CPS 2006

(Adaptado) No Carnaval, o Ministério da Saúde aumenta a distribuição de preservativos para a população e intensifica ainda mais as ações de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. Durante a festa, por tradição, alguns fatores acentuam os comportamentos que deixam os foliões mais vulneráveis à infecção, como o aumento do consumo de bebidas alcoólicas e um clima de maior liberação sexual. O uso adequado de preservativo, em todas as relações sexuais, é apontado pelas pesquisas como a forma mais eficiente de prevenir doenças sexualmente transmissíveis (DST) como a AIDS, herpes, sífilis, gonorreia e outras.

As frases a seguir se referem a essas doenças. Leia-as com atenção, procurando verificar a veracidade do conteúdo científico.
I - Nas DST, o contágio ocorre durante a relação sexual, quando um dos parceiros está contaminado.
II - Qualquer pessoa sexualmente ativa pode contrair essas doenças. O risco é menor para aqueles que trocam frequentemente de parceiros.
III - Os preservativos além de prevenirem contra as doenças podem também impedir gravidez indesejada.
IV - Todas essas doenças são provocadas por fungos e bactérias.
V - A AIDS tem como principal prevenção o uso de pílulas anticoncepcionais
VI - O protozoário Treponema pallidum é o agente etiológico do cancro duro
VII - A fase assintomática da AIDS é caracterizada por replicação viral sem que o indivíduo portador apresenta sintomas relacionados.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmações corretas

Escolha uma das alternativas.