Exercícios de Sistema Sensorial

Voltar para exercícios de Biologia

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Sistema Sensorial dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Biologia com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. UDESC 1997
    Os animais possuem órgãos dos sentidos que lhes permitem relacionarem-se com o meio ambiente. Esses órgãos podem ser classificados de várias maneiras. Um dos sistemas de classificação os situa em categorias de acordo com o tipo de estímulo a que são sensíveis. RELACIONE cada órgão dos sentidos de acordo com o estímulo a que é sensível. (I) quimiorreceptor (II) mecanorreceptor (III) fotorreceptor (IV) termorreceptor (1) tato (2) calor (3) odor (4) luz Assinale a alternativa CORRETA: 
  2. 2. UEL 1998
    No organismo humano, os receptores sensoriais responsáveis pelos sentidos do olfato podem ser classificados como:
  3. 3. FUVEST 2006
    O esquema mostra algumas estruturas presentes na cabeça humana. O nervo cócleo-vestibular compõe-se de dois conjuntos de fibras nervosas: o nervo coclear, que conecta a cóclea ao encéfalo, e o nervo vestibular, que conecta o sáculo e o utrículo ao encéfalo. A lesão do nervo vestibular deverá causar perda de
  4. 4. ENEM 2015
    Entre os anos de 1028 e 1038, Alhazen (ibn al-Haytham 965-1040 d.C.) escreveu sua principal obra, o Livro da Óptica, que, com base em experimentos, explicava o exemplo, o funcionamento da câmara escura. O livro foi traduzido e incorporado aos conhecimentos científicos ocidentais pelos europeus. Na figura, retirada dessa obra, é representada a imagem invertida de edificações em um tecido utilizado como anteparo. Se fizermos uma analogia entre a ilustração e o olho humano, o tecido corresponde ao(à)
  5. 5. UEL 2011
    Para o desempenho das práticas desportivas, o equilíbrio é fundamental. Os órgãos de equilibrio detectam a posição do corpo e permitem perceber se estamos de cabeça para cima ou para baixo e a velocidade em que estamos nos deslocando. A orelha humana é o órgão responsável pela audição e pelo equilibrio e uma de suas regiões, a orelha interna, é um complexo labirinto membranoso conhecido como aparelho vestibular. Qual das estruturas citadas a seguir é um dos componentes do aparelho vestibular responsável pelo equilibrio?
  6. 6. UFRGS 2011
    Os animais possuem estruturas que são capazes de perceber alterações ambientais. Quais estruturas detectam alterações de pressão?
  7. 7. MACKENZIE 1996
    A labirintite é uma inflamação e um de seus principais sintomas são distúrbios de equilíbrio como a tontura, que impede a pessoa de se locomover e até mesmo de se levantar. Assinale a alternativa que apresenta a estrutura afetada.
  8. 8. UFSM 2015
    Cada povo possui um tipo de culinária, um modo de preparar seus alimentos, como se fossem sinais culturais transmitidos por meio do paladar, da visão e do olfato. Por exemplo, no Brasil, os europeus foram os responsáveis pela introdução do saI, do açúcar e de diferentes especiarias, variando ainda mais o doce, o salgado, o azedo e o amargo do cardápio brasileiro. Sobre esses sabores, é correto afirmar que sua percepção é I. captada na língua e direcionada ao cérebro. II. transmitida ao cérebro através dos neurônios. III. reconhecida na região do sistema nervoso periférico. IV. uma mistura de sensações do olfato e do paladar. Estão corretas:
  9. 9. UFSM 2014
    A presença de luz é captada pelas células da retina e estimula os neurônios que fazem conexão com o córtex cerebral e o hipotálamo. Mesmo intensidades moderadas de luz são capazes de causar mudanças nas respostas do organismo humano. A secreção da melatonina, por exemplo, ocorre exclusivamente em ausência de luz. Esse hormônio se distribui por vários tecidos corporais, apresenta alta solubilidade em lipídios e está relacionado com o controle do ritmo circadiano, interferindo nos comportamentos de vigília e sono. Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada afirmativa a seguir. ( ) Na retina, há dois tipos principais de células capazes de captar luz, um grupo é extremamente sensível aos estímulos luminosos, mas não permite que as cores sejam identificadas. ( ) Antes de chegar à retina, os estímulos luminosos passam pela lente que permite a produção de uma imagem com foco e nitidez. ( ) O formato do globo ocular é mantido graças a uma camada de tecido muito resistente, e a córnea é a parte transparente desse revestimento. A sequência correta é :
  10. 10. UFPE 2002
    No curso da evolução, os animais desenvolveram importantes estruturas sensoriais. Com relação às estruturas relacionadas com a audição e com o equilíbrio no homem, ilustradas na figura a seguir, assinale a alternativa incorreta.
  11. 11. UEL 2005
    A visão é um dos sentidos mais importantes para a espécie humana, e o olho é um dos órgãos mais complexos do nosso corpo. Quando uma pessoa idosa perde a capacidade de enxergar devido à catarata, a estrutura que perdeu a sua função é:
  12. 12. FUVEST 2012
    Num ambiente iluminado, ao focalizar um objeto distante, o olho humano se ajusta a essa situação. Se a pessoa passa, em seguida, para um ambiente de penumbra, ao focalizar um objeto próximo, a íris
  13. 13. G1 1996
    As terminações nervosas da pele relacionadas à percepção do tato são as (os):
  14. 14. UFU 2005
    Richard Axel e Linda Buck (Prêmio Nobel de Medicina de 2004) descobriram uma grande família genética, composta por miI diferentes genes (3% de nossos genes). Estes genes atuam em um número equivalente de tipos de receptores que ocupam um pequeno lugar na parte alta do epitélio nasal e detectam as moléculas odorantes inaladas, Adaptado de: LOPES, S. 'Bio'. São Paulo: Saraiva, v. 2, 2002. Com relação ao olfato, analise as afirmativas a seguir I - Apesar do grande número de genes que atuam em um número equivalente de tipos de receptores, o olfato humano é pouco desenvolvido. Por isso, somos considerados animais microsmáticos, isto é, de pequena capacidade olfativa. II - As moléculas odoríferas ligam-se aos quimiorreceptores químicos localizados na ponta das células olfativas que, assim ativadas, mandam sinais elétricos, através de sua cauda, para os bulbos olfativos. III - Os axônios das células olfativas transmitem sinais elétricos para outros neurônios que se agrupam nos dois bulbos olfativos existentes na extremidade de nervos vagos (décimo par de nervos cranianos). Marque a alternativa correta.
  15. 15. PUCRS 2006
    INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto e a ilustração, completando com V (verdadeiro) e F (falso) as afirmativas acerca das características da língua. A língua distingue quatro tipos de gostos: doce, salgado, amargo e azedo/ácido, em diferentes zonas da sua superfície. No esquema a seguir se observam as diferentes regiões da língua, cada uma relacionada a detectar com maior intensidade um sabor em particular. Esta divisão de regiões, no entanto, é uma simplificação, já que todas as papilas gustativas contêm células capazes de responder a todos os gostos puros. (  ) As papilas gustativas são reentrâncias da mucosa que reveste as superfícies ventral e lateral da língua. (  ) Cada papila gustativa abriga muitos corpúsculos gustativos. (  ) Além das papilas gustativas, a língua possui estruturas com função tátil. (  ) As regiões I e II reconhecem preferencialmente o amargo e o azedo/ácido, respectivamente. ( ) As regiões III e IV reconhecem preferencialmente o doce e o salgado, respectivamente. A sequência correta que completa os parênteses, de cima para baixo, é
  16. 16. MACKENZIE 1998
    Os canais semicirculares são estruturas presentes no ouvido interno humano, responsáveis pelo senso de equilíbrio. Nos peixes e em alguns invertebrados, essa função é desempenhada:
  17. 17. UEPA 2016
    A pele não é somente o maior órgão do corpo humano, é também o maior órgão sensorial. É constituída por duas camadas distintas, firmemente unidas entre si: a epiderme e a derme. Toda a superfície cutânea é provida de terminações nervosas capazes de captar estímulos térmicos, mecânicos ou dolorosos. Essas terminações nervosas ou receptores cutâneos são especializados na percepção de estímulos específicos. (Adaptado de: http://www.afh.bio.br/sentidos/ sentidos10.asp acessado em 09/10/2015). As afirmativas a seguir estão relacionadas ao órgão destacado no Texto. Coloque nos parênteses, V ou F, conforme seja verdadeira ou falsa. (  ) A epiderme é a camada mais externa, formada por tecido epitelial, e a derme é a mais interna, formada por tecido conjuntivo. (  ) É um órgão constituído por tecido conjuntivo com função de preenchimento e sustentação, rico em substância intercelular. (  ) Os corpúsculos de Paccini localizados nas camadas mais profundas captam estímulos de vibrações e de pressões fortes. (  ) Os corpúsculos de Krause são receptores térmicos de frio e situam-se nas regiões superficiais da pele. (  ) Os corpúsculos de Meissner são estruturas superficiais especializadas na detecção da sensação do tato. (  ) As terminações nervosas livres são sensíveis aos estímulos mecânicos, térmicos e especialmente aos dolorosos. (  ) Os terminais de Ruffini, com sua forma ramificada, são receptores térmicos de frio e também da sensibilidade táctil. A sequência correta de cima para baixo é:
  18. 18. PUCCAMP 2005
    Construída a toque de caixa pelo regime militar, Tucuruí inundou uma área de 2 000 km2, sem que dela se retirasse a floresta. A decomposição orgânica elevou os níveis de emissão de gases, a ponto de fazer da represa, nos anos 90, a maior emissora de poluentes do Brasil. Ganhar a vida cortando árvores submersas exige que um mergulhador desça a mais de 20 metros, com praticamente zero de visibilidade e baixas temperaturas. Amarrado ao tronco da árvore, maneja a motoserra. (Adaptado de Veja. Ano 37. n. 23. ed. 1857. São Paulo: Abril. p.141)  Espera-se que nos olhos do mergulhador, no momento em que volta à superfície, ocorra
  19. 19. UFRGS 2012
     Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem. A ........ humana contém dois tipos de fotorreceptores: os cones e os bastonetes. Os cones contribuem pouco para a visão noturna por ........ .
  20. 20. FATEC 2012
    Quando pensamos em comunicação, lembramo-nos da fala e da escrita, que são modos humanos de trocar informações. Os animais podem não ser capazes de falar ou dominar técnicas de linguagens avançadas, mas eles certamente possuem outros meios de se comunicar. O som da baleia, o uivo dos lobos, o coaxar dos sapos, o piar dos pássaros e até mesmo a dança agitada das abelhas ou o abanar de rabo de cachorros estão entre as diversas formas pelas quais os animais comunicam-se. As questões a seguir apresentam-se integradas pelo tema "Comunicação", que nos faz refletir sobre as várias formas de comunicação entre os seres de uma mesma espécie e também sobre a evolução das formas de comunicação humana desde os primórdios. Segundo Steven Mithen*, milhões de anos foram necessários para que a mente humana evoluísse. Os indícios desse longo processo de evolução estão hoje presentes em nosso comportamento, nas formas usadas para a comunicação, tais como a pedra, as pinturas, a escrita e até mesmo a forma como convivemos e como conversamos no cotidiano. Mithen, Steven. A pré-história da mente. São Paulo: Editora da Unesp, 2002. Esse fato pode ser observado na tirinha seguinte, em que Helga dialoga com sua filha na presença de seu marido, Hagar. Além da fala e da escrita, podemos perceber o ambiente que nos cerca de várias maneiras diferentes: vendo, ouvindo, cheirando, apalpando e sentindo sabores. Ao processar essas informações, nossa mente as interpreta como sinais de perigo, sensações agradáveis ou desagradáveis etc. Depois dessas interpretações, respondemos aos estímulos do ambiente, interagindo com ele. Considerando que a capacidade de perceber o ambiente depende de células altamente especializadas, é correto afirmar que  
  21. 21. UFF 2011
    “Dizer que o som das vuvuzelas usadas pelos sul-africanos nos estádios é ensurdecedor não é exagero. Uma fundação suíça ligada a uma empresa fabricante de aparelhos auditivos alertou os torcedores da Copa que uma vuvuzela faz mais barulho que uma motosserra e que tal barulho pode prejudicar a audição de espectadores e jogadores.” (O globo on line, 07/06/2010 às 19:05) Supondo que um torcedor tenha a orelha média afetada pelo som da vuvuzela, as estruturas que podem sofrer danos, além do tímpano, são as seguintes:
  22. 22. UFRN 2002
    Professor Astrogildo combinou com seus alunos visitar uma região onde ocorria extração de minério a céu aberto, com a intenção de mostrar os efeitos ambientais produzidos por aquela atividade. Durante o trajeto, professor Astrogildo ia propondo desafios a partir das situações do dia vivenciadas ao longo do passeio. Algumas das questões propostas por professor Astrogildo estão apresentadas a seguir para que você responda. Como já passava do meio-dia e estavam todos com fome, aproveitaram para almoçar no restaurante "self-service" da fábrica. Famintos, os alunos dirigiram-se ao balcão onde a comida estava exposta. Florinda, a mais gulosa, era a primeira da fila. Quando viu uma lasanha, seu prato predileto, de imediato disse: "Estou com água na boca!" A estrutura ocular e o sistema nervoso envolvidos no reflexo que estimulou a salivação de Florinda são, respectivamente,
  23. 23. UFTM 2012
    (Adaptado) Muitos jovens ficam expostos a sons de elevada intensidade, como em casas noturnas e shows, além de utilizar fones de ouvido, de forma que quem os circunda também ouve a “música”. A exposição prolongada a ruídos de tais intensidades pode causar danos irreversíveis à audição, que são devidos
  24. 24. UFES 2000
    Pesquisadora da USP revela que a exposição ao barulho diminui o rendimento escolar. O estudo mostra que "15% das crianças de um conjunto de edifícios da Grande São Paulo, moradoras em andares mais baixos, têm aproveitamento escolar inferior ao das que moram em imóveis acima do 150. andar".   (Época, 12/4/99) Durante um debate sobre esse assunto, um grupo de estudantes apresentou, na tentativa de minimizar o problema, as seguintes propostas: I - desvio do trânsito pesado para locais afastados dos centros residenciais; II - promoção de campanhas educativas para que os motoristas só buzinem o necessário; III - fixação de um padrão de ruído urbano, em torno de 100 decibéis, para todos os centros urbanos residenciais; IV - conservação e ampliação de áreas verdes. Assinale a opção que contém a(s) proposta(s) adequada(s) à situação.
  25. 25. UPE 2015
    Leia o texto e observe a imagem a seguir: Entre os mil genes, aproximadamente, que em camundongos abrigam o código para receptores de odorantes (são cerca de 400 em humanos), apenas um está ativo num determinado neurônio, e apenas uma das duas cópias do gene, ou alelos, está ativa. Essa especialização é essencial para o mapeamento dos odores no cérebro – todos os neurônios, que têm sua superfície salpicada por um determinado tipo de receptor, mandam projeções para uma mesma região do cérebro, que reconhecerá o aroma correspondente. Para entender a regulação dos genes responsáveis pela construção dos receptores para moléculas de odor, é necessário analisar, no núcleo dos neurônios, o local onde o material genético tem uma organização espacial precisa, a cromatina, na qual se localizam as duas cópias de cada gene. A heterocromatina constitutiva, concentrada no miolo do núcleo, abriga, pelo menos, um dos alelos em grande parte das células. A heterocromatina facultativa, que, nos neurônios do olfato, também se concentra numa área central do núcleo, compõe uma estrutura em forma de chapéu, em torno da constitutiva. Assim, a organização das heterocromatinas e da eucromatina pode ser diferente para cada tipo de célula, com um impacto importante na atividade genética. Essas informações apontam para aspectos relacionados à regulação dos odores. É CORRETO afirmar, nos termos do texto e com base na figura, que
  26. 26. UFES
    A visão em ambientes de pouca luminosidade é feita no homem:
  27. 27. UEG 2012
    Edwiges, a coruja-das-neves, companheira das aventuras de Harry Potter, vista no cinema apenas como uma mensageira, faz parte de um grupo de aves peculiar, com habilidades incríveis de exímia caçadora, possuindo visão estereoscópica, capacidade de enxergar no escuro, audição notável, disco facial bem destacado pela plumagem e que funciona como uma parabólica, captando ruídos mínimos, assim como asas grandes comparadas com o tamanho do corpo, o que permite que ela voe com facilidade, dentre outras características que tornam essa coruja extremamente perigosa para as suas presas.   A respeito dos atributos das corujas, é correto afirmar:
  28. 28. CPS 2010
    Todos precisam colaborar para enfrentar a poluição sonora, por exemplo, não acelerando o carro quando parado e evitando o uso da buzina; falando em tom moderado, principalmente em ambientes fechados e controlando o volume do som em automóveis, residências, parques e ruas.   Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), estudos provam que o nível sonoro até 55 decibels não causa prejuízo à audição das pessoas.   No entanto, dependendo do tempo de exposição acima do valor de 55 decibels, o indivíduo pode ter problemas auditivos, que se agravarão conforme ele se submeta a níveis sonoros mais intensos. Assim, constata-se que uma exposição repentina a níveis sonoros superiores a 140 decibels pode provocar ruptura do tímpano e danos à orelha média.   Assinale a alternativa correta sobre a audição ou sobre os efeitos negativos da poluição sonora nos seres humanos.
  29. 29. UTFPR 2012
    O nosso corpo possui inúmeros órgãos, relacionados às mais variadas funções. Os ossículos martelo, bigorna e estribo estão relacionados com uma dessas funções. Assinale a alternativa que relaciona corretamente a localização e a função destes ossículos.
  30. 30. UNESP 2011
    Além do Horizonte   Numa frequência que seus olhos não captam – enxergamos o mundo por uma fresta do espectro eletromagnético – passam pulsos curtos e manifestam-se fluxos constantes de energia. (...) Se fosse possível enxergar no infravermelho próximo, frequência próxima da luz visível, você teria os olhos grandes com que ufólogos descrevem supostos alienígenas surpreendidos em incursões dissimuladas pela Terra. Mas o olho humano foi “pacientemente esculpido” pelo Sol, embora uma ideia como esta possa parecer um pouco surpreendente.   Nossos olhos são detectores biológicos de uma parte da energia emitida por uma estrela amarela de meia-idade. Se fosse uma estrela vermelha e envelhecida, nosso olho seria maior.   (Ulisses Capozzoli. Scientific American Brasil, fevereiro 2011. Adaptado.)   Neste fragmento de texto, o autor estabelece uma interessante correlação entre um fenômeno físico e um fenômeno biológico.   Com base nas afirmações ali contidas, pode-se afirmar corretamente que
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login