Exercícios de Transporte Vegetal

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  1. 1. FATEC 2003
    A transpiração é um mecanismo importante para o vegetal, pois determina a ascensão da seiva bruta através do caule. O gráfico a seguir mostra as taxas de absorção de água do meio ambiente e as de transpiração de uma planta durante as 24 horas do dia. A análise do gráfico leva a concluir que
  2. 2. UFC 2009
    A teoria de Dixon é uma das hipóteses que tenta explicar o transporte de água da raiz até as folhas de árvores com mais de 30 metros de altura, como a castanheira-do-pará. Assinale a alternativa que contém aspectos nos quais se baseia essa teoria.
  3. 3. UNESP 2002
    Algumas árvores com folhas largas, revestidas por cutícula, foram cultivadas em uma região onde a temperatura é sempre alta, a umidade do ar é baixa e há abundância de água no solo. Considerando os processos de troca de água com o meio, assinale a alternativa que corresponde às respostas fisiológicas esperadas para estas arvores, crescendo sob essas condições.
  4. 4. PUC-SP 2008
    Analise os trechos a seguir, indicados por I e II: I. Em uma angiosperma, a água vai da raiz até a folha e é utilizada na realização da fotossíntese; produtos deste processo metabólico são transportados da folha para outras partes da planta, podendo ser armazenados em órgãos como caule e raiz. II. No coração humano, o sangue passa do átrio direito para o ventrículo direito e em seguida é levado aos pulmões; uma vez oxigenado, retorna ao coração pelo átrio esquerdo e passa para o ventrículo esquerdo, de onde é transportado aos sistemas corporais, voltando em seguida para o coração. Com relação aos trechos, é CORRETO afirmar que:
  5. 5. FUVEST 2007
    Existe um produto que, aplicado nas folhas das plantas, promove o fechamento dos estômatos, diminuindo a perda de água. Como consequência imediata do fechamento dos estômatos, I. o transporte de seiva bruta é prejudicado. II. a planta deixa de absorver a luz. III. a entrada de ar atmosférico e a saída de  são prejudicadas. IV. a planta deixa de respirar e de fazer fotossíntese. Estão corretas apenas as afirmativas:
  6. 6. UFSCAR 2004
    Se retirarmos um anel da casca de um ramo lateral de uma planta, de modo a eliminar o floema, mas mantendo o xilema intacto, como mostrado na figura, espera-se que
  7. 7. UFRGS 2006
    O esquema a seguir é a representação de uma seção longitudinal do caule de uma dicotiledónea arbórea, do qual foi retirado um anel completo da casca (anel de Malpighi). Considere as afirmações que seguem, relacionadas com transporte de substâncias no vegetal. I - As setas ascendentes indicam o transporte de açúcar, aminoácidos e outras substâncias dissolvidas na água. II - As setas descendentes indicam o transporte de seiva através do fioema. III - A retirada do anel impedirá o transporte de água até as raízes. Quais estão corretas?
  8. 8. UFPEL 2007
    Os nutrientes minerais presentes no solo são absorvidos pelas raízes das plantas em solução aquosa, por meio dos pelos absorventes. Em plantas herbáceas, as regiões mais velhas das raízes também fazem absorção de água, o mesmo acontecendo em zonas parcialmente suberiflcadas das raízes de arbustos e árvores. Feita a absorção pela raiz, na zona pilífera ou não, as soluções com os solutos minerais seguem até o Ienho, onde iniciam um deslocamento vertical para chegar a copa. Com base nos textos e em seus conhecimentos, é correto afirmar que
  9. 9. UFC 2003
    Mesmo existindo muita água ao seu redor, há ocasiões em que os vegetais terrestres não podem absorvê-Ia. Esse fenômeno é denominado de seca fisiológica. Analise as declarações abaixo. I. A seca fisiológica pode ocorrer quando o meio externo é mais concentrado (hipertônico) do que o meio interno, em virtude do excesso de adubo ou da salinidade do ambiente. II. A seca fisiológica pode ocorrer em temperaturas muito baixas. III. A seca fisiológica pode ocorrer em locais onde o excesso de água expulsa o oxigênio presente no solo. Assinale a alternativa correta.
  10. 10. FGV 2015
    Alimentos como a mandioca, a batata e o arroz armazenam grande quantidade de amido no parênquima amilífero. Já o parênquima clorofiliano é responsável pela síntese de glicose. Tendo em vista que as porções amilíferas e clorofilianas dos vegetais estão situadas em órgãos diferentes nos vegetais, o acúmulo do amido depende
  11. 11. FGV 2005
    Assinale a alternativa que contém os termos que preenchem, correta e respectivamente, os espaços do texto. Com o auxílio de uma lupa, um aluno observou que os pulgões que parasitavam os brotos e botões florais de uma determinada planta o faziam introduzindo o estilete de seu aparato bucal no tecido vegetal. Observou ainda que uma gotícula era expelida pelo ânus do pulgão. Intrigado, o estudante realizou o seguinte experimento: enquanto o pulgão se alimentava, matou-o com éter e separou o corpo da cabeça, tomando o cuidado para que o estilete do aparato bucal permanecesse enfiado no tecido vegetal. Observou que gotículas continuavam sendo expelidas pela porção final do estilete. Este experimento demonstrou que o estilete atingiu o _________ e que, no tecido parasitado pelo pulgão, a pressão osmótica é _________ que nas folhas adultas.
  12. 12. PUCSP 2002
    Em uma planta, a coluna líquida dentro de vasos é arrastada para cima, o que se deve ao fato de as moléculas de água manterem-se unidas por forças de coesão. A descrição acima refere-se à condução de
  13. 13. UCS 2012
    Acredita-se que a quantidade de água na Terra é praticamente a mesma há 500 milhões de anos. O que tende a mudar é apenas a sua distribuição, pois a água é uma substância dinâmica: ela se recicla por meio de um processo chamado ciclo hidrológico, no qual as águas do mar e dos continentes evaporam, formando nuvens, e voltam a cair na biosfera, sob a forma de chuva, neblina e neve; depois escorrem para os rios, para os lagos, para o subsolo e para o mar. Esse ciclo garante a manutenção do equilíbrio no sistema hidrológico do planeta. No entanto, há alertas de que a água pode de alguma maneira faltar, pois a atividade humana vem poluindo esse recurso natural. E, com o aumento da população mundial, a água pode não ser suficiente para todos. (Fontes: ÁGUA – Abundância e escassez. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2011. – Texto Adaptado. VEJA, p. 131, 2 nov. 2011. – Texto adaptado.) Todos os seres vivos precisam absorver água. Para ingeri-la, alguns animais conseguem abaixar-se ou mover-se de alguma maneira, porém as árvores absorvem a água extraindo-a do solo pelas raízes. Mas como elas fazem para vencer a força da gravidade e transportar a água até suas partes mais altas?
  14. 14. UFSM 1999
    Leia atentamente os conceitos: PULGÃO: inseto sugador, alimenta-se de substâncias elaboradas pelos vegetais. CIPÓ-CHUMBO: planta parasita, sem folhas, aclorofilada, emite raízes sugadoras para o interior dos tecidos de plantas hospedeiras. ERVA-DE-PASSARINHO: planta hemiparasita, clorofilada, emite raízes sugadoras para o interior dos tecidos de plantas hospedeiras. Baseando-se nesses conceitos, pode-se dizer que, provavelmente,
  15. 15. UFES 2000
    Em relação ao sistema condutor das plantas superiores, é CORRETO afirmar:
  16. 16. UNICAMP 2015
    Seca faz cidades do interior de SP decretarem emergência. A falta de água enfrentada pelo Sudeste do país tem feito cada vez mais cidades de São Paulo e de Minas Gerais adotarem o racionamento, para reduzir o consumo de água, ou decretarem estado de emergência. Além do desabastecimento, a seca tem prejudicado também setores como a agricultura, a indústria, a saúde e o turismo dessas cidades. Adaptado de http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/ 2014/07/07/seca-faz-cidades-do-interior-decretarem-emergencia.htm. Acessado em 16/07/2014. A situação de seca citada na reportagem é determinada por mudanças no ciclo hidrológico, em que as plantas têm papel determinante, uma vez que representam uma fonte de vapor d’água para a atmosfera. Os vasos que conduzem a água das raízes até as folhas são os
  17. 17. UFRGS 2001
    Associe os processos fisiológicos, listados na coluna 1, com as estruturas e elementos relacionados ao movimento da água e de solutos nas plantas, na coluna 2. Coluna 1 1. absorção     2. translocação 3. transpiração  Coluna 2 (    ) cutícula (    ) floema (    ) sacarose (    ) estômato (    ) íons inorgânicos                       Assinale a alternativa que apresenta a sequência numérica correta, de cima para baixo, na coluna 2.
  18. 18. UFSM 2001
    A questão a seguir se refere ao esquema que representa os processos envolvidos no equilíbrio hídrico das plantas. PAULINO, W. R. "Biologia". São Paulo: Ática, vol. único, 1999. p. 293. O processo Z pode ser chamado de
  19. 19. UFRGS 2012
    Assinale a alternativa correta em relaço à condução da seiva bruta em angiospermas.
  20. 20. PUCPR 2001
    O transporte de seiva bruta nos vegetais vasculares ocorre devido a diversos fenômenos fisiológicos, tais como: I - capilaridade. II - transpiração foliar. III - plasmólise celular. IV - maior pressão da raiz. V - menor pressão das folhas. Estão corretas:
  21. 21. UFES 1999
    Com relação ao transporte de seivas nas plantas vasculares, pode-se afirmar que I - o floema é constituído por elementos de vasos e traqueídeos; II - a seiva elaborada é constituída, principalmente, de água e sais minerais; III - a seiva bruta é transportada das raízes às folhas através dos vasos lenhosos; IV - os vasos liberianos, em geral, ocupam a posição mais externa do caule, transportando produtos da fotossíntese. Está(ão) CORRETA(S)
  22. 22. FGV 2006
    Uma rede para descanso foi estendida entre duas árvores, A e B, e amarrada com arame ao tronco da árvore A e a um galho mais resistente da árvore B. Contudo, devido ao peso dos que se deitavam nela, e devido ao atrito, o arame cortou um círculo em torno da casca do tronco e da casca do galho. Pode-se dizer que
  23. 23. FUVEST 2002
    A contribuição da seiva bruta para a realização da fotossíntese nas plantas vasculares é a de fornecer
  24. 24. UFG 2005
    Os nutrientes necessários para o crescimento de novas folhas em árvores decíduas provêm
  25. 25. UNIRIO 2000
    Plantas jovens e muito semelhantes foram, de início, cultivadas num meio nutritivo sem a presença de nitrogênio. A partir de um determinado momento, foram regadas com uma solução de nitrato, onde o elemento nitrogênio era radioativo. A intervalos regulares, retiraram-se algumas plantas e investigou-se nelas a presença de matéria radioativa em cortes realizados ao nível das raízes e ao nível da folha. O quadro resume os resultados obtidos: Resultado: presença (+) ou ausência (-) de radiação. Após a análise dos resultados, foram feitas as afirmativas a seguir. I - O nitrogênio, fazendo parte da seiva bruta, passou, através do xilema, da raiz às folhas. II - O elemento nitrogênio se encontra sob a forma orgânica no xilema. III - Após a realização da fotossíntese, fazendo parte da seiva elaborada, o nitrogênio passou, através do floema, das folhas à raiz. IV - No floema, o nitrogênio se encontra sob a forma mineral. As afirmativas corretas são:
  26. 26. UFRRJ 2000
    Sobre o esquema a seguir são feitas algumas afirmativas: I) O esquema representa o tecido vegetal de sustentação. II) Neste sistema movimenta-se uma solução orgânica onde predominam açúcares solúveis. III) Este tecido está presente em todos os vegetais terrestres. IV) A movimentação de solução orgânica neste sistema faz-se da região mais concentrada para a menos concentrada. Sobre as afirmativas, pode-se concluir que apenas
  27. 27. UFSM 2000
    A capilaridade e transpiração, segundo a teoria da coesão-tensão, são dois fenômenos responsáveis pelo(a)
  28. 28. UNESP 2001
    A análise do líquido coletado pelo aparelho bucal de certos pulgões, que o inseriram no caule de um feijoeiro adulto, revelou quantidades apreciáveis de açúcares, além de outras substâncias orgânicas. Plântulas de feijão, recém-germinadas, que se desenvolveram sobre algodão umedecido apenas com água e sob iluminação natural, tiveram seus órgãos de reserva alimentar (folhas primordiais modificadas) sugadas por outros pulgões. A análise do líquido coletado dos aparelhos bucais destes pulgões também revelou a presença de nutrientes orgânicos. Os resultados destas análises indicam que os pulgões que sugaram o feijoeiro adulto e os que sugaram as plântulas recém-germinadas inseriram seus aparelhos bucais, respectivamente, no
  29. 29. UNESP 2006
    Considerando o movimento de substâncias nas plantas, foi construída a tabela: Assinale a alternativa que apresenta os termos que poderiam substituir os números I, II e III da tabela.
  30. 30. G1 2014
    Para que possa realizar fotossíntese, todo vegetal precisa de água. Absorvida pelas raízes, ela percorre o caule através de seus vasos condutores, até chegar às folhas mais extremas. O que permite à água vencer esse trajeto é o princípio da:
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