FASEH 2013

Os efeitos do artigo da atriz norte-americana Angelina Jolie no qual ela revelou ter retirado os seios para evitar um câncer continuam se propagando entre as mulheres. Nessas duas semanas que se sucederam ao anúncio, consultórios médicos de Belo Horizonte registraram um aumento significativo na busca por informações. Médicos relatam que as chamadas telefônicas não paravam e tinham assunto unânime: pacientes e familiares preocupados em saber se deveriam proceder como a celebridade de Hollywood. 

 

Quem já tinha consulta marcada nesse período também não desperdiçou a oportunidade de fazer a pergunta pessoalmente e esclarecer as circunstâncias da cirurgia. Em razão dessa preocupação generalizada, oncologistas e mastologistas reiteram que a mastectomia preventiva é indicada em casos raros e a cirurgia só deve ser feita depois de um longo e cuidadoso acompanhamento.

Fonte: Decisão de retirar os seios tomada por Angelina Jolie influencia mulheres, disponível em: http://sites.uai.com.br/saudeplena/ ,acesso em 26 de maio de 2013.

 

 

O impacto causado pelo artigo ativou a curiosidade e o debate acerca da realização de testes genéticos para identificação de doenças. Várias doenças podem ser rastreadas geneticamente através da amplificação de regiões específicas de DNA ou genes.


Qual é a técnica de biotecnologia que permite essa amplificação?

Escolha uma das alternativas.