Exercícios de Visão Geral de Fisiologia

Voltar para exercícios de Biologia

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Visão Geral de Fisiologia dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Biologia com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. UFRGS 2008
    Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto a seguir, na ordem em que aparecem. Os organismos multicelulares mantêm seu meio interno relativamente estável através da realização de constantes ajustes metabólicos. Assim, o principal tema da evolução da vida é o crescente desenvolvimento de sistemas complexos para a manutenção da __________. As atividades dos órgãos devem ser controladas em resposta a alterações tanto do meio interno como do externo, sendo os sistemas __________ e __________ os principais responsáveis por esse controle.
  2. 2. FATEC 1997
    Todos os seres vivos mantêm um ambiente interno estável, mesmo quando as condições ambientais externas apresentarem variações. Essa estabilidade, denominada _____I_____, é garantida por um conjunto de reações químicas ordenadas, que constituem o _____II_____. Assim, cada ser vivo mantém a sua própria vida e, através do processo de _____III_____, garante a sobrevivência de sua espécie. Assinale a alternativa que contém os termos que preencham, corretamente, as lacunas I, II e III.
  3. 3. UDESC 2013
    Apesar das transformações do metabolismo, o ser vivo se mantém em equilibrio, isto é, eIe não muda sua composição química e nem suas características físicas. E esta propriedade do ser vivo que mantém relativamente constante o seu meio interno. Assinale a alternativa que define esta propriedade.
  4. 4. ENEM 2016
    Vários métodos são empregados para prevenção de infecções por microorganismos. Dois desses métodos utilizam microorganismos vivos e são eles: as vacinas atenuadas, constituídas por patógenos avirulentos, e os probióticos que contêm bactérias benéficas. Na figura são apresentados cinco diferentes mecanismos de exclusão de patógenos pela ação dos probióticos no intestino de um animal. Qual mecanismo de ação desses probióticos promove um efeito similar ao da vacina?
  5. 5. ENEM 2016
    Portadores de diabetes insipidus reclamam da confusão feita pelos profissionais da saúde quanto aos dois tipos de diabetes: mellitus e insipidus. Enquanto o primeiro tipo está associado aos níveis ou à ação da insulina, o segundo não está ligado à deficiência desse hormônio. O diabetes insipidus é caracterizado por um distúrbio na produção ou no funcionamento do hormônio antidiurético (na sigla em inglês, ADH), secretado pela neuro-hipófise para controlar a reabsorção de água pelos túbulos renais. Tendo em vista o papel funcional do ADH, qual é um sintoma clássico de um paciente acometido por diabetes insipidus?
  6. 6. UFSJ 2012
    Considerando que nas relações entre as glândulas hipófise e a tireoide há uma realimentação negativa, é CORRETO afirmar que
  7. 7. PUC-RS 2016
    Para responder à questão, analise as informações e o gráfico abaixo. A taxa metabólica basal (TMB) é o nome dado para a taxa metabólica mínima de um animal endotermo adulto em repouso, ou seja, o mínimo para que ocorram as funções básicas, como manutenção da atividade celular, respiração, batimentos cardíacos, etc. O gráfico abaixo representa a relação da taxa metabólica basal com o tamanho do corpo de alguns animais endotérmicos. A partir da análise dos dados apresentados, podemos afirmar que
  8. 8. G1 - CFTSC 2010
    Os animais são constituídos por diferentes sistemas que atuam funcionalmente de forma integrada, o que contribui para a manutenção, dentro de certos limites, de um meio interno constante do organismo. As proposições abaixo fazem referência a alguns sistemas.   Assinale a alternativa correta.
  9. 9. UFTM 2013
    Em relação às terminologias e à posição anatômica, às noções dos planos e aos eixos anatômicos, assinale a alternativa correta.
  10. 10. PUC-RJ 2008
    A água, por ter um alto calor específico, é um elemento importante para a regulação da temperatura corporal em todos os chamados animais de sangue quente. A quantidade de água necessária para a manutenção da estabilidade da temperatura corporal varia, basicamente, em função de dois processos: a sudorese e a produção de urina. Assinale a opção que aponta corretamente como funciona esse controle.
  11. 11. UEL 2009
    A homeostase é a capacidade do organismo de manter condições internas constantes em face de um ambiente externo variante. Todos os organismos apresentam homeostase em algum grau, embora, nas mais diferentes espécies, a ocorrência e a efetividade desse mecanismo possam variar. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir. I - A despeito de como os organismos regulam seus ambientes internos, todos os sistemas homeostáticos exibem uma retroalimentação negativa, ou seja, quando o sistema se desvia da sua norma ou estado desejado, mecanismos de resposta interna agem para restaurá-lo. II - A ligação do oxigênio com a hemoglobina nas células vermelhas do sangue aumenta a concentração do oxigênio dissolvido no plasma sanguíneo, retardando sua difusão dos pulmões para o sistema circulatório. Nos tecidos corporais, o oxigênio é desligado da hemoglobina e se difunde para regiões de baixas taxas metabólicas. III - Produtos de rejeito nitrogenado e do metabolismo de proteínas são excretados na forma: de ureia, pela maioria dos organismos aquáticos; de ácido úrico, pelos mamíferos; e de amônia pelas aves e répteis. Como a amônia se cristaliza, as aves e os répteis podem excretá-la em altas concentrações, economizando água. IV - O equilíbrio de água nos animais aquáticos está intimamente ligado às concentrações de sais e outros solutos em seus tecidos corporais e no ambiente. Assim sendo, animais considerados hiperosmóticos em relação ao seu meio apresentam, em seus tecidos, concentrações mais altas de sais do que na água circundante. Assinale a alternativa CORRETA.
  12. 12. PUC-RJ 2007
    Os salmões são peixes migratórios, que vivem em água salgada, mas migram para as águas doces de rios na época da reprodução. Para assegurar o equilíbrio osmótico de seu corpo, esses peixes que migram temporariamente da água salgada para água doce e vice-versa, apresentam o seguinte mecanismo:
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login