENEM 2016
    A sombra do cedro vem se encostar no cocho. Primo Ribeiro levantou os ombros; começa a tremer. Com muito atraso. Mas ele tem no baço duas colmeias de bichinhos maldosos, que não se misturam, soltando enxames no sangue em dias alternados. E assim nunca precisa de passar um dia sem tremer. ROSA, J. G. Sagarana. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.   O texto de João Guimarães Rosa descreve as manifestações das crises paroxísticas da malária em seu personagem. Essas se caracterizam por febre alta, calafrios, sudorese intensa e tremores, com intervalos de 48 h ou 72 h, dependendo da espécie de Plasmodium.   Essas crises periódicas ocorrem em razão da
  16. 16. FATEC 2017
    Leia o texto para responder à(s) questão(ões) a seguir. Hormônio do crescimento de plantas é alvo de pesquisa chinesa             Um grupo de pesquisadores tem como principal objetivo desvendar o funcionamento dos hormônios nas plantas.             “Um desses fitormônios é o etileno, molécula de gás que regula uma ampla gama de processos, incluindo o amadurecimento de frutos, o envelhecimento de folhas e de flores, a tolerância ao estresse e a defesa contra patógenos”, explicou o pesquisador Hongwei Guo, professor da Escola de Ciências da Vida da Universidade de Pequim.             “Temos estudado fatores que medeiam a regulação de respostas de plantas ao etileno, como a interação com outros fitormônios. Essas interações indicam a existência de complexas redes de sinalização na ação do etileno nas plantas”. Entre esses outros hormônios, o pesquisador mencionou a citocinina, a auxina e a giberelina.             “Identificamos que os fatores de transcrição conhecidos como  e  representam uma integração fundamental nas ações entre o etileno e outros fitormônios”, disse Guo.   Acesso em: 24.08.2016. Adaptado. Considere o cladograma a seguir. Suponha que uma via bioquímica relacionada ao etileno tenha sido encontrada em diversas ordens de plantas terrestres e algas vermelhas, mas não em algas pardas. De acordo com o cladograma, essa via bioquímica deveria ser encontrada em algas verdes, dado que essas algas são
  17. 17. UECE 2016
    Analise as seguintes descrições dos organismos unicelulares pertencentes ao Reino Protista: I. algas cujos flagelos – um longo e outro curto – são localizados no polo anterior da célula, em uma depressão que recebe o nome de reservatório; II. microrganismos dotados de uma carapaça protetora formada de sílica, que geralmente se reproduzem por cissiparidade; III. seres dotados de dois flagelos, geralmente marinhos, com coloração esverdeada ou parda; em alguns casos, são capazes de realizar o fenômeno conhecido como bioluminescência.   As descrições acima correspondem, respectivamente, às
  18. 18. Stoodi
    O mixomicetos e oomicetos são seres vivos que possuem peculiaridades tornando sua classificação bastante polêmica, pois há aqueles que os estudam junto com os fungos na Micologia e outros que realizam pesquisas junto com os protistas. Sobre esses dois grupos de seres vivos, assinale a alternativa INCORRETA:
  19. 19. UECE 2009
    Algas são organismos extremamente importantes do ponto de vista ecológico, uma vez que constituem a base da cadeia alimentar e produzem a maior parte do oxigênio atmosférico. Representam também ótimas fontes de substâncias largamente utilizadas na indústria química, farmacêutica e alimentícia. Dentre as opções a seguir, escolha a que não contém somente produtos que podem apresentar substâncias originárias de algas.
  20. 20. UEL 2008
    Você recebe nove cartões. Sua tarefa é formar dois grupos de três cartões, de modo que, no grupo I, sejam incluídos apenas os cartões que tenham características exclusivas do reino Monera e, no grupo II, apenas cartões que tenham características exclusivas do reino Protista. Assinale a alternativa que apresenta possibilidades de formar corretamente os grupos I e II, respectivamente:  
  21. 21. UFAM 2016
    Um estudante, na aula de zoologia, recebe uma lâmina de microscopia para identificação. Ao levá-la ao microscópio, observa um organismo unicelular com presença de um envoltório nuclear evidente. Ao utilizar um corante vital, observa a presença de um sistema de endomembranas e flagelos para a locomoção. Este organismo pertence ao reino:
  22. 22. UFRGS 2018
    Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem. Algumas doenças humanas causadas por micro-organismos são transmitidas por mosquitos. Entre elas, pode-se citar a __________ e a __________.
  23. 23. UNITINS 2018
    Apesar de atingirem e matarem milhares de pessoas no mundo, sobretudo as de baixa renda, a malária e a leishmaniose são consideradas doenças negligenciadas por não receberem investimentos em pesquisa para eliminá-las ou mitigá-las. Os protozoários causadores, respectivamente, da leishmaniose visceral e da malária são:
  24. 24. PUC-SP 2014
    No início do século 20, o brasileiro Carlos Chagas iniciou um estudo que o levou à descoberta de uma série de características do ciclo do parasita Trypanosoma cruzi. Daquela época até hoje, houve avanços significativos nas pesquisas que envolvem esse parasita. Com relação à sua estrutura celular e ao seu modo de transmissão, podemos afirmar que ele é um
  25. 25. UEMA 2014
    Os protozoários apresentam uma grande variedade de formas e habitats, além de serem causadores de doenças em animais como é o caso da Doença de Chagas. Dentre as doenças transmissíveis emergentes e reemergentes no Brasil, destaca-se a rápida disseminação da AIDS, da tuberculose e da hanseníase. Entende-se por doença reemergente aquela que, após uma baixa prevalência, volta a apresentar altos índices de infecção na população. Das doenças abaixo, aquela considerada protozoose reemergente é
  26. 26. UFRGS 2015
    Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem. Em relação à malária, o parasita Plasmodium falciparum aloja-se nas glândulas salivares do mosquito Anopheles, penetra na corrente sanguínea humana e instala-se no __________, invadindo e causando ruptura dos __________.
  27. 27. UFPR 2013
    No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, ocorreu uma queda dos casos de malária, de 500 mil em 1990 para pouco mais de 300 mil em 2008 e 2009 (último ano com dados fechados). Também houve redução na mortalidade: de 3 em 10 mil habitantes, em 1999, para 1,5 em 10 mil, em 2008, ainda segundo o ministério. O órgão credita esses resultados à ampliação da rede de diagnóstico e tratamento na região amazônica. (Fonte: Girardi, G. Decifra-me ou te devoro. Revista Unesp Ciência, n. 20, 2011.) O diagnóstico da malária (causada pelo protozoário Plasmodium sp.) descrito no texto deve ser realizado pela identificação:
  28. 28. UNICHRISTUS 2018
    A picada do mosquito Lutzomya longipalpis, conhecido popularmente como mosquito palha, é a forma de transmissão de um parasita que causa determinada doença nos seres humanos. Esse parasita e essa doença são denominados, respectivamente,
  29. 29. UEG 2016
    O Trypanosoma cruzi é o protozoário causador da doença de Chagas. A relação entre a doença e o protozoário foi descoberta por Carlos Chagas ao investigar a presença do protozoário no sangue de indivíduos que moravam em casas infestadas por barbeiros. A principal forma de transmissão da doença é
  30. 30. UFPR 2015
    Leia a notícia abaixo: Leishmaniose na mira: famosos se unem em campanha contra a eutanásia canina Uma campanha realizada em conjunto com as ONGs paulistanas Arca Brasil e Ampara Animal tem como objetivo mudar as políticas públicas que dizem respeito à leishmaniose em animais. As indicações atuais são de que todos os cães afetados sejam eutanasiados, muitas vezes sem contar com a chance de tentar um tratamento. Revista Veja, São Paulo. http://vejasp.abril.com.br/blogs/bichos/2013/08/leishmaniose-eutanasia-campanha-famosos/. 27 ago.2013. A razão do sacrifício dos cães é que esses animais oferecem riscos à população, pois apresentam o parasita
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login