Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Visão Geral, Raiz, Caule e Folha

Voltar para exercícios de Biologia

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Visão Geral, Raiz, Caule e Folha dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Biologia com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. UFRN 2005
    O algodoeiro é uma planta dicotiledônea bem adaptada ao clima semiárido. O seu cultivo já foi uma atividade economicamente muito importante para o nordestino e hoje está sendo retomado graças ao desenvolvimento de novos cultivares pela Embrapa. Uma característica dessa planta que favorece seu plantio no clima semiárido é a presença de
  2. 2. UFG 2013
    A conquista de diferentes ambientes pelos seres vivos depende de processos evolutivos que, muitas vezes, resultam na modificação de órgãos para adaptação à nova condição ambiental.  Nesse aspecto, as brácteas coloridas e os espinhos são adaptações foliares que visam, respectivamente,
  3. 3. UPE 2014
    A evolução das plantas terrestres se deu a partir de plantas aquáticas, provavelmente algas clorofíceas multicelulares, relativamente complexas, há aproximadamente 500 milhões de anos. Entretanto, a conquista do ambiente terrestre necessitou de uma série de adaptações que permitissem sua sobrevivência e seu ciclo de vida. Os problemas enfrentados pelas espécies de plantas terrestres estão relacionados a seguir: I. Desidratação II. Sustentação III. Reprodução IV. Respiração V. Nutrição Correlacione as adaptações evolutivas das plantas terrestres aos problemas listados acima. Assinale a alternativa que apresenta a respectiva correlação.  
  4. 4. PUC-CAMP 2005
    TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Flora e fauna dos manguezais apresentam grande diversidade. Bem adaptadas a esses ambientes ricos em nutrientes, estão plantas lenhosas, herbáceas, epífitas, hemiparasitas. Em toda sua extensão são habitados por diversos animais, desde formas microscópicas até grandes peixes, aves, répteis e mamíferos. Considere a figura a seguir que representa tipos de raízes encontrados em plantas dos manguezais. Sobre as raízes esquematizadas fizeram-se as seguintes afirmações: I. Algumas têm função de suporte, permitindo melhor fixação no ambiente considerado. II. Outras têm função respiratória, uma vez que nelas há estruturas capazes de permitir entrada e saída de ar dos seus tecidos. III. Há, também, raízes com função sugadora, permitindo que a planta retire alimento de outros vegetais. Está correto o que se afirma SOMENTE em:
  5. 5. UFRGS 2007
    Assinale a alternativa que contém somente raízes utilizadas na alimentação.
  6. 6. UFSM 2006
    TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: A história da maioria dos municípios gaúchos coincide com a chegada dos primeiros portugueses, alemães, italianos e de outros povos. No entanto, através dos vestígios materiais encontrados nas pesquisas arqueológicas, sabemos que outros povos, anteriores aos citados, protagonizaram a nossa história. Diante da relevância do contexto e da vontade de valorizar o nosso povo nativo, "o índio", foi selecionada a área temática CULTURA e as questões foram construídas com base na obra Os Primeiros Habitantes do Rio Grande do Sul (Custódio, L. A. B., organizador. Santa Cruz do Sul: EDUNISC; IPHAN, 2004). "Da Amazônia vieram os tupis-guaranis, trazendo contribuições à nossa cultura, ensinando a plantar diferentes espécies e a usar plantas frutíferas e medicinais". Alguns grupos tupis-guaranis adaptavam sua vida ao ambiente da floresta, abrindo clareiras para a introdução de culturas. Na coluna A, foram enumerados alguns dos produtos dessas culturas, utilizados pelos índios. Qual o termo botânico da coluna B que se associa corretamente as palavras em destaque na coluna A? COLUNA A 1. RAIZ da mandioca 2. SEMENTES de feijão e amendoim 3. FOLHAS de tabaco 4. CASCA DO FRUTO de porongo COLUNA B a. endosperma b. pericarpo c. coifa d. parênquima paliçádico A associação correta é
  7. 7. UFG 2006
    Um estudante observou no microscópio o corte histológico de um órgão vegetal, o qual revelou os seguintes tecidos e estruturas: epiderme com cutícula e estômatos; células parenquimáticas com cloroplastos; tecido condutor constituído por xilema e floema. Pela descrição, o estudante concluiu que este órgão é
  8. 8. UFSM 2001
    TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: A(s) questão(ões) a seguir se refere(m) ao texto, que trata dos relatos de Arsene Isabelle, naturalista francês, por ocasião de sua viagem ao Rio Grande do Sul, 1833 - 1834. "As plantas parasitas pendiam de todas as partes das árvores vigorosas destes matos que começam a perder sua virgindade. Observei, passando pela orla de um mato, uma grande quantidade de folhas de campainhas inteiramente dessecadas pelas formigas, que tinham devorado o parênquima; deixavam ver perfeitamente as nervuras e as fibras dos tecidos. Admirei também cipós monstros envolvendo em espiral árvores muito direitas e ornadas de líquens tricolores; árvores reunidas em feixes na sua infância formavam atualmente troncos grossos e elevados, tendo a aparência de colunas estriadas." As plantas parasitas obtêm alimento do hospedeiro através dos __________, que são __________ especializadas. Selecione a alternativa que completa corretamente as lacunas.
  9. 9. UFMG 2004
    Observe estas figuras: Entre as funções que ocorrem nessas raízes e nesse caule comestíveis, NÃO se inclui
  10. 10. PUCRJ 2002
    Enquanto os vegetais podem ter sua superfície foliar e radicular bastante ramificadas, os animais, em geral, são mais compactos. Esta afirmativa está relacionada ao tipo de nutrição e de reserva de energia desses seres vivos. Quanto a isso, podemos afirmar corretamente que:
  11. 11. UFRGS 2001
    O quadro abaixo se refere às adaptações morfológicas ocorrentes em algumas plantas. Assinale a alternativa cujos elementos preenchem de forma correta os espaços I, II, III, IV e V, respectivamente.
  12. 12. UPF 2015
    Observe os caules abaixo, indicados pelas setas, nas figuras A, B, C e D. Esses caules são denominados, respectivamente:
  13. 13. PUC-RJ 2015
    Considere as afirmações relativas às funções das raízes das plantas. I. Absorção de água e sais minerais. II. Condução de matéria orgânica até o caule. III. Local de armazenamento de reservas de nutrientes. IV. Reprodução sexuada. Estão corretas:
  14. 14. PUCCAMP 2005
    Se o convidarem para saborear um belo cozido português, certamente a última coisa que experimentará entre as iguarias do prato será a batata, pois ao ser colocada na boca sempre parecerá mais quente... Mas será que ela está sempre mais quente, uma vez que todos os componentes do prato foram cozidos juntos e saíram ao mesmo tempo da panela? Sabemos que, ao entrarem em contato, objetos com temperaturas diferentes tendem a trocar calor até ficarem com a mesma temperatura. Parece estranho, não? Uma coisa é certa: ao comer o cozido a chance de você queimar a boca com a batata é muito maior do que com o pedaço de carne. Comprove isso no próximo cozido que tiver oportunidade de comer.             (Aníbal Figueiredo e Maurício Pietrocola, "Física - um outro lado - Calor e temperatura." São Paulo: FTD, 1997) A figura a seguir esquematiza a parte subterrânea de um pé de batatas. A legenda correta para essa figura é a seguinte:  
  15. 15. UEL 2003
    Geralmente, caules subterrâneos que acumulam substâncias nutritivas, denominados tubérculos, são confundidos como sendo raízes tuberosas que também acumulam reservas de amido. Um caso típico desse equívoco seria o de classificar a batata-inglesa como raiz tuberosa. Qual das alternativas apresenta uma característica que diferencia um tubérculo de uma raiz tuberosa?
  16. 16. PUC-RS 2014
    Caules e folhas podem sofrer modificações para a realização de diferentes funções na planta. Considerando a videira (Vitis sp.), as estruturas utilizadas como suporte são _________ modificadas(os) em _________.
  17. 17. UEL 2009
    As plantas vasculares colonizaram a paisagem terrestre durante o período Devoniano Inferior, há cerca de 410 a 387 milhões de anos. A ocupação do grande número de hábitats demandou uma grande variedade de formas e adaptações nas plantas. Com base na morfologia dos diferentes tipos de caules, assinale a alternativa que contém caules adaptados a reprodução assexuada e a fotossíntese, respectivamente.
  18. 18. PUC-MG 2005
    A figura anterior destaca partes da estrutura de três diferentes cultivares (vegetais). Com base em seus conhecimentos, é correto afirmar, EXCETO:
  19. 19. UEL 2008
    Observe a tabela: Com relação aos dados da tabela e nos conhecimentos sobre morfologia vegetal, é correto afirmar:  
  20. 20. PUC-MG 2007
    CÂNCER EM PLANTAS? Muitos não imaginam que as plantas também têm uma forma de câncer. O surgimento de tumores acomete quase todos os organismos multicelulares conhecidos, inclusive os vegetais. Os tecidos tumorais em plantas são conhecidos como galhas e parecem ter significado evolutivo.             (Fonte: "Ciência Hoje online", 14 de julho de 2006.) Leia as afirmativas a seguir. I. Os tecidos tumorais em plantas, conhecidos como galhas, são causados pela ação de diversos organismos como bactérias, fungos, nematoides, insetos e ácaros. II. Parasitas penetram nos vegetais, sobrepujam suas defesas mecânicas e químicas e liberam compostos que estimulam células totipotentes a proliferarem e se diferenciarem. III. Assim como nos vegetais, o câncer em animais também pode ser acarretado por vírus. IV. Nódulos gerados por infecções bacterianas nas raízes de determinados vegetais podem ser benéficos para a planta. Estão CORRETAS as afirmativas:
  21. 21. UEM 2015
    A maniçoba, espécie nativa na caatinga e da qual se extrai látex, é um exemplo de planta que apresenta um caule tuberoso e subterrâneo. Esse tipo de caule armazena água e substâncias de reserva para que a planta possa adaptar bem ao ambiente com restrição de água. Essa modificação especial do caule é conhecida por
  22. 22. UNIFESP 2002
    A mandioca (aipim, macaxeira) corresponde ao órgão de uma planta onde se acumulam substâncias de reserva energética que têm sua origem:
  23. 23. IFSP 2011
    As Angiospermas são vegetais que podem apresentar diferentes tipos de raízes que se relacionam, entre outras funções, às diferentes condições ecológicas, conforme as apresentadas na tabela a seguir. Tipo de raiz Características Pivotante Raiz subterrânea, com eixo principal profundo e ramificações que garantem a fixação da planta no solo. Tabular Raiz suporte, em que os ramos radiculares se fundem com o caule, sendo importantes na fixação da planta. Estrangulante Raiz de plantas aéreas, que cresce em direção ao solo e pode envolver o tronco da planta hospedeira, comprometendo a circulação da seiva. Pneumatófora Raiz aérea, dotada de pequenos orifícios (pneumatódios) para processar a aeração do vegetal. Tuberosa Raiz especial, que atua como órgão de reserva vegetal. Considerando-se que um manguezal é um ecossistema típico de região litorânea, com alta concentração de matéria orgânica, baixa concentração de oxigênio, alta umidade e salinidade, espera-se que a vegetação local apresente adaptações de raízes do tipo
  24. 24. UFJF 2012
    As plantas vasculares apresentam uma grande diversidade de adaptações morfológicas que permitem a ocupação dos mais diferentes tipos de ambientes. Com relação aos sistemas radiculares e caulinares, é CORRETO afirmar que:
  25. 25. UEL 2014
    Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, o órgão da planta utilizado como especiarias: pimenta, canela, cravo-da-índia, noz-moscada e gengibre.
  26. 26. UFG 2012
    O berimbau é um instrumento musical de origem africana, muito tocado no Brasil em rodas de capoeira. Em sua obra Viagem pitoresca e histórica ao Brasil Jean-Baptiste Debret descreveu o berimbau como segue: "Este instrumento musical se compõe da metade de uma cabaça presa a um arco curvo de bambu, com um fio de latão, sobre o qual se bate ligeiramente. Pode-se conhecer o instinto musical do tocador, que apoia a mão sobre a frente descoberta da cabaça a fim de obter, pela vibração, um som grave e harmonioso”. Disponível em: . Acesso em: 7 fev. 2012. As estruturas vegetais obtidas da cabaceira, Cucurbita sp., e do bambu, Bambusea sp., utilizadas para fabricar o instrumento musical descrito são, respectivamente,
  27. 27. UEG 2011
    No processo evolutivo das plantas, algumas estruturas adaptativas foram essenciais para garantir a sobrevivência nos diferentes locais em que elas são encontradas. São exemplos dessas estruturas:
  28. 28. UEL 2009
    As plantas vasculares colonizaram a paisagem terrestre durante o período Devoniano Inferior, há cerca de 410 a 387 milhões de anos. A ocupação do grande número de hábitats demandou uma grande variedade de formas e adaptações nas plantas. Com base na morfologia dos diferentes tipos de caules, assinale a alternativa que contém caules adaptados à reprodução assexuada e à fotossíntese, respectivamente.
  29. 29. UFRGS 2018
    Algumas estruturas das angiospermas desenvolveram modificações ao longo da evolução, que permitiram adaptações ambientais importantes. Considere as seguintes afirmações sobre essas estruturas. I. Cenoura é um caule modificado subterrâneo que acumula nutrientes. II. Plantas de ambientes desérticos, tais como cactos, têm folhas modificadas em espinhos e caules fotossintetizantes. III. Plantas com flores de pétalas pequenas ou inexistentes podem apresentar folhas modificadas na base do receptáculo floral, com função de atrair polinizadores. Quais estão corretas?
  30. 30. FEEVALE 2012
    Marque a alternativa que completa corretamente a frase que segue. As folhas das árvores parecem-nos verde porque a luz solar que incide sobre elas:
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login