Simule agora a sua nota do Enem 2021 com o nosso gabarito clicando aqui.

Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

CEFET-RJ 2014

Carbono carioca

 

“O Rio de Janeiro (RJ) foi o primeiro município latino-americano a fazer um inventário de suas emissões de gases-estufa. O estudo foi realizado em 2000, quando pesquisadores contabilizaram o quanto a cidade emitira nos anos de 1996 e 1998. Resultado: 10,4 e 10,9 milhões de toneladas de gás carbônico (CO2), respectivamente. A capital carioca parece ter tirado férias dos cálculos. Só voltou à ativa em 2010 – quando fez um novo inventário, segundo o qual, em 2005, a cidade teria lançado aos ares 11,3 milhões de gases-estufa. E novos dados estão por vir: está previsto para o final de 2013 o inventário referente às emissões de 2012. [...]

Um parênteses: quando inventários falam em “emissões de carbono”, eles referem-se ao conceito de “carbono equivalente”, pois não consideram apenas o CO2, e sim a soma dos principais gases de emissão antrópica quê supostamente agravam o aquecimento global: dióxido de carbono, metano ... [...]”

(Ciência Hoje, p. 43 ago. 2013)

 

O CO2, como o gás metano, são considerados gases de efeito estufa na atmosfera. E, por essa razão, são relacionados ao aquecimento global. Marque a opção que justifica corretamente essa relação.

Escolha uma das alternativas.