CEFET-RJ 2012

Os fatores naturais não determinam as formas de ocupação do espaço mas desempenham um papel importante.

 

Analise as afirmativas abaixo que apresentam alguns tipos climáticos e sua influência na economia das áreas onde ocorrem.

 

1 – Apresentando verões quentes e secos e concentrando o período de maior umidade no inverno, o clima mediterrânico exerce grande influência na atração de turistas que “invadem” todo ano, no verão, diversas regiões de países da Europa meridional, onde o turismo representa uma importante fonte de renda.

2 - Típico do sul e sudeste asiático, o clima temperado continental é marcado pela atuação de um mecanismo de ventos que provocam grande concentração de chuvas ao se dirigirem do oceano para o continente no verão, e forte estiagem quando se deslocam do continente para o oceano no inverno. Esta diferenciação estacional demarca os períodos de plantio e colheita, exercendo grande influência na agricultura regional.

3 – Devido à escassez de umidade e às baixas amplitudes térmicas diárias que caracterizam o clima desértico da região do Saara africano, a agricultura se torna inviável em toda sua extensão.

 

Marque a opção que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).

Escolha uma das alternativas.