Espcex (Aman) 2016

“O poder imenso dos Estados Unidos é, antes de tudo, multidimensional […]. Isto significa que a influência global norte-americana estende-se por todos os setores da vida das nações, nas suas relações internacionais e internas.”

(Magnoli, D. Geografia para o Ensino Médio, 2012. p. 513).

 

Sobre a economia norte-americana, suas relações e influências no mercado global, podemos afirmar que

 

I - o Canadá é, atualmente, um dos maiores parceiros comerciais dos Estados Unidos, que absorvem a maior parte das exportações canadenses.

 

II - o mercado consumidor norte-americano funciona como um dos principais dínamos da economia global e contribui, decisivamente, para expansão da indústria asiática.

 

III - atualmente, o Japão figura como o maior investidor no mercado financeiro norte-americano, utilizando os títulos do Tesouro dos Estados Unidos como principal veículo de aplicação de suas vastas reservas monetárias.

 

IV - a criação do Acordo de Livre-Comércio das Américas (NAFTA) e os consequentes investimentos feitos pelos Estados Unidos no México revelam que o principal objetivo do bloco é facilitar a circulação de riquezas e de pessoas entre os dois países.

 

V - as significativas remessas de lucro, por parte das empresas norte-americanas no exterior, para suas sedes, não vêm garantindo o equilíbrio nas contas externas dos Estados Unidos.

 

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

Escolha uma das alternativas.