Banco de Exercícios

Lista de exercícios

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Vírus e Príons dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Biologia com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página

Conteúdo exclusivo para assinantes

Assine um de nossos planos para ter acessos exclusivos e continuar estudando em busca da sua aprovação.

Ver planos

  1. 1

    O Ceará foi declarado livre do sarampo em 2016, após uma epidemia iniciada em dezembro de 2013, com 1.052 casos confirmados até julho de 2015. Disponível em: . Acesso em: 12 dez. 2017. Sobre a doença noticiada, pode-se inferir que é  

  2. 2

    UNICAMP 2017

    O HPV faz parte do grupo dos caudovírus. As verrugas genitais causadas pela infecção do vírus foram estudadas desde a Antiguidade, porém o vírus só foi descoberto 40 anos atrás. Pode-se afirmar corretamente que:

  3. 3

    UNICAMP 2016

    O sarampo é uma doença infectocontagiosa provocada pelo Morbilivirus. Em 2015 apareceram vários casos dessa doença em diversas cidades do Brasil e do mundo. O que faz com que esta doença seja extremamente contagiosa e muito comum na infância?

  4. 4

    UNICAMP 2015

    Campinas viveu no verão deste ano a maior epidemia de dengue da sua história e situação semelhante foi observada em outras cidades brasileiras. Indique o vetor dessa virose, onde ele se reproduz e a situação de temperatura que influencia sua reprodução.

  5. 5

    ALBERT EINSTEIN 2018

    A charge faz uma sátira às múltiplas potencialidades vetoriais do mosquito Aedes aegypti. Para completar a charge, seria necessário incluir mais uma bola com o nome

  6. 6

    ENEM 2001

    A partir do primeiro semestre de 2000, a ocorrência de casos humanos de febre amarela silvestre extrapolou as áreas endêmicas, com registro de casos em São Paulo e na Bahia, onde os últimos casos tinham ocorrido em 1953 e 1948. Para controlar a febre amarela silvestre e prevenir o risco de uma reurbanização da doença, foram propostas as seguintes ações: I. Exterminar os animais que servem de reservatório do vírus causador da doença. II. Combater a proliferação do mosquito transmissor. III. Intensificar a vacinação nas áreas onde a febre amarela é endêmica e em suas regiões limítrofes. É efetiva e possível de ser implementada uma estratégia envolvendo

  7. 7

    PUCRS 2006

    Como resultado de um esforço para a melhoria da saúde pública, em 2006, o Ministério da Saúde lançou o combate ao rotavírus, introduzindo nos postos de saúde a vacinação de crianças contra esta infecção. Depois de 30 anos de pesquisa, começam a ser distribuídas vacinas para barrar o maior causador de diarreia infantil aguda. Para que se sintetizem as vacinas, é importante conhecer as propriedades dos vírus (partículas que infectam eucariontes), os quais:

  8. 8

    UECE 2007

    Como resultado das mudanças climáticas, bem como da fragilidade do sistema imunológico decorrente da má alimentação e do uso indiscriminado de medicamentos, observa-se o aumento do número de casos de diversas doenças, dentre elas as viroses. Infecções dessa natureza são causadas por centenas de tipos virais oportunistas. Sobre esses parasitas, marque a opção FALSA.

  9. 9

    ENEM 2014

    No ano de 2009, registrou-se um surto global de gripe causada por um variante do vírus Influenza A, designada H1N1 A Organização Mundial de Saúde (OMS) solicitou que os países intensificassem seus programas de prevenção para que não houvesse uma propagação da doença. Uma das ações mais importantes recomendadas pela OMS era a higienização adequada das mãos, especialmente após tossir e espirrar. A ação recomendada pela OMS tinha como objetivo

  10. 10

    UFSM 2015

    Observe a figura: Um dos grandes empecilhos no desenvolvimento de drogas para o combate às doenças virais é a variedade de mecanismos de infecção, integração e replicação dos vírus. Os vírus são adaptados a tipos celulares e a hospedeiros específicos. A figura representa dois tipos de ciclos de vida de vírus (ciclos A e B). A partir da figura, é correto afirmar:

  11. 11

    UNICHRISTUS 2018

    Qual doença é causada por vírus que se pro paga principalmente pela via oral fecal?

  12. 12

    ENEM 2015

    Tanto a febre amarela quanto a dengue são doenças causadas por vírus do grupo dos arbovírus, pertencentes ao gênero Flavivirus, existindo quatro sorotipos para o vírus causador da dengue. A transmissão de ambas acontece por meio da picada de mosquitos, como o Aedes aegypti. Entretanto, embora compartilhem essas características, hoje somente existe vacina, no Brasil, para a febre amarela e nenhuma vacina efetiva para a dengue. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Fundação Nacional de Saúde. Dengue. Instruções para pessoal de combate ao vetor. Manual de Normas Técnicas. Disponível em http://portal.saude.gov.br Acesso em 7 ago 2012 (adaptado) Esse fato pode ser atribuído à

  13. 13

    ACAFE 2016

    Em Santa Catarina, 379 mil crianças são vacinadas contra a pólio na campanha anual. Em parceria com estados e municípios, o Ministério da Saúde realizou a  Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. De 15 a 31 de agosto, a meta foi imunizar  milhões de crianças entre seis meses e cinco anos incompletos. Isso representa  do público-alvo, formado por  milhões de crianças. Em Santa Catarina, a meta foi vacinar  das  mil crianças que fazem parte do público-alvo. Para isso, o Ministério da Saúde distribuiu  mil doses ao Estado. Fonte: Ministério da Saúde, 11/08/2015. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/ Assim, assinale a alternativa correta.

  14. 14

    UNESP 2012

    Em 2008, a Secretaria Estadual de Saúde e pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz, ambas do Rio de Janeiro, confirmaram um caso de dengue adquirida durante a gestação. A mãe, que havia adquirido dengue três dias antes do parto, deu à luz uma garotinha com a mesma doença. O bebê ficou internado quase um mês, e depois recebeu alta. Pode-se afirmar corretamente que esse caso

  15. 15

    MACKENZIE 1996

    Característica(s) que todos os seres vivos têm, inclusive os vírus:

  16. 16

    FGV 2007

    DETECTADO FOCO DE MORCEGO COM RAIVA EM BOTUCATU,SP. Confirmada a presença do vírus causador da raiva em um morcego apreendido em uma praça no centro da cidade. O animal estava caído e se debatendo, quando foi visto por estudantes. O morcego doente era da espécie que se alimenta de frutas. (Portal 'Estadão', 06.06.2006) MAIS UM CASO DE MORCEGO POSITIVO PARA RAIVA NA CIDADE DE BOTUCATU. A Secretaria Municipal de Saúde registrou mais um caso de morcego positivo para raiva na cidade de Botucatu. O animal foi encontrado caído em uma praça nas proximidades do centro. Este é o terceiro caso de raiva em morcego registrado este ano em Botucatu. O primeiro foi notificado no início do mês de junho, na região central da cidade. O segundo caso na Vila Antártica, no final do mês de julho. O morcego encontrado é da espécie 'Myots sp' e alimentase de insetos. (Portal da Prefeitura Municipal de Botucatu, 18.08.2006) Para se evitar a contaminação da população humana com o vírus da raiva, o procedimento mais adequado que devera ser tomado pelas autoridades da referida cidade será:

  17. 17

    ENEM 2013

    A contaminação pelo vírus da rubéola é especialmente preocupante em grávidas, devido à síndrome da rubéola congênita (SRC), que pode levar ao risco de aborto e malformações congênitas. Devido a campanhas de vacinação específicas, nas últimas décadas houve uma grande diminuição de casos de rubéola entre as mulheres, e, a partir de 2008, as campanhas se intensificaram e têm dado maior enfoque à vacinação de homens jovens. BRASIL. Brasil livre da rubéola: campanha nacional de vacinação para eliminação da rubéola. Brasília: Ministério da Saúde, 2009 (adaptado). Considerando a preocupação com a ocorrência da SRC, as campanhas passaram a dar enfoque à vacinação dos homens, porque eles

  18. 18

    FUVEST 2015

    Existem vírus que

  19. 19

    UFU 2016

    Observe a figura a seguir. A partir da análise da figura, considere as afirmativas a seguir. I. Os mosquitos do gênero Aedes representam os agentes etiológicos da microcefalia, em bebês recém-nascidos, que retardam o desenvolvimento neurológico. II. Uma medida profilática que pode impedir a expansão dessa tríplice epidemia é evitar a proliferação de mosquitos transmissores. III. Caso a vacina contra a dengue seja liberada, ela tornará as pessoas protegidas dessa doença e diminuirá os casos de Chikungunya e de Zika. IV. A ocupação de áreas que apresentam alta incidência de mosquitos do gênero Aedes aumenta a chance de transmissão do vírus da febre Chikungunya, do Zika e da dengue às populações humanas. Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas.  

  20. 20

    PUCRS 2004

    A nova genética vem avançando cada vez com maior velocidade no sentido de manipular e conhecer a estrutura, a função e os mecanismos de DNAs, RNAs e proteínas, principalmente no que se refere à intenção de curar doenças. Quanto às enfermidades causadas por agentes infectocontagiosos, até poucos anos atrás era consenso científico que todas as doenças infecciosas seriam causadas por microorganismos como bactérias ou vírus, os quais carregavam seu próprio material genético. Hoje, ja são do conhecimento da comunidade científica e da sociedade agentes infecciosos que não têm DNA ou RNA. Estes são os chamados príons, os quais constituem versões protéicas modificadas que, uma vez em contato com proteínas normais, alteramnas, infectando os organismos e sendo contagiosos da mesma maneira como são as bactérias ou os vírus. Das enfermidades infectocontagiosas relacionadas a seguir, a única que NÃO é causada por bactérias ou vírus é a:

  21. 21

    G1 - UFTPR 2015

    Sobre as principais doenças que podem acometer o ser humano, é correto afirmar que:

  22. 22

    PUCMG 2007

    Já não se fala da Aids (campanhas de prevenção e reportagens) como se falava há alguns anos, mas e sempre oportuno lembrar que o HIV continua infectando e matando milhares de pessoas por ano. A esse respeito, leia o texto a seguir. Em pouco menos de 20 anos, a Aids já foi responsável por cerca de 19 milhões de óbitos no mundo inteiro. Somam se a esses os quase 34 milhões de portadores vivos de Aids no planeta. Acreditase que grande parte desses indivíduos não sobreviverá, pois vive em países que são estrutural e economicamente incapazes de prover tratamento. Supondo que a Aids fosse controlada hoje (o que é obviamente uma impossibilidade) e somente esses dois números juntos totalizassem o seu número de mortes, ela seria responsável por mais de 53 milhões de óbitos. Esse número ultrapassa qualquer calamidade pública já vivida pelo homem, seja ela de caráter natural, médico ou social. A peste negra, por exemplo, matou de 22 a 45 milhões de pessoas na Europa. Mesmo a gripe espanhola, talvez a mais grave epidemia conhecida ate então, matou cerca de 21 milhões de pessoas entre 1918 e 1919. Possivelmente, com as nossas atuais 'armas', seríamos capazes de frear em grande escala essas outras doenças. (Extraído de 'Folha Explica A Aids', de Marcelo Soares, Editora Publifolha, 2001.) Com base no texto e em seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.

  23. 23

    UFSM 2015

    Muitas doenças humanas são causadas por vírus, bactérias ou protozoarios. Sua transmissão pode ser intermediada por outros organismos, tais como insetos. Assinale a alternativa que contém apenas informações corretas sobre os agentes etiológicos e as formas de transmissão de algumas doenças.

  24. 24

    UECE 2016

    Atente ao que se diz sobre o HPV, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso. (     ) O HPV somente afeta mulheres; por isso, a vacinação é exclusiva para meninas de 9 a 11 anos de idade. (     ) O HPV pode ser eliminado espontaneamente pelo sistema imunológico de pessoas infectadas. (     ) Homens são apenas transmissores do vírus e não desenvolvem nenhum tipo de câncer quando infectados com o HPV. (     ) A principal forma de transmissão do HPV é pela via sexual, incluindo o contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. A sequência correta, de cima para baixo, é: 

  25. 25

    FGV 2008

    'Um dos destinos mais procurados por turistas no litoral paulista, a cidade de Ubatuba enfrenta uma epidemia de dengue às vésperas do feriado da Semana Santa. Os turistas que forem a cidade para o feriado serão orientados a adotar medidas de combate ao mosquito 'Aedes aegypti', causador da dengue' ('Folha de S.PauIo', 02.04.2007) Na edição de 11.04.2007, a 'Folha de S. Paulo', na Seção Erramos, fez retificação da notícia acima, informando que ela continha um erro. O erro decorre do fato de:

  26. 26

    UEPB 2011

    Assinale a alternativa correta sobre a Influenza A H1N1.

  27. 27

    UFU 2015

    Em 2014, a imprensa noticiou exaustivamente o surto de febre hemorrágica provocada pelo vírus ebola. A figura a seguir destaca como age e se espalha essa ameaça. A partir da análise da figura, considere as afirmativas a seguir. I. O vírus ebola utiliza o seu próprio metabolismo para impedir as células dendríticas de enviarem mensagens para alertar o sistema imunológico. II. O vírus ebola afeta a resposta imune do organismo. A infecção prejudica a mobilização imunológica e o corpo tem dificuldade para combater o vírus, que se multiplica a ponto de afetar os principais órgãos. III. A transmissão do ebola pode ocorrer pelo contato direto de bacilos presentes no sangue ou fluidos corporais de pessoas ou animais contaminados. IV. O vírus ebola ataca células humanas para injetar o seu genoma e as transforma em fábricas de novos vírus. Uma medida possível para combater a ação viral seria impedir a replicação da molécula de ácido nucleico do vírus. Assinale a alternativa que apresenta, apenas, as afirmativas corretas.

  28. 28

    PUC-PR 2016

    A febre chikungunya é uma doença viral transmitida aos seres humanos por mosquitos, como o Aedes aegypti e A. albopictus, os mesmos que transmitem a dengue. Em razão da alta incidência desses mosquitos no país, os pesquisadores estimaram o risco de transmissão do vírus chikungunya por outras regiões do Brasil. Para isso, submeteram dados sobre a presença das duas espécies de mosquitos transmissores da doença a modelos matemáticos capazes de predizer possíveis padrões geográficos de disseminação do vírus. O vírus chikungunya (CHIKV) possui genoma de RNA positivo de fita simples, pertencente ao gênero Alphavirus da família Togaviridae Fonte: Adaptado de: . As características do agente etiológico e da doença permitem inferir que:

  29. 29

    UNESP 2017

    O quadro apresenta alguns dos sinais clínicos que ajudam a distinguir os casos de dengue, de zika e de chikungunya. Variações sutis Sintomas Dengue Zika Chikungunya Febre Superior a  por 4 a 7 dias Ausente ou até  por 1 a 2 dias Superior a  por 2 a 3 dias Manchas vermelhas na pele (exantema) Surgem a partir do quarto dia em  a  dos casos Surgem no primeiro ou segundo dia em mais de  dos casos Surgem entre o segundo e o quinto dia em  dos casos Dor nos músculos Muito frequente Frequente Pouco frequente Dor nas articulações Pouco frequente e leve Frequente e de leve a moderada Muito frequente e de moderada a intensa Inchaço nas articulações Raro Frequente e leve Frequente e de moderado a intenso Conjuntivite Rara Ocorre em  a  dos casos Ocorre em  dos casos Cefaleia Muito frequente e muito intensa Frequente e de intensidade moderada Frequente e de intensidade moderada Coceira Leve Moderada a intensa Leve Hipertrofia dos gânglios Leve Intensa Moderada Tendência a sangramento Moderada Ausente Leve Acometimento neurológico Raro Mais frequente do que em dengue e chikungunya Raro (ocorre principalmente em recém-nascidos) (Pesquisa Fapesp, janeiro de 2016. Adaptado.) As diferenças no quadro clínico de cada uma dessas doenças devem-se

  30. 30

    ACAFE 2016

    A febre do Zika vírus é uma doença aguda, cujo vírus causador da doença foi identificado pela primeira vez no Brasil em abril de 2015. O vírus Zika recebeu a mesma denominação do local de origem de sua identificação em 1947, após detecção em macacos sentinelas para monitoramento da febre amarela, na floresta Zika, em Uganda. A figura a seguir representa as Unidades da Federação com casos autóctones de febre pelo vírus Zika com confirmação laboratorial até a Semana Epidemiológica 9, Brasil, 2016. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.   (     ) O Zika vírus (ZIKAV) é um DNA vírus, do gênero Flavivírus. Até o momento, são conhecidas e descritas duas linhagens do vírus: uma Africana e outra Asiática. (     ) A febre do Zika é uma doença viral, transmitida principalmente por mosquitos, tais como Aedes aegypti, caracterizada por exantema maculopapular pruriginoso, febre intermitente, hiperemia conjuntival não purulenta e sem prurido, artralgia, mialgia e dor de cabeça. Apresenta evolução benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente após 3-7 dias. (     ) O principal modo de transmissão descrito do vírus Zika é por vetores. No entanto, está descrita na literatura científica a ocorrência de transmissão ocupacional em laboratório de pesquisa e perinatal, além da possibilidade de transmissão transfusional. (     ) Em relação às medidas de prevenção e controle da febre por Vírus Zika, deve-se reduzir a densidade vetorial por meio da eliminação da possibilidade de contato entre mosquitos e água armazenada em qualquer tipo de depósito, impedindo o acesso das fêmeas por intermédio do uso de telas/capas ou mantendo-se os reservatórios ou qualquer local que possa acumular água totalmente cobertos. A proteção individual por meio do uso de repelentes também pode ser implementada pelos habitantes. (     ) Assim como a dengue e a febre Zika, a febre Chikungunya é uma doença infecciosa febril, causada por um vírus, tendo como vetor exclusivo o mosquito Aedes aegypti. A sequência correta, de cima para baixo, é:

Gerar PDF da Página

Conteúdo exclusivo para assinantes

Assine um de nossos planos para ter acessos exclusivos e continuar estudando em busca da sua aprovação.

Ver planos