Banco de Exercícios

Lista de exercícios

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Teoria Sintética da Evolução dos maiores vestibulares do Brasil.

UEPA 2014

O princípio dá seleção natural é provavelmente um dos mais importantes no processo evolutivo. Foi proposto por Charles Darwin e utilizado posteriormente por outros evolucionistas para tentar explicar a adaptação, a especialização dos seres vivos e a origem de toda a diversidade. Sobre o princípio mencionado, afirma-se que:

IBMEC-RJ 2013

“Radioatividade após acidente de Fukushima causou mutação nas borboletas” “Mutações genéticas foram detectadas em três gerações de borboletas nos arredores da central nuclear japonesa de Fukushima, informaram cientistas japoneses, o que aumenta os temores de que a radioatividade possa afetar outras espécies.” Fonte: UOL Notícias Tecnologia. O texto acima é um fragmento de uma notícia veiculada em agosto deste ano na mídia eletrônica. De acordo com os dados da notícia e seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa CORRETA:

UERJ 2017

No processo evolutivo de algumas espécies de primatas, destacam-se diferentes formas de movimentação e de distribuição da musculatura, conforme se observa a seguir. Em relação aos demais primatas, a diferença na distribuição da musculatura da espécie humana favoreceu a seguinte atividade:

UPE 2015

Em Fernando de Noronha, uma espécie de leguminosa, denominada cientificamente de Leucaena leucocephala, foi introduzida na ilha como alimento para o gado, na década de 40. Hoje, ela está presente em aproximadamente 50% da ilha, ameaçando a vegetação nativa. Essa espécie pode ser classificada como:

ENEM 2013

Apesar de belos e impressionantes, corais exóticos encontrados na Ilha Grande podem ser uma ameaça ao equilíbrio dos ecossistemas do litoral do Rio de Janeiro. Originários do Oceano Pacífico, esses organismos foram trazidos por plataformas de petróleo e outras embarcações, provavelmente na década de 1980, e disputam com as espécies nativas elementos primordiais para a sobrevivência, como espaço e alimento. Organismos invasores são a segunda maior causa de perda de biodiversidade, superados somente pela destruição direta de hábitats pela ação do homem. As populações de espécies invasoras crescem indefinidamente e ocupam o espaço de organismos nativos. LEVY, I. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 5 dez. 2011 (adaptado). As populações de espécies invasoras crescem bastante por terem a vantagem de

UECE 2014

Um somatório de resultados de pesquisas revelou que plantas da caatinga produzem substâncias antioxidantes e fotoprotetoras. A caatinga apresenta um reduzido potencial hídrico no solo, precipitações escassas e irregulares. Sua flora nativa apresenta espécies vegetais com caracteres anatômicos, morfológicos e funcionais, especializados para a sobrevivência nas condições adversas de clima e solo, típicos desta fisionomia. Com base nessas informações e na Teoria Sintética da Evolução, é correto afirmar-se que

UNICAMP 2013

Olhos pouco desenvolvidos e ausência de pigmentação externa são algumas das características comuns a diversos organismos que habitam exclusivamente cavernas. Dentre esses organismos, encontram-se espécies de peixes, anfíbios, crustáceos, aracnídeos, insetos e anelídeos. Em relação às características mencionadas, é correto afirmar que:

UFSM 2015

Aproximadamente 30 milhões de hectares do planeta são afetados por sais, e de 0,25 a 0,5 milhão de hectares de área produtiva é perdido a cada ano em função da salinização do solo. Fonte: FAO, 2002 apud Willadino 8. Camara,20'I O. (adaptado) A informação apresentada tem preocupado agricultores, ambientalistas e pesquisadores. Em busca de novos cultivares de plantas adaptadas a solos com maior salinidade, pesquisadores do mundo inteiro estão intensificando estudos sobre espécies de plantas halófltas, que são naturalmente adaptadas à altas concentrações de sais no solo. Considerando-se os mecanismos gerais de evolução por seleção natural, apresentados por Darwin e Wallace, é possível inferir

CEFET-MG 2013

Observe a figura seguinte. Ao longo do processo evolutivo da espécie humana, percebe-se o aumento da(o)

UFSC 2017

(Adaptada) Foto da reprodução exposta no Museu de História Natural de Chicago do mais famoso fóssil do gênero Australopithecus, batizado de Lucy por seu descobridor, o paleontólogo Raymond Dart. Segundo artigo publicado na revista científica Nature (2016, v. 537), um grupo de cientistas descobriu a possível causa de sua morte: múltiplas fraturas decorrentes da queda de uma árvore. Disponível em: . Acesso em: 29 ago. 2016. Com base nos conhecimentos sobre a evolução humana, é correto afirmar que:

UEL 2013

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Muitas vezes, o processo de evolução por seleção natural é alvo de interpretações distorcidas. E quando o assunto é a evolução humana, a distorção pode ser ainda maior, pois o Homo sapiens e apresentado como o ápice do desenvolvimento. As ilustrações mais conhecidas da evolução estão todas direcionadas no sentido de reforçar uma cômoda concepção da inevitabilidade e da superioridade humanas. A principal versão dessas ilustrações é a série evolutiva ou escada de progresso linear. Esse avanço linear ultrapassa os limites das representações e alcança a própria definição do termo evolução: a palavra tornou-se sinônimo de progresso. A história da vida não é uma escada em que o progresso se faz de forma previsível e sim um arbusto ramificado e continuamente podado pela tesoura da extinção. (Adaptado de: GOULD, S. J. Vida maravilhosa: o acaso na evolução e a natureza da história, São Paulo: Companhia das Letras, 1989. p.23-31)   A árvore filogenética, representada na figura a seguir, é construída com base nas comparações de DNA e proteínas.   Com base na análise dessa árvore filogenética, assinale a alternativa correta.

UFAL 2007

Ao longo do desenvolvimento da agricultura algumas espécies foram geneticamente melhoradas num processo seletivo conduzido pelo homem. Em populações naturais, a seleção promove a adaptação às condições ambientais. Nos dois casos, o processo seletivo atua desde que haja

UFTM 2011

A água de lastro funciona como um contrapeso visando à estabilidade de embarcações. Um navio, ao atracar num porto, pode despejar a água de lastro armazenada em seus tanques e disseminar espécies exóticas nesse novo ambiente, afetando espécies nativas por

CEFET-MG 2014

O comércio de remédios falsos contra a malária difundiu-se de forma significativa em países onde essa doença é comum e frequente. Apesar de não serem eficazes contra o parasita, são mais baratos e, dessa forma, mais acessíveis às pessoas com renda muito limitada. Mesmo sendo baseados em artemisinina, ingrediente mais recente e poderoso no tratamento contra essa doença, o grande problema é que podem conter quantidade muito inferior dessa substância do que o indicado. Disponível em: . Acesso em 06 jan 2014. (Adaptado) O problema causado pela utilização desses medicamentos falsificados é que eles

FAMERP 2018

Considere os exemplos de características anatômicas e fisiológicas de três seres vivos. • O chimpanzé (Pan troglodytes) possui visão binocular e o primeiro dedo oponível nas mãos. A visão binocular permite que o cérebro distinga as diferentes distâncias entre os objetos observados e o observador e a presença do primeiro dedo oponível nas mãos permite o movimento de pinça, facilitando agarrar objetos. • O inseto maria-fedida (Nezara viridula) libera um odor, produzido por glândulas toda vez que se sente ameaçado. Além dessa defesa, ele pode apresentar algumas colorações, como verde ou marrom, o que auxilia na proteção contra predadores. • A planta urtiga (Urera baccifera) apresenta tricomas urticantes na superfície de suas folhas. Eles secretam substâncias ácidas, causando vermelhidão, coceira e ardência na pele de uma pessoa que as toca.   Esses três seres vivos apresentam

PUCCAMP 2016

Sobre o tema evolução fizeram-se as afirmações abaixo. I. As espécies dos seres vivos são passíveis de modificação, podendo sofrer alterações morfofisiológicas ao longo do tempo. II. Prova de que nosso planeta foi habitado por seres diferentes dos que existem atualmente é a existência de fósseis. III. Os que admitem que as espécies não se alteram no decorrer do tempo são adeptos da teoria do fixismo. Está correto o que se afirma em

UDESC 2015

Ao publicar A Origem de Espécies por Meio da Seleção Natural (1859), Charles Darwin lançou as bases da Teoria da Evolução. Em 1883, August Weismann refutou a herança das características adquiridas, contidas na obra de Darwin. Em 1894, o naturalista inglês, George J. Romanes cunhou o termo Neodarwinismo para este novo tipo de darwinismo, sem a herança das características hereditárias. Atualmente, de maneira errônea, usa-se o termo Neodarwinismo como sinônimo de Teoria Sintética da Evolução, síntese do pensamento evolucionista. Analise as proposições em relação à Teoria Sintética da Evolução e a seus pressupostos. I. A evolução pode ser explicada por mutações e pela recombinação genética, orientadas pela seleção natural. II. As mudanças impostas pelo ambiente no indivíduo são agregadas ao seu genótipo e transmitidas aos seus descendentes. III. O fenômeno evolutivo pode ser explicado de modo consistente por mecanismos genéticos conhecidos. IV. O uso de determinadas partes do organismo faz com que estas tenham um desenvolvimento maior. V. A recombinação gênica não aumenta a variabilidade dos genótipos, pois atua em nível de fenótipos. Assinale a alternativa correta.

UERJ 2016

A população de uma espécie de roedores, com pelagem de diferentes colorações, foi observada em dois momentos: antes e depois da ocorrência de uma profunda transformação no meio em que vivem. As curvas abaixo representam esses dois momentos. A alteração ocorrida na frequência do fenótipo da população de roedores, após a mudança do meio, é um exemplo de seleção denominada:

PUC-MG 2015

O termo coevolução é usado para descrever casos onde duas ou mais espécies afetam a evolução umas das outras reciprocamente. O termo foi utilizado pela primeira vez por Ehrlich e Raven (1964) na descrição sobre influências que plantas e insetos herbívoros têm sobre a evolução um do outro. Ricklefs (1996) a define como respostas evolutivas recíprocas entre as populações. A coevolução pode, EXCETO:

UFRGS 2018

Algumas características facilitaram a saída das florestas e a ocupação de campos e savanas aos ancestrais da espécie humana. Considere as afirmações sobre essas características. I. A postura ereta liberou as mãos para executar outras funções não relacionadas ao deslocamento. II. A gradativa redução do volume do crânio facilitou o deslocamento mais rápido em ambientes abertos. III. A arcada dentária com a disposição dos dentes em U, com caninos reduzidos, favoreceu a exploração de maior variedade de alimentos. Quais estão corretas?

UFAM 2016

Sobre a evolução, é CORRETO afirmar que:

UFG 2014

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Risco de diabetes tipo 2 associado a gene dos Neandertais Uma variante do gene SLC16A11 aumenta o risco de diabetes entre os latino-americanos. As análises indicaram que a versão de maior risco dessa variante foi herdada dos Neandertais. As pessoas que apresentam a variação SLC16A11 em um dos alelos, são 25% mais propensas a desenvolver o diabetes, já aquelas que herdaram de ambos os pais, essa probabilidade sobe para 50%. Disponível em: . Acesso em: 26 mar. 2014. (Adaptado). Analise o cladograma, que representa uma parte da evolução humana, apresentado a seguir. Nesse cladograma, o elemento que indica a espécie citada no texto que transmitiu a variante do gene SLC16A11 para o Homo sapiens e a característica evolutiva compartilhada por ambos são, respectivamente,

UFAM 2016

Analise as alternativas sobre a evolução humana e assinale a CORRETA:

OBB 2017

A alta variabilidade genética de uma população é a base da variabilidade fenotípica sobre a qual a seleção natural atua.  Do ponto de vista da sustentabilidade, qualquer ação humana que diminua a variabilidade genética de uma população irá diminuir as possibilidades de resposta adaptativa dessa espécie. Foram feitas algumas proposições sobre este assunto: I) A deriva genética é a mudança ao acaso da frequência alélica numa população. Como é um processo aleatório, não há qualquer conexão causal direta entre deriva genética e seleção natural. II) A diminuição expressiva do número de indivíduos de uma população altera a variabilidade genética. Devemos esperar, assim, que quanto menor a população, menor o efeito da deriva genética na alteração da (já baixa) variabilidade. III) O efeito fundador e o efeito gargalo são mecanismos distintos da deriva genética. Em ambos, a taxa de mutação diminui abruptamente e os genes dos indivíduos mais adaptados passam a formar uma parcela cada vez maior da população. IV) Devemos supor a presença de deriva genética, causada por efeito fundador, se encontrarmos numa subpopulação uma frequência alélica estatisticamente distinta da frequência encontrada em outra subpopulação. V) Se uma espécie de mamíferos for reduzida a apenas 1 casal, o efeito fundador será máximo e as frequências alélicas serão para sempre constantes, se desconsiderarmos a ocorrência de mutações. Estão corretas as proposições:

Stoodi 2020

As plantas carnívoras são bem adaptadas para a captura de insetos para obterem destes os nutrientes pobres no solo. Escolha a alternativa que explica tal mecanismo de acordo com o neodarwinismo.

ENEM 2007