FATEC 2000

Analise as informações abaixo:

I. Pense na batata (ou qualquer outra planta) como uma fábrica que produz a mesma substância (proteína, amido, etc.). O catálogo com a receita para a produção dessas substâncias está no genoma, ou seja, no seu património genético.
II. Suponha que você queira tomar a fábrica inexpugnável aos ataques de insetos, mas o catálogo não possui a receita para isso. Uma saída é consultar os catálogos de outras espécies. A bactéria 'Bacillus thuringiensis' (Bt) contém um gene que leva a produção de uma enzima capaz de digerir o intestino dos insetos. A engenharia genética tem ferramentas bioquímicas para tirar cópias dessas páginas do genoma.
III. Agora, é preciso transferir esse gene para o genoma da batata. A biotecnologia já encontrou bactérias ou vírus capazes de fazer essa transferência, isto é, incluir o gene no genoma da batata.
IV. Quando uma celula meristemática for geneticamente modificada, ela poderá se transformar numa planta adulta que produzirá a toxina Bt.
V. A planta inteira ficará impregnada com a toxina. O besouro ou a lagarta que se alimentar dela morrerá, pois a toxina digere o intestino desses animais.
VI. Segundo os biotecnólogos, a toxina Bt é inofensiva aos seres humanos, cujos intestinos não oferecem condições para ela se manifestar.

Após a análise das informações acima, tiradas do jornal de 'Folha de S. Paulo' de 03/07/1999, assinale a alternativa correta.

Escolha uma das alternativas.