Exercícios de Sistema Digestório

Voltar para exercícios de Biologia

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Sistema Digestório dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Biologia com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. ALBERT EINSTEIN 2016
    Exames de urina ajudam a diagnosticar alguns problemas que ocorrem em nosso organismo. Em um hospital, a análise da urina de um paciente adulto revelou o seguinte resultado para alguns de seus componentes: COMPONENTE VALORES DE REFERÊNCIA Proteína ausente ausente Glicose presente ++++ (alto) ausente Cristais ausentes ausentes Creatinina 0,90 mg/dL 0,60 a 1,30 mg/dL O resultado da análise nos dá indício de que o paciente em questão
  2. 2. UNICHRISTUS 2018
    Qual o órgão humano responsável pela detoxificação do álcool do sangue?
  3. 3. UEPA 2016
    Em uma nutrição balanceada, o alimento adquirido por um organismo animal consta de uma grande variedade de nutrientes inorgânicos e orgânicos. As moléculas orgânicas, para que sejam assimiladas pelo organismo, devem ser desdobradas em outras menores e solúveis, por meio da ação de processos mecânicos e químicos. Entre os processos químicos, destaca-se a ação de líquidos digestivos cujo principal componente é a água, como por exemplo, o suco gástrico, o pancreático e a bile, fundamentais no processo da digestão. (Adaptado de: Biologia – Paulino – volume único – 2002). Sobre o assunto referido no Texto, analise o quadro que destaca características e funções dos líquidos digestivos mencionados. Os números 1, 2, 3, 4, 5 representam, respectivamente, os seguintes líquidos digestivos:
  4. 4. ENEM 2014
    Um pesquisador percebe que o rótulo de um dos vidros em que guarda um concentrado de enzimas digestivas está iIegíveI. Ele não sabe qual enzima o vidro contém, mas desconfia de que seja uma protease gástrica, que age no estômago digerindo proteínas. Sabendo que a digestão no estômago e ácida e no intestino é básica. ele monta cinco tubos de ensaio com alimentos diferentes, adiciona o concentrado de enzimas em soluções com pH determinado e aguarda para ver se a enzima age em algum deles. O tubo de ensaio em que a enzima deve agir para indicar que a hipótese do pesquisador está correta e aquele que contém:
  5. 5. ENEM 2013
    As serpentes que habitam regiões de seca podem ficar em jejum por um longo período de tempo devido à escassez de alimento. Assim, a sobrevivência desses predadores está relacionada ao aproveitamento máximo dos nutrientes obtidos com a presa capturada. De acordo com essa situação, essas serpentes apresentam alterações morfológicas e fisiológicas, como o aumento das vilosidades intestinais e a intensificação da irrigação sanguínea na porção interna dessas estruturas. A função do aumento das vilosidades intestinais para essas serpentes é maximizar o(a)
  6. 6. CEFET-MG 2014
    A vesícula biliar, pequena bolsa localizada abaixo do fígado, tem como função o armazenamento de bile. Um dos problemas relacionados a essa estrutura é a colelitíase, caracterizada pela presença de cálculos em seu interior. O tratamento de pessoas com esta patologia pode ser feito à base de medicamentos ou, em outros casos, por intervenção cirúrgica. A maioria dos pacientes que se submetem à retirada desse órgão vive sem grandes problemas. Disponível em: . Acesso em 07 abril 2014. (Adaptado). Nesse caso, recomenda-se uma dieta com quantidade moderada de
  7. 7. UECE 2015
    O quilo, produto da digestão, é composto pelos nutrientes transformados em moléculas muito pequenas, mais as vitaminas e sais minerais. As substâncias que formam o quilo podem ser absorvidas pelo organismo, por meio das vilosidades do intestino delgado. Uma amostra de quilo retirada do intestino de uma mulher que havia almoçado mostrou-se rica em aminoácidos e glicose, portanto é possível inferir acertadamente que essa pessoa alimentou-se de:
  8. 8. PUC-RJ 2014
    O gráfico abaixo mostra a atividade de algumas enzimas digestivas humanas em diferentes valores de pH. Com base nessa informação, assinale a afirmativa correta com relação às enzimas que estão atuando nas curvas I, II e III.
  9. 9. UFRGS 2014
    O gráfico abaixo apresenta a taxa de reação de três diferentes enzimas em função do pH, em seres humanos. Com base no gráfico, considere as seguintes afirmações. I. A enzima 1 pode ser a pepsina, pois sua atividade máxima ocorre em meio ácido. II. A enzima 2 pode ser a amilase salivar, pois sua atividade máxima ocorre em um meio próximo ao neutro. III. A enzima 3 pode atuar no duodeno, pois sua atividade máxima ocorre em pH básico. Quais estão corretas?
  10. 10. UNICAMP 2016
    Ao longo da evolução, as variações e adaptações nos dentes dos mamíferos são numerosas e surpreendentes. A conformação dos dentes sugere o cardápio possível das espécies, sendo correto afirmar que
  11. 11. PUC-RJ 2015
    O gráfico abaixo apresenta a taxa de reação de três diferentes enzimas em função do pH, em seres humanos. Com base no gráfico, considere as seguintes afirmações. I. Cada enzima catalisa sua reação em taxa máxima em um pH específico. II. As curvas de atividade têm seu pico no valor de pH em que cada enzima é mais efetiva. III. A pepsina, por exemplo, pode atuar no duodeno, pois sua atividade máxima ocorre em pH básico. Quais das afirmações estão corretas?
  12. 12. PUCSP 1998
    Na auIa de Biologia, o professor pediu a seus alunos que analisassem a seguinte afirmação relativa à fisiologia da digestão: "A pepsina e a tripsina são enzimas proteolíticas produzidas no estômago e atuam preferenciaImente em meio ácido". Essa afirmação:
  13. 13. UPE 2013
    De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 500 milhões de pessoas sofrem de obesidade. A cirurgia bariátrica tem sido utilizada no tratamento da obesidade mórbida, que acomete pessoas com o índice de massa corporal (IMC) superior a 40. Uma das técnicas desse tipo de cirurgia é denominada de Capella, que liga o estômago ao fim do intestino delgado. Qual das alternativas abaixo apresenta justificativa CORRETA quanto ao procedimento denominado Capella?
  14. 14. PUC-PR 2015
    A inclusão da carne bovina na dieta de uma pessoa é muito importante, pois é uma fonte significativa de aminoácidos, porém, muitas pessoas reclamam da falta de maciez desse alimento. Pensando neste problema, os frigoríficos fazem a carne passar pelo que é chamado de maturação, que implica custo e tempo. Para acelerar o processo, é possível a aplicação de uma enzima. Assinale a enzima responsável pela condição macia da carne, bem como por sua digestão.
  15. 15. UEPA 2017
    Um estudo britânico revela as relações de poder no reino dos bichos e demonstra que a vontade da maioria costuma ser respeitada. Biólogos da Universidade de Sussex, na Inglaterra, relatam movimentos corporais que representam o momento da 'votação' e da contagem de votos entre os animais. Esse exercício democrático não depende de capacidade cognitiva avançada e está longe da complexa democracia dos humanos, mas trata-se de fazer valer a vontade da maioria, que quando é respeitada, todos lucram. Um bom exemplo é o do veado-vermelho (Cervus elaphus), ruminante encontrado nas Américas, Europa e África. Não seria nada agradável para cada indivíduo dessa espécie ter de interromper sua mastigação, ou melhor, seu processo digestório, para sair em busca de alimentos com o restante do bando. A refeição apressada poderia prejudicar a digestão e roubarlhe energia. Texto: Democracia animal, modificado: Acesso 13/09/2016. Disponível em : http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca /0,,EDR54940-6010,00.html Quanto ao processo destacado no Texto, analise as afirmativas abaixo. I. No estômago, o alimento sofre a ação da pepsina que é produzida por glândulas estomacais. II. A ligação do esôfago com o estômago é feita através do esfíncter cárdia. III. A passagem do bolo alimentar da boca até o estômago é chamada de absorção. IV. A mastigação, a deglutição e o peristaltismo são fenômenos físicos da digestão. V. A ptialina é a enzima digestiva contida na saliva e atua sobre o amido degradando-o em frutose. A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
  16. 16. UNESP 2015
    No gráfico, as curvas 1, 2 e 3 representam a digestão do alimento ao longo do aparelho digestório. É correto afirmar que as digestões de proteínas, de lipídios e de carboidratos estão representadas, respectivamente, pelas curvas:
  17. 17. UERJ 2016
    O suco gástrico contém um ácido, produzido pelas células da parede do estômago, que desempenha papel fundamental para a eficiência do processo digestório no ser humano. O consumo excessivo de antiácidos pode interferir na atuação do suco gástrico, prejudicando o funcionamento normal do estômago. As duas principais funções do estômago prejudicadas por esse uso excessivo são:
  18. 18. UERJ 2014
    Lipases são enzimas relacionadas à digestão dos lipídios, nutrientes que, em excesso, levam ao aumento da massa corporal. Certos medicamentos para combate à obesidade agem inibindo essas enzimas. Assim, como não há digestão de parte da gordura ingerida, há menor absorção desses nutrientes, contribuindo para o controle do peso. Com base nessas informações, conclui-se que tais medicamentos agem principalmente sobre as enzimas produzidas pelo seguinte órgão:
  19. 19. UNESP 1997
    Considere o seguinte esquema do sistema digestivo humano. Os órgãos que produzem enzimas digestivas que digerem proteínas são:
  20. 20. UFRN 2012
    Os tumores desenvolvidos nas vias biliares podem provocar diferentes sintomas de acordo com a localização específlca. Um individuo acometido por um tumor que obstrua o ducto comum (indicado com um círculo na figura a seguir) terá como consequência:
  21. 21. UERJ 2012
    A atividade das enzimas no organismo humano varia em função do pH do meio. Observe o gráfico: A curva que representa a variação da atividade da quimiotripsina, enzima proteolítica encontrada no suco duodenal, é a identificada pela seguinte letra:
  22. 22. UFPR 2015
    As enzimas encontradas nos órgãos de diferentes espécies de animais apresentam atividade próxima do ótimo nos valores de temperatura e pH encontrados nesses órgãos. Baseado nesse preceito, um pesquisador realizou um estudo traçando o perfil cinético de quatro enzimas (I a IV) presentes em aves e peixes da Antártida, encontrando os resultados apresentados nos gráficos a seguir. As enzimas provenientes do intestino de peixe e do estômago de ave da Antártida são, respectivamente,
  23. 23. CESGRANRIO 1998
    O esquema a seguir representa interações hormonais que auxiliam na liberação de secreções no sistema digestivo humano. Assinale a única opção que NÃO está de acordo com o processo digestivo no homem.
  24. 24. PUC-MG 2015
     A figura apresenta a origem e a ação positiva ou negativa de cinco hormônios gastrointestinais (gastrina, colecistocinina, secretina, GIP  – proteína gástrica inibitória, VIP – peptídeo intestinal vasoativo), que atuam no controle da digestão. Com base na figura e em seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmação INCORRETA.
  25. 25. FUVEST 2014
    Na história evolutiva dos metazoários, o processo digestivo:
  26. 26. PUCMG 2007
    A apendicite é um processo infeccioso, que provoca a inflamação do apêndice. Essa inflamação causa muita dor e pode resultar na ruptura do órgão, provocando uma infecção generalizada na cavidade abdominal. O apêndice cecal, ou apêndice vermiforme, é uma expansão do cecum de vários animais. Sobre esse assunto, é INCORRETO afirmar
  27. 27. UEL 2007
    Muitos vertebrados apresentam notáveis modificações estruturais no aparelho digestório, de forma que seja possível aproveitar mais eficientemente os recursos alimentares. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir I. O papo do pardal é uma parte dilatada do estômago no qual ocorre acúmulo e digestão química do alimento, permitindo, desta forma, servi-lo já digerido aos seus filhotes. II. O intestino do tubarão-branco é relativamente curto, mas, para aumentar a superficie de absorção de nutrientes por esse órgão, apresenta uma estrutura conhecida como válvula espiral. III. A ausência de dentes nas aves restringe a exploração de diferentes itens alimentares, limitando o número de grupos tróficos nessa classe, ao contrário do que ocorre nos mamíferos, que apresentam dentes. IV. Carneiros apresentam estômago dividido em quatro câmaras e uma associação mutualística com microrganismos produtores de celulase. A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
  28. 28. CEFET-MG 2014
    Caminhando pela mata, um grupo de alunos encontrou o seguinte crânio: Após longa discussão, eles concordaram que o animal ao qual esse crânio pertencia alimentava-se basicamente de
  29. 29. ENEM 2018
    Para serem absorvidos pelas células do intestino humano, os lipídios ingeridos precisam ser primeiramente emulsificados. Nessa etapa da digestão, torna-se necessária a ação dos ácidos biliares, visto que os lipídios apresentam uma natureza apolar e são insolúveis em água. Esses ácidos atuam no processo de modo a
  30. 30. UEL 2009
    Ao ingerir um lanche composto de pão e carne,
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login