CEFET-RJ 2014

Fezes de Gato Afetam Golfinhos

 

“[...]. O patógeno terrestre mais estudado, que atualmente afeta os animais marinhos, vem do bicho de estimação favorito nos Estados Unidos: o gato. O Toxoplasma Gondii, um parente do S. neuroma, é um parasita protozoário – um organismo unicelular – que completa o seu ciclo reprodutivo dentro dos felinos e se adaptou para invadir e prosperar nos tecidos de outras criaturas [...]. Atualmente, o T. gondii invadiu a vida marinha em todo o mundo, das lontras-marinhas [...] aos golfinhos [...].

Como os felinos podem ser responsáveis por [...] lobos-marinhos doentes [...]? Isso se deve ao notável instinto de sobrevivência do parasita. [...] Quando [...] o dono de um felino esvazia a areia suja da caixa do animal no vaso sanitário e dá descarga, os oocistos entram no meio ambiente. Sobreviver no solo ou em água salgada não é difícil para essas estruturas resistentes [...]. Teoricamente, um único oocisto ingerido, por exemplo, através da carne de um molusco, pode infectar um animal marinho.”

(Scientific American Brasil, p. 67, jun. 2013)

 

O Toxoplasma gondii é um parasito que também infecta a espécie humana. Segundo Christofer Solomon, até 25% da população humana nos Estados Unidos, de 12 anos ou mais, hoje é portadora de T. gondii. Identifique a opção abaixo que indica as formas mais comuns de infecção humana por T. gondii.

Escolha uma das alternativas.