Tenha acesso completo ao Stoodi

Plano de estudos, correção de redação, todas as aulas e muito mais!

Exercícios de Tecido Muscular

Voltar para exercícios de Biologia

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Tecido Muscular dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Biologia com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. PUC-RJ 2009
    A fotomicrografia apresentada é de um tecido que tem as seguintes características: controle voluntário, presença de células multinucleadas, condrioma desenvolvido, alto gasto energético, riqueza de microfilamentos. Podemos afirmar que se trata do tecido:
  2. 2. PUC-RJ 2004
    Dentre os tecidos animais, há um tecido cuja evolução foi fundamental para o sucesso evolutivo dos seres heterotróficos. Aponte a opção que indica corretamente tanto o tipo de tecido em questão como a justificativa de sua importância.
  3. 3. UFC 2002
    O alimento passa do esôfago para o estômago como resultado de uma onda peristáltica. Assinale a alternativa que mostra o tecido responsável pela peristalse do sistema digestório.
  4. 4. UFPI 2000
    Que tipo de músculo é responsável pela peristalse ao longo do trato digestório?
  5. 5. PUC-CAMP 2004
    MOVIMENTO Entre os numerosos erros que afetam as medidas no campo do esporte, aquele que é mais frequentemente cometido e que, no entanto, poderia ser mais facilmente corrigido, está relacionado com a variação da aceleração da gravidade. Sabe-se que o alcance de um arremesso, ou de um salto à distância, é inversamente proporcional ao valor de g, que varia de um local para o outro da Terra, dependendo da latitude e da altitude do local. Então, um atleta que arremessou um dardo, por exemplo, em uma cidade onde o valor de g é relativamente pequeno (grandes altitudes e pequenas latitudes) será beneficiado. Para dar uma ideia da importância destas considerações, o professor americano P. Kirkpatrick, em um artigo bastante divulgado, mostra que um arremesso cujo alcance seja de 16,75 m em Boston constituía, na realidade, melhor resultado do que um alcance de 16,78 m na Cidade do México. Isto em virtude de ser o valor da aceleração da gravidade, na Cidade do México, menor do que em Boston. As correções que poderiam ser facilmente feitas para evitar discrepâncias desta natureza não são sequer mencionadas nos regulamentos das Olimpíadas. (Antônio Máximo e Beatriz Alvarenga. Curso de Física. v. 1. S. Paulo: Scipione, 1997. p. 148) O arremesso de dardo exige do atleta contração muscular. Isso ocorre devido ao
  6. 6. UNESP 2002
    As lâminas I, II e III representam o aspecto de três tipos de tecido muscular de cães, quando analisados sob microscópio. As fibras observadas nas lâminas I, II e III foram retiradas, respectivamente, dos músculos
  7. 7. UFPB 2010
    O tecido muscular caracteriza-se por apresentar diversidade morfológica e células especializadas e responsáveis pelos movimentos. Sobre a estrutura dos tecidos musculares e suas características, é correto afirmar:
  8. 8. UNICAMP 2014
    O tecido muscular cardíaco apresenta fibras:
  9. 9. UEL 1995
    Considere os tipos de fibras musculares e as ações a seguir: I. cardíaca II. estriada III. lisa a)  contração involuntária e lenta.   b)  contração voluntária, em geral vigorosa.   c)  contração involuntária e rápida. Assinale a alternativa que associa corretamente os tipos de fibras musculares com sua respectiva ação.
  10. 10. UEG 2006
    Nos mamíferos, as células podem organizar-se em tecidos classificados como epiteliais, conjuntivos, musculares e nervoso. Sobre esses tecidos, é INCORRETO afirmar:
  11. 11. PUC-CAMP 2000
    "Quando deglutimos um alimento, esse ato e iniciado voluntariamente, mas depois e impossível controlar a passagem do bolo alimentar ao longo do trato digestório." Isso se explica pelo fato da musculatura associada aos órgãos derivados do endoderma do embrião ser constituída por fibras:
  12. 12. UFV 2000
    (UFV-pases - 2000)  Os músculos são responsáveis por diversos movimentos do corpo humano. Considerando que os músculos podem ser diferenciados quanto à função que exercem, assinale a alternativa INCORRETA:
  13. 13. UFV 2002
    Preocupados com a boa forma física, os frequentadores de uma academia de ginástica discutiam sobre alguns aspectos da musculatura corporal. Nessa discussão, as seguintes afirmativas foram feitas: I - O tecido muscular estriado esquelético constitui a maior parte da musculatura do corpo humano. II - O tecido muscular liso é responsável direto pelo desenvolvimento dos glúteos e coxas. III - O tecido muscular estriado cardíaco, por ser de contração involuntária, não se altera com o uso de esteroides anabolizantes. Analisando as afirmativas, pode-se afirmar que:
  14. 14. UECE 2010
    O conceito de sarcômero engloba o de estruturas como sarcolema e retículo sarcoplasmático e está associado a um determinado tipo de tecido. Nessa estrutura temos a abundante presença de
  15. 15. G1 - CFTMG 2015
    Observe a estrutura indicada pela seta na imagem a seguir. O tipo de contração muscular que ocorre nessa estrutura é semelhante àquela que acontece na(no)
  16. 16. UFLA 2010
    Assinale a alternativa que caracteriza CORRETAMENTE a fibra muscular estriada esquelética.
  17. 17. UEPB 2011
    Leia atentamente as proposições abaixo, referentes aos tecidos animais. I. Os tecidos conjuntivos derivam do mesoderma do embrião. Caracterizam-se morfologicamente por apresentarem diversos tipos de células imersas em grande quantidade de material extracelular ou matriz, sendo este material formado por uma parte não estruturada, chamada substância fundamental amorfa, e uma parte fibrosa, que são as fibras do conjuntivo. II. Os tecidos epiteliais são formados por células justapostas, com muita substância intercelular. Podem ser originados de qualquer dos três folhetos germinativos do embrião. III. As células que compõem os tecidos musculares são alongadas e recebem o nome de fibras musculares ou miócitos; têm características tão peculiares que seus elementos estruturais recebem nomes especiais: a membrana plasmática é chamada de sarcolema, o citoplasma de sarcoplasma e o retículo endoplasmático não-granuloso de retículo sarcoplasmático. Assinale a alternativa que apresenta a(s) proposição(ões) correta(s).
  18. 18. PUC-CAMP 1999
    As afirmações a seguir referem-se ao tecido muscular. I - Encontra-se em órgãos viscerais e nas paredes dos vasos sanguíneos. II - Constitui a maior parte da musculatura dos vertebrados. III - Apresenta miofilamentos de actina e de miosina. IV- Possui numerosas estrias transversais. V - Contrai-se sempre involuntariamente. Assinale a alternativa que classifica corretamente cada tipo de tecido muscular quanto a essas características.
  19. 19. ENEM 2014
    Os efeitos do exercício físico na redução de doenças cardiovasculares são bem conhecidos, aumentando, por exemplo, a tolerância a infartos em comparação com indivíduos sedentários. Visando ganho de força, de massa muscular e perda de gordura, verifica-se o uso de anabolizantes por alguns esportistas. Em uma pesquisa com ratos, confirmou-se a melhora da condição cardíaca em resposta ao exercício, mas verificou-se que os efeitos benéficos do exercício físico são prejudicados pelo uso de anabolizantes, como o decanoato de nandrolona, aumentando a área cardíaca afetada pelo infarto. CHAVES, E. A. et al. Cardioproteção induzida pelo exercício é prejudicada pelo tratamento com anabolizante decanoato de nandrolona. Brazilian Journal of Biomotricity, v. 1, n. 3, 2007 (adaptado). Qual gráfico representa os resultados desse estudo?
  20. 20. UERJ 2000
    A força de contração da fibra muscular estriada é definida pela tensão desenvolvida pelos filamentos de miosina e actina do sarcômero e sofre influência do grau de superposição desses filamentos. (GUYTON, A. C. & HALL, J. E. "Tratado de Fisiologia Médica" Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997.) De acordo com o gráfico, podemos dizer que a molécula de miosina apresenta uma interação mais eficiente com a actina entre os seguintes segmentos:
  21. 21. UFPI 2009
    A contração muscular depende da disponibilidade de íons cálcio, e o relaxamento está na dependência da ausência desses íons. A regulação do fluxo do íon cálcio está corretamente descrita em:
  22. 22. UFC 2006
    A liberação dos íons cálcio e magnésio no processo de contração de uma fibra muscular estriada esquelética envolve diversos componentes celulares, exceto o: 
  23. 23. PUC-MG 2015
    A figura abaixo acompanha uma reportagem que defende o princípio fisiológico de que é possível ganhar massa muscular de maneira saudável, natural e adequada, sem o uso de esteroides anabolizantes que são não somente desnecessários, mas representam risco para a saúde e para o bom desenvolvimento. Para que o estado de anabolismo, no caso da hipertrofia muscular, seja favorecido, é necessária a presença de substratos energéticos, exercícios físicos adequados e descanso. O exercício serve apenas como um estímulo aos músculos, pois é durante o descanso que reações anabólicas vão reparar o tecido e desenvolver massa muscular. A construção muscular, então, depende da maneira como o atleta come, treina e descansa. Os esteroides anabolizantes são drogas derivadas do hormônio testosterona conhecidos principalmente por promover hipertrofia muscular. No entanto, essas substâncias determinam alguns efeitos como análogo de hormônio masculino e podem causar também efeito adverso ao inibir a produção da testosterona endógena. Fonte: extraído de “Movimento e Saúde” Instituto de Biociências de Botucatu – UNESP disponível em: http://www.museuescola.ibb.unesp.br/subtopico.php?id=2&pag=2&num=3&sub=26 Sobre esse assunto foram feitas as seguintes afirmações: I. O uso de esteroides anabolizantes sem a ingestão adequada de aminoácidos essenciais não produz hipertrofia muscular. II. Em adolescentes masculinos, esse uso pode prejudicar o desenvolvimento dos órgãos sexuais e reduzir a libido em adultos. III. Pode provocar retenção de líquido, favorecendo estado de hipertensão arterial e com isso as chances de derrame. IV. Em crianças e adolescentes, pode fechar as epífises ósseas provocando deficit de crescimento. V. Em mulheres, pode provocar masculinização, irregularidades menstruais e aumento do clitóris. São afirmações CORRETAS:
  24. 24. PUC-CAMP 2000
    As várias partes do corpo divergem quanto às necessidades dos tipos de músculos que utilizam. Por exemplo, o tipo de músculo requisitado por um jogador de tênis para correr e bater na bola com força e precisão não é o mesmo tipo usado para movimentar a comida ao longo do trato digestório, para que o alimento possa ser digerido. Os dois tipos de músculos anteriormente mencionados diferem em várias características, mas assemelham-se por possuírem
  25. 25. UDESC 2010
    O bolo alimentar passa do esôfago para o estômago com o auxílio de movimentos peristálticos. No estômago ele sofre a quimificação e, no intestino delgado, transforma-se em quilo (produto final da digestão), quando a maior parte dos nutrientes começa a ser absorvida pelas células que revestem o intestino. Assinale a alternativa correta que contém o tecido responsável pelos movimentos peristálticos e o tecido das células absortivas do intestino, respectivamente.
  26. 26. PUC-MG 2015
    O gráfico apresenta as variações de três parâmetros adaptativos de músculo estriado esquelético após algum tempo de treinamento físico aeróbico. Com base na análise dos resultados e outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar:
  27. 27. UFRGS 2005
    Considere as afirmações a seguir sobre o tecido muscular esquelético. I. Para que ocorra contração muscular, há necessidade de uma ação conjunta dos íons cálcio e da energia liberada pelo ATP, o que promove um deslizamento dos filamentos de actina sobre os de miosina na fibra muscular. II. Exercícios físicos promovem um aumento no volume dos miócitos da musculatura esquelética, através da produção de novas miofibrilas. III. Em caso de fadiga muscular, parte do ácido lático produzido através da fermentação lática passa para a corrente sanguínea e é convertida em aminoácidos pelo fígado. Quais estão corretas?
  28. 28. UNIRIO 1998
    Ao microscópio eletrônico nota-se que o tecido muscular cardíaco não é um sincício e que suas fibras alongadas se unem entre si formando uma estrutura denomina-se:
  29. 29. UFES 2006
    A força humana está relacionada diretamente com os músculos, e, para que estes realizem trabalho, é necessário que ocorra a contração muscular. Sobre os mecanismos envolvidos na contração muscular, pode-se afirmar que:
  30. 30. UFPE 2002
    Os animais utilizam-se dos músculos para movimentar o corpo ou partes dele. É graças à atividade muscular que conseguem andar, nadar, correr, etc. Sobre este assunto, observe a figura adiante e analise as proposições a seguir. 1) As fibras musculares esqueléticas apresentam em seu citoplasma finíssimas fibras contrácteis, as miofibrilas (1). 2) Cada miofibrila é formada por uma sequência linear de sarcômeros (2). 3) Cada sarcômero é constituído por filamentos protéicos de actina (4) e miosina (3). 4) A presença de íons cálcio (Ca++) no líquido intracelular é uma condição necessária para que ocorra a contração dos sarcômeros (6). 5) No relaxamento dos sarcômeros (5), não há gasto de ATP. Está(ão) correta(s) apenas:
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login